Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2018

Palestra destaca trabalho da Fazenda da Esperança na recuperação de dependentes químicos



Durante audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Estado (Alap), sobre a implantação da Fazenda da Esperança no Amapá, realizada nesta sexta-feira (27), o procurador-geral desta instituição, Adalberto Calmon e o padre Vinícius Gouveia, responsável pelas Fazendas na Região Norte, proferiam palestra destacando a importância da implantação desse estabelecimento no estado. Na ocasião, foi exibido um vídeo, com 5 minutos de duração, contando a história do nascimento da Fazenda da Esperança com depoimento de pessoas que se livraram da dependência química. 

"Ao longo desses anos, foram muitos que encontraram o sentido do que haviam perdido. Moro dentro de uma fazenda, acompanho nossos jovens e percebo que, na raiz, existe uma dor, um sofrimento, uma marca de abandono ou de violência. Essas dores foram criando camadas. Mas a essência é sempre boa. No ambiente familiar as camadas são retidas e o amor cresce. Todos encontraram seu destino", afirmou o padre Vinícius.

Adalberto Calmon destacou o gesto do bispo diocesano de Macapá, que doou o terreno para instalação do empreendimento e contou sua própria história. "Dom Pedro Conti contribuiu para que o sonho possa se tornar realidade e, dessa forma, amenizar o sofrimento por que passam as famílias atingidas por esse mal [drogas]. Eu passei pelas drogas e me recuperei na Fazenda da Esperança. Cheguei a tentar suicídio. Foi aí que descobri que esse projeto resgata a vida, transforma o ser humano. Deixei o escritório e fui trabalhar para essa causa. A Fazenda da Esperança não resolverá todos os problemas, porém, é mais uma opção e somará com as que já existem neste estado. Esse mal assola o mundo e toda a força para combatê-lo será sempre bem-vinda. As pessoas usam as drogas para preencher o vazio existencial. Somos portadores do vírus da recuperação e iremos ajudar os outros a se recuperar com o tripé: trabalho, espiritualidade e convivência", ressaltou.

Instalações

Na tarde desta sexta, o deputado Charles Marques (DC), membro da CDH, acompanhado do padre Vinicius Gouveia, do advogado Adalberto Calmon, do secretário de Obras do município de Santana, Juscelino Alves e do representante institucional da Assembleia Legislativa em Brasília, Elpídio Amanajás, visitou o terreno cedido pela Diocese de Macapá para instalação da Fazenda da Esperança. A área total tem 50 hectares e está localizada entre os rios Matapi e Vila Nova, em Santana, e já possui estrutura mínima com casa residencial e galpão que era utilizado como estábulo. 

A comitiva definiu o que será modificado para abrigar a Fazenda da Esperança, que começará a funcionar em julho deste ano. O secretário Juscelino decidiu colaborar com a Fazenda, colocando sua equipe de trabalho para dar apoio técnico, com a elaboração de um projeto preliminar que permita o início das obras o mais breve possível.

"Tudo aqui deverá ter característica de lar, de ambiente familiar, aconchegante para facilitar a convivência e, dessa forma, contribuir para rápida recuperação dos acolhidos", definiu o padre Vinicius Gouveia.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Jaciguara Cruz e Paulo Oliveira
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...