Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Jory Oeiras encabeça discussão sobre automedicação e reúne entidades do setor de farmácia


O Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá deverá votar na próxima semana projeto do deputado Jory Oeiras (PRB/AP), que institui, no âmbito do Estado do Amapá, a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos. Ele reuniu ontem (06) com acadêmicos de farmácia, farmacêuticos, lideranças do Conselho Regional e do Sindicato de Farmácia, profissionais de saúde e público em geral para debater a proposta e ajudar na sensibilização sobre a importância da matéria.
Participaram do debate os deputados Pastor Oliveira, Paulo Lemos, Pedro da Lua, Ericláudio Alencar, Jaime Perez, Cristina Almeida, Jacy Amanajás, Max da AABB, Charles Marques, Fabrício Furlan, além de Jory Oeiras. Evento contou com a palestra do diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia, Dôglas Moraes da Costa, sobre o Uso Racional de Medicamentos.
Chamou a atenção dos presentes alguns dados revelados pelo palestrante com relação ao uso não racional de medicamentos, que tem como seus principais indutores as propagandas de medicamentos, a automedicação e as dificuldades de acesso aos serviços de saúde. A palestra revelou que, no Brasil, nos últimos cinco anos, 60 mil pessoas que tomaram remédio por conta própria foram internadas por intoxicação. Só em 2010 foram 27.710 casos e estima-se que ocorram 600 casos por mês de intoxicação por automedicação no País.

“É tudo isso que pretendemos evitar com o nosso projeto de lei”, disse Jory Oeiras. Segundo ele, durante a semana, todos os esforços serão envidados pelo poder público, acadêmicos de farmácia, sindicato, conselho, profissionais de saúde e a sociedade como um todo em campanhas alertando para os riscos da automedicação. Inclusive, o deputado disse que vai lutar para que o governo forneça todas as condições a fim de que as campanhas se estendam às escolas do Estado, com o objetivo de conscientizar da criança ao adulto.
Programação - Por conta da aprovação do projeto de lei, o Conselho Regional de Farmácia promove até o dia 8, sexta-feira, uma extensa programação sobre o Uso Racional de Medicamentos. Amanhã, 6, haverá uma ação social na Assembleia Legislativa (verificação de pressão arterial, glicose, panfletagem de combate a automedicação e serviços de orientação farmacêutica). Na quinta-feira, 7, no Anfiteatro da Unifap, serão realizadas as palestras sobre os temas: “MIPs da Pediatria- uma contribuição ao uso racional” e “O uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”. Haverá, ainda, mesa redonda sobre “Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção à Saúde”, premiações da gincana de arrecadação de medicamentos vencidos e homenagem às mães farmacêuticas. Na sexta-feira, 8, haverá uma outra ação, desta vez no Macapá Shoping (verificação de pressão arterial, glicose, panfletagem de combate a automedicação e serviços de orientação farmacêutica)
Na segunda-feira, 11, todos deverão retornar à Assembleia para acompanhar a votação do projeto do deputado Jory Oeiras que institui a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos. A sessão de hoje foi prestigiada pelo presidente do CRF/AP, Márcio Silva de Lima; vice-presidente do CRF/AP, Julio Cesar Silva; conselheiro federal de Farmácia, Carlos André Sena; representante do SINDFAR, Ronaldo Mendes Lima; e pelo ex-reitor José Carlos Tavares, representando a UNIFAP.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Jory Oeiras (PRB)
Texto – Jorge Bittencourt (Assessor de Comunicação)
Fotos – Jaciguara Cruz (Decom/ALAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...