Pesquisar este blog

sábado, 27 de janeiro de 2018

Parlamentares acompanham andamento das obras do Hospital Universitário

A convite da reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, os deputados Antônio Furlan (PTB), Max da AABB (SD), Jory Oeiras (PRB), ambos da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, e o deputado Charles Marques (PSDC), acompanharam o andamento da construção do Hospital Universitário (HU), considerada a maior obra da história do Amapá na área da saúde. A visita ocorreu neste sábado (27).



"Esse é o resultado da união, compromisso e responsabilidade", frisou o deputado Jory Oeiras, que visitou a obra pela primeira vez. A unidade conta com um orçamento de R$ 200 milhões para as suas obras, que estão adiantadas em seis meses em relação ao cronograma inicial. O hospital deve ser concluído até 2019, e não em 2020, conforme as primeiras previsões. 

"Essa obra é de interesse de 800 mil pessoas que vivem nesse estado. É da academia, da universidade, que terá nesse espaço qualificação desse aprendizado e fortalecimento do setor de saúde pública do Amapá", comentou. A reitora da Unifap, Eliane Superti, também destacou a importância da obra para o Amapá e para a universidade. "O hospital significa um marco na história da educação, da saúde, da pesquisa e da extensão".

Para o deputado Dr. Furlan, o HU será uma referência, além de oferecer atendimento de média e alta complexidades. Será um importante espaço de aprendizado e desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para vários cursos da Unifap.


O deputado Max da AABB destacou a calamidade no atendimento na rede de saúde pública, que deve ser reduzida com o funcionamento do Hospital Universitário.

Para tanto, o projeto prevê que, ao estar em pleno funcionamento, o HU da Unifap terá disponíveis 240 leitos clínicos, 60 leitos de UTI, 60 consultórios e dez salas cirúrgicas, além de triagem especializada com urgência e emergência referenciadas. A estimativa segundo a reitora Eliane Superti, é que sejam realizadas, diariamente, até 1.920 consultas, 719 exames de patologia clínica e 35 de ultrassom. A unidade poderá comportar até 1.180 internações mensais.

Estarão disponíveis serviços como diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos) e métodos gráficos (eletrocardiograma, eletroencefalograma, urodinâmica). O hospital terá ainda a unidade de apoio técnico, com nutrição, farmácia, centro obstétrico e atendimento em fisioterapia e reabilitação.

Também participaram da visita monitorada o governador do Amapá, Antônio Waldez Góes (PDT), o vice-governador Papaleo Paes, secretários de Estado e os deputados federais Roberto Góes (PDT) e Marcos Reátegui (PSD). 




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...