A Assembleia Legislativa ganhou ares de “bienal da juventude” nesta quinta-feira, 14, durante a audiência pública intitulada “Combatendo a causa”, proposta pelo deputado estadual Pedro da Lua (PSC-AP). A ideia da audiência era debater a importância dos projetos sociais como forma de prevenir e combater drogas, violência e delinquência juvenil. Mas o evento foi além...
Dezenas de projetos sociais, idealizados por órgãos públicos e instituições não-governamentais foram apresentados durante o evento. Todo o espaço da Alap foi tomado de oficinas, palestras, apresentações teatrais, música, dança, artes marciais e exposição de fotos e ilustrações do artista plástico Honorato Jr.
A coordenação do evento estimou que pelo menos duas mil pessoas passaram pela audiência pública ao longo da manhã. No estacionamento da Assembleia, e no hall exclusivo dos deputados foram montadas tendas e apresentados grupos folclóricos, de hip hop, capoeira, muay thai, taekwondo, karatê e de teatro.
O comandante da Policia Militar, Coronel José Carlos, fez um balanço dos projetos sociais da PM e destacou que apesar de não ser esta a função da corporação, cada policial envolvido num projeto ou programa, dedica-se ao extremo em sua execução.
Fabíola Ribeiro, do Instituto Inova, também palestrou e destacou a importância de qualificar e inserir desde cedo os jovens no mercado de trabalho, missão que ela abraçou através do Inova.
Liliam Martins, diretora da Associação Beneficente Cafarnaum, trouxe uma amostra das inúmeras atividades desenvolvidas pela entidade, que atende desde crianças e adolescentes até grupos da melhor idade.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foram homenagens que o deputado Pedro da Lua prestou aos palestrantes e, em especial, ao pugilista Nelson dos Anjos. Além de receber uma placa e diploma, Nelson dos Anjos, que desenvolve um projeto voltado a quase 100 adolescentes e jovens carentes, dará nome a uma comenda denominada “Selo Nelson dos Anjos”, voltada a empresas que investem ou desenvolvem atividades de responsabilidade social nas áreas da educação, esporte, lazer e saúde. O projeto de lei nº 111/2015 foi protocolado na manhã desta quinta-feira e será lido na sessão da próxima segunda-feira, 18, seguindo depois para as comissões.
Ao final da audiência pública, o deputado Pedro da Lua surpreendeu a plateia com uma performance de karatê, ao lado do filho Jonathan Martins.
Os deputados Paulo Lemos, Roseli Matos, Ericláudio Alencar, Edna Auzier e Jory Oeiras destacaram em seus discursos a importância de trazer o tema à baila. Paulo Lemos foi além: “Nunca me surpreendi tão positivamente com uma audiência pública como esta que ocorreu hoje”, declarou.
Gabinete do Deputado Pedro da Lua
Texto: Venilton Santos
Fotos: Cleito Souza, Jamaira Ferreira e Toninho Júnior
Artes: Renivaldo Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário