Somente em Macapá existem hoje centenas de projetos sociais organizados por associações de moradores, igrejas, instituições públicas e até pela Polícia Militar. A grande parte está direcionada a uma camada específica da população – crianças e adolescentes pobres. Ao contrário do que muitos pensam, a implementação de projetos sociais não tem como um fim em si promover o acesso a aqueles que de outra forma não teriam, mas sim, através do esporte, lazer e educação, promover valores e comportamentos.
A participação nos projetos na perspectiva das crianças e adolescentes está ligada com o desenvolvimento pessoal, o gosto, o sonho de ascender profissionalmente, a ampliação dos vínculos sociais, a diversão. Já na perspectiva dos pais a participação de seus filhos em projetos sócio-esportivos está relacionada com a formação de caráter e de comportamentos, com a proteção das ruas e das drogas e com o sonho de melhorar de condição de vida.
Observando esse fenômeno social e interessado em dar visibilidade a esses projetos, o deputado Pedro da Lua (PSC-AP) coordena na próxima quinta-feira, 14, uma audiência pública intitulada “Combatendo a causa: a importância dos projetos sociais na prevenção e combate às drogas, à violência e a delinquência juvenil”. O evento ocorre a partir das 8h na Assembleia Legislativa do Amapá.
O deputado Pedro da Lua, que preside a Comissão de Direitos Humanos, e conhece de perto a temática pois vem de uma infância pobre em área de ressaca. Ele já participou de projetos sociais na adolescência, além de ser voluntário numa associação beneficente, dando aulas de karatê quatro vezes na semana. O objetivo, como o nome do evento sugere, “é realmente combater a causa”.
“Se as nossas crianças e nossos adolescentes e jovens estão se envolvendo com atos de violência, consumindo e vendendo drogas e praticando atos infracionais cada vez mais cedo, o objetivo é ocupar o tempo dessas pessoas com atividades esportivas, culturais e até religiosas, que promovam formação de caráter e comportamento”, declarou.
Durante a audiência, o deputado promete levar amostras de projetos sociais bem sucedidos como os desenvolvidos pela Polícia Militar, parceira do evento, e da Associação Beneficente Carfarnaum, que idealizou e promove o projeto “Karatê formando caráter”, da qual o deputado é voluntário.
SERVIÇO
Audiência pública “Combatendo a causa: a importância dos projetos sociais na prevenção e combate às drogas, à violência e a delinquência juvenil”
Data: 14 de maio, quinta-feira
Horário: 8h
Local: Assembleia Legislativa do Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário