Pesquisar este blog

sábado, 18 de abril de 2015

Comissões da Assembleia Legislativa reúne com moradores do Quilombola do Rosa


Por quase duas horas representantes de três comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP) ouviram na manhã desta sexta-feira (17), moradores da localidade do Quilombo do Rosa, localizado no quilometro 25 da BR – 156.
A reunião encabeçada pela presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB), deputada Cristina Almeida (PSB), que contou com a participação do deputado Pedro Da Lua (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), deputada Edna Auzier (PROS), vice-presidente da Comissão de Políticas Agrárias (CPA), deputado professor Paulo Lemos (PSB) e o presidente do IMAP, Luiz Henrique, teve como tema principal a discussão junto com a população sobre a regularização fundiária na comunidade quilombola. O presidente do IMAP, esclareceu que a questão depende do INCRA, por se tratar de um assunto federal.
Os moradores também fizeram reinvindicações quanto à questão de segurança pública e transporte coletivo para atender a população. “Saio tarde da faculdade e tenho que descer na rodovia e encarar a escuridão da estrada que dá acesso à comunidade”, frisou a vice-presidente da Associação de Moradores e Produtores da Comunidade Remanescente de Quilombolas do Rosa, Maria Joelma Menezes Ester, que cursa faculdade. O único ônibus do transporte escolar é o único que passa pela comunidade.
O presidente da Associação de Moradores, Rogério Rafael, expos aos deputados a luta que vem travando com algumas pessoas que estão invadindo a área dos quilombolas. “Já registramos ocorrências na Polícia Federal e Policia Civil, pouca coisa tem se resolvido”, reclama. A comunidade do Quilombola com uma área de cerca de cinco mil hectares, abriga 20 famílias e aproximadamente 80 pessoas. Os parlamentares colocaram-se à disposição para resolver a situação e vão protocolar um requerimento em conjunto solicitando do Comando-geral da Policia Militar, que realize rondas ostensivas diárias na comunidade. Dos pontos abordados a comissão relacionou quatro como prioridades: Cobrar agilidade no processo de titularização junto ao INCRA; a implantação de uma linha de ônibus coletivo para atender a comunidade e a criação de uma Frente Parlamentar de Defesa da Igualdade Racial. “Será encaminhado um relatório à Comissão de Meio Ambiente, para que juntos possam lutar pelas questões da comunidade”, finalizou a deputada Cristina Almeida.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...