De
acordo
com o parlamentar, a justificativa do projeto especificamente está na
obrigação do Estado buscar de forma incessante esse conjunto de medidas e
garantir de forma
permanente a diminuir o déficit educacional entre os professores, a
universalização
e a qualidade que está composta na tranquilidade do profissional que em
sala de
aula transmite seu conhecimento para as novas gerações. “Ainda estamos
longe de
ofertar qualidade de ensino aos nossos alunos e sucesso dos professores
em sala
de aula, devido à falta de organização e compromisso com a educação,
mesclado
na melhoria do pensamento e das coisas que compõem esse patrimônio”,
justificou
o autor do projeto.
A
regência de classe era uma gratificação destinada exclusivamente aos
professores que atuam em sala de aula. Com a incorporação, os professores da
rede pública tem o valor do beneficio incluído no salário base, que antes
poderia receber apenas profissionais em atividade em sala de aula e na
aposentadoria. Atualmente a incorporação foi atribuída para todos os
professores, estando ou não em atuação.
Na defesa,
o parlamentar justifica que o Projeto de Lei dispõe sobre a politica salarial
para os profissionais do magistério público da educação básica e do poder
executivo estadual. “O objetivo atender a solicitação dos professores da
educação básica no que diz respeito à fixação de correções e reajustes das
remunerações”, explicou o pedetista.
Segundo
o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (SINSEPEAP),
Aroldo Rabelo, o governo revogou a incorporação dos 100% transferindo para
salário base da regência de classe dos professores. O Sindicato informou que
entrou com uma ação contra o estado para reaver a incorporação ao salário base,
mas até não houve decisão judicial sobre o processo e nem qualquer acordo por
parte do executivo à classe.
Portanto,
esse projeto visa oportunizar o Poder Executivo a encontrar uma perspectiva
nesse conjunto de medidas para melhorar o ensino no Amapá. “Estado rico é um
povo satisfeito e inteligente que busca transformar as dificuldades em novas
criações ofertando qualidade de vida dos recursos do desenvolvimento social que
buscamos durante toda nossa vida. Uma vez que a relação do Estado com os
profissionais da educação é fundamental. O resultado prático disso é a
qualidade do ensino oferecido e crianças com melhor qualidade de aprendizado”, defendeu
o deputado.
RELEASE 24/03/2014
Assembleia legislativa
do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação
– Decom
Direção – Cleber
Barbosa
Texto: Diana Franklin | Foto: Gerson Barbosa
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