Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2018

Vereadoras são homenageadas com a medalha Deusolina Salles Farias



Para incentivar e reconhecer o trabalho e o protagonismo da mulher na política, a deputada estadual Marilia Góes (PDT) propôs a criação da medalha Deusolina Salles Farias, uma resolução da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Nesta segunda-feira, 26, no auditório do Sebrae, as 30 vereadoras que atuam no estado foram homenageadas com a comenda. A deputada Roseli Matos (PP) representou o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (Avante).

Mulheres dos 16 municípios que "lutam" diariamente para desenvolver as atividades parlamentares e ocupar os espaços políticos incentivam a atuação feminina na política. "Esta medalha é o reconhecimento pelo trabalho e protagonismo dessas mulheres, que enfrentam dificuldades, mas estão nos municípios trabalhando, mostrando a força e a capacidade da mulher", disse a deputada Marilia Góes.

Uma das vereadoras homenageadas, Rosa Karina Mareco (PV), de Ferreira Gomes, destacou a importância do reconhecimento do trabalho. "É um incentivo para nós, mulheres, me sinto honrada por ter o meu trabalho reconhecido".

Com 22 anos e pela primeira vez ocupando uma vaga no Parlamento municipal, a vereadora Eva Pereira (PDT), de Cutias, falou sobre os desafios na política. "Quando entrei na política percebi a importância de nós, mulheres, participarmos decisivamente e não apenas cumprindo a cota de gênero. Estou feliz com essa homenagem que nos incentiva a continuar desenvolvendo o nosso trabalho".

No evento, as participantes assistiram a uma palestra sobre empoderamento e mulher na política, além de receberem uma homenagem da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. Os nomes escolhidos foram aprovados pela bancada feminina da Assembleia.

A medalha

Faz referência à primeira parlamentar do Amapá. Na primeira edição, foram homenageadas as deputadas estaduais que integram a maior bancada feminina proporcional no Parlamento do Brasil.

Deusolina Salles Farias

Nasceu no dia 29 de outubro de 1921, é natural de Belém. Em 1945, aceitou o convite do governador do Território do Amapá para participar e desenvolver programa de educação. Após anos auxiliando na educação da população amapaense, candidatou-se a uma vaga na Câmara de Vereadores de Macapá no ano de 1972 recebendo o apoio dos eleitores, sendo empossada no cargo em 01/01/1973. Foi uma profissional competente, política atuante até a data de seu falecimento, 10 de dezembro de 1973. Ficou na história como uma das personalidades mais importantes na construção do Estado.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Anne Santos - Gabinete Deputada Marilia Góes 
Foto: Ruan Alves - Gabinete Deputada Marilia Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...