Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2018

Segurança nas escolas do Estado é tema de debate na Assembleia Legislativa

Segurança nas escolas estaduais foi um dos destaques da sessão desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa do Amapá

Provocado pela primeira secretária da Mesa Diretora, deputada Edna Auzier (PSD), o tema segurança nas escolas estaduais foi um dos destaques da sessão desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A parlamentar abriu a discussão sobre o assunto, durante o Grande Expediente, demonstrando sua preocupação com a substituição de vigilantes por monitoramento eletrônico nos estabelecimentos de ensino do Estado que, em sua opinião, não obteve o resultado esperado.

"A deputada Roseli Matos [PP] e eu fomos informadas pela secretária Goreth de que algumas escolas teriam monitoramento e outras teriam agentes de portaria, que seriam contratados para esse fim. Infelizmente, o resultado não é satisfatório, pois muitos objetos eletrônicos, como câmeras e aparelhos de TV, estão sendo roubados das escolas, deixando a dúvida se esses furtos não estão saindo mais caro para o Estado do que recontratar os vigilantes", indagou a deputada.

Para o deputado Augusto Aguiar (MDB), a solução seria dar autonomia para a escola contratar diretamente o profissional de segurança. "Tem que haver uma forma legal da escola contratar vigilante ou agente de portaria, diretamente na comunidade onde ela está localizada. Isso reduziria o custo em até 50%", garantiu.

O deputado Pedro DaLua (PSC) discordou de Aguiar, defendendo a contratação de profissionais de segurança preparados para esse fim. "Não pode ser qualquer pessoa. O vigilante passa por curso, que o prepara para manipular armas e para lidar com situações emergenciais", defendeu, recebendo do colega a explicação de que os profissionais sugeridos por ele deverão passar por treinamentos.

Já o deputado Jaime Perez (PRB) também defendeu a presença de vigilantes ou de agentes de portaria nas escolas. "A simples presença de um ser humano já é suficiente para inibir a ação de pequenos meliantes", garantiu. No final, ficou acertado que um documento será elaborado e encaminhado ao Governo do Estado com a contribuição dos parlamentares, visando a solução do problema de segurança nas escolas estaduais.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...