Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Fazenda da Esperança será inaugurada em julho no Amapá



Envolvida diretamente no processo da vinda para o Amapá, da Fazenda da Esperança, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Estado (Alap) promoveu audiência pública, nesta sexta-feira (27), para debater os efeitos dessa iniciativa na comunidade e buscar o apoio da sociedade para a manutenção do empreendimento. O evento, conduzido pelo presidente da CDH, deputado Jaci Amanajás (MDB), com a participação dos membros, deputados Charles Marques (DC) e Paulo Lemos (Psol) e das deputadas Edna Auzier (PSD) e Cristina Almeida (PSB), reuniu, autoridades, representantes de entidades de recuperação de drogados, empresários, religiosos e familiares de pessoas em recuperação.

Também participaram da audiência, o deputado federal Marcos Reátegui (PSD/AP), representando a bancada federal do Amapá; o padre Vinícius Gouveia, responsável pelas Fazendas da Esperança no Brasil, o advogado Adalberto Calmon, procurador-geral da instituição no Brasil; a reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane Superti; a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Roseli Matos, o vigário geral da Diocese de Macapá, padre Francivaldo, o presidente do Ijoma, padre Paulo e o representante institucional da Assembleia Legislativa do Estado em Brasília, Elpídio Amanajás.

O presidente da CDH classificou como um importante dia para o Legislativo, na medida em que concretiza um importante projeto em prol da sociedade. "Estamos concretizando um sonho. Este é um dos mais importantes temas já debatidos nesta Casa, pela importância do tema, que é a Fazenda da Esperança, instituição especializada na recuperação de drogados. Tive a oportunidade de visitar uma das unidades da Fazenda, em São Paulo, e, como médico, verifiquei a forma de tratamento natural aplicada, que não utiliza medicamentos na desintoxicação. O tripé família, escola, igreja é a principal arma nessa luta. E o resultado é a recuperação de 80% dos acolhidos", enalteceu Jaci.

O deputado federal Marcos Reátegui destacou a luta de todas as entidades que existem no estado, em prol dessa causa. "Nosso trabalho vem desde 2007, na busca de trazer para o Amapá a Fazenda da Esperança. A bancada federal abraçou essa causa e conseguimos os recursos suficientes para ajudar na sua instalação. É importante lembrar a importância do trabalho que já é desenvolvido por várias instituições no estado e que merecem a nossa atenção. A Fazenda da Esperança se unirá a elas nesse trabalho, que visa recuperar pessoas acometidas desse mal", afirmou.

A deputada Edna Auzier conclamou a todos que desenvolvem trabalho na área a se unirem em prol desse propósito. "É um momento muito especial. O assunto nos leva a pensar sobre o que levou aquela pessoa ao vício e que sofrimento está causando à sua família. Mas hoje essa unidade da Fazenda traz muito mais que esperança, traz a garantia de uma metodologia que recupera dependentes químicos em índice que chega a 80% de sucesso. A hora é de somarmos esforços em prol desse empreendimento", defendeu.

A deputada Cristina Almeida elogiou o trabalho da Comunidade Terapêutica Monte Tabor, na recuperação de drogados. "Quero destacar o trabalho do psicólogo Tom Sobral, que há mais de 40 anos luta por essa causa e já ajudou na recuperação de muitos. A vinda da Fazenda da Esperança fortalecerá as entidades que já existem no estado. O trabalho não deve ser apenas na recuperação dos drogados, mas também na restruturação familiar para receber o dependente recuperado. Devemos juntar forças para vencermos o problema", conclamou.

O deputado Charles Marques falou sobre o papel do Legislativo nas causas sociais. "A Assembleia Legislativa está trabalhando três importantes projetos de cunho social: A Apac, que cuida da ressocialização de apenados, evita que um detento se especialize ainda mais no crime; o Hospital do Amor de Barretos, no diagnóstico e cura do câncer; e a Fazenda da Esperança, que recupera dependentes químicos. Isso é bom para a sociedade, é bom para a alma. Faz bem para nós como cristãos. É o Parlamento contribuindo para as mudanças e para melhorar a vida do povo, com propostas alternativas. Todos devemos contribuir", ressaltou.

O evento contou ainda com a palestra do padre Vinícius Gouveia e do advogado Adalberto Calmon, seguida de perguntas da plateia às autoridades presentes. À tarde, a comitiva visitará o terreno cedido pela Diocese de Macapá para a instalação da Fazenda da Esperança, no município de Santana.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...