Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Comissão de Empreendedorismo discute apoio às cooperativas da Reserva Extrativista Rio Cajari



Sob a presidência da deputada Telma Gurgel (PRP), a Comissão de Empreendedorismo (Coem), da Assembleia Legislativa do Amapá, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (25), discutiu a questão do cooperativismo na Reserva Extrativista Rio Cajari (Resex-CA), que abrange os municípios de Laranjal do Jari e Mazagão. O tema foi colocado em pauta pelo deputado Jory Oeiras (DC), com base no convite encaminhado à comissão pelos extrativistas, que solicitam a presença dos parlamentares na localidade.

"Olhando para os países que empregam esse método, temos que avançar no Amapá", frisou o deputado Jory, requerendo que a comissão realize uma viagem técnica à região. A Resex do Rio Cajari foi criada em 1990 e tem objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais em uma área de 501.771,1014 hectares.

O deputado Fabrício Furlan (PCdoB) explicou que o período de extração da castanha do Pará, matéria-prima para a fabricação de produtos da cooperativa, acontece no primeiro semestre do ano. "Esse produto natural, que na Bolsa de Valores é considerada Commodity, é encontrado apenas nos estados do Amapá, Acre e Amazonas. Esse volume de produção contribui na fonte de emprego", comentou o parlamentar, sugerindo que seja visitado os produtores do Maracá, no município de Mazagão, no período de 1º a 5 de junho.

De acordo com o parlamentar, a Cooperativa Mista Extrativista Vegetal dos Agricultores de Laranjal do Jari (Comaja) exporta por ano para a França toneladas da massa resultante da extração do óleo da castanha, conhecida como torta. "A natureza foi generosa, gerando castanhas nativas como fonte de renda no Amapá", frisou Fabrício Furlan.

Na avaliação da deputada Telma Gurgel, o empreendedorismo é um tema importante para algumas áreas do conhecimento, especialmente para a administração, e, tanto no meio acadêmico quanto para o mercado, empreender está relacionado com a capacidade de desenvolvimento dos países, especialmente em períodos de instabilidade social e econômica, sendo apontado por especialistas como uma forma de enfrentar a pobreza e outros problemas sociais. "Temos que alavancar esse setor no nosso estado através de qualificação dos cooperados para que eles possam crescer e gerar mais empregos", frisou a deputada.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...