Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2018

Comissões da Assembleia Legislativa visitarão distrito do Lourenço

Dando seguimento ao calendário de trabalho, as comissões de Indústria, Comércio, Minas e Energia (CIC) e Administração Pública (CAP) aprovaram em sessão conjunta visitas técnicas ao distrito do Lourenço, em Calçoene, município a 374 quilômetros de Macapá. Os membros das comissões farão um levantamento da real situação que ora vive os quase sete mil habitantes do distrito.

Em funcionamento há mais de 100 anos, as atividades de exploração do ouro foram suspensas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), após a deflagração pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público do Trabalho (MPT), na Operação Minamata, que resultou na prisão de várias pessoas, inclusive, do então presidente da Coogal. Não há previsão da liberação do local. 

"Uma série de problemas tem gerado transtornos à comunidade, que está sofrendo com a fome e a falta de trabalho", destacou o presidente da CIC, deputado Augusto Aguiar (MDB), que, na companhia dos membros da Comissão de Administração Pública, estará deslocando-se na tarde desta quinta-feira (8) ao distrito.

"Estão passando fome, porque eles dependem exclusivamente da atividade mineraria para garantirem o sustento próprio e de suas famílias. Estamos aqui fazendo um apelo às autoridades para a reabertura do garimpo. Os trabalhadores estão desamparados, porque depende exclusivamente da extração do ouro para sobreviverem, não havendo qualquer outra opção para prover o sustento próprio e de suas famílias", frisou o prefeito Jones Cavalcante (PPS), durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa.

Na mesma sessão, foi confirmado para a primeira semana de abril o retorno à mineradora Hydro Alunorte e Albrás, instaladas no município de Barcarena, no estado do Pará. As visitas têm como finalidade verificar a situação do setor mineral e os reflexos na economia do estado. "Verificaremos a possibilidade de atrair investimentos no setor, com vistas a gerar empregos e desenvolvimento da nossa economia", justificou o presidente da CAP, deputado Fabrício Furlan (SD).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: David Diogo
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...