Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

CJR aprova projeto que denomina de ‘Raimunda Nazaré da Silva Ramos’ o Centro de Cultura Negra do Amapá

Em sessão extraordinária, realizada nesta quinta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa, a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR) aprovou o Projeto de Lei, de autoria da deputada Cristina, que denomina “Raimunda Nazaré da Silva Ramos” o Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA). A sessão contou com a presença e a manifestação de lideranças negras do estado, inclusive da filha da homenageada e da autora da proposição.

Raimunda Ramos, mais conhecida como "Dona Raimundinha", falecida dia 25 de outubro, aos 62 anos de idade, era moradora do bairro Laguinho e pioneira no movimento negro do Amapá. A autora da proposição, deputada Cristina Almeida (PSB), se disse feliz por homenagear a dona Raimundinha e muito triste pela sua perda. "Conhecemos a história do movimento negro do estado, que está intrinsecamente ligada à história da fundadora do Centro de Cultura Negra, Raimundinha Ramos, como carinhosamente a tratávamos. Nada mais justo a homenagem a essa mulher tão querida e que tanto lutou por essa causa", enfatizou.

O deputado Max da AABB (SD) disse que a homenagem é justa e devida a quem muito lutou pela causa negra no estado, que a CJR está cumprindo seu papel. "A presença das lideranças negras nesta sessão só fortalece nosso método de não decidir nada nas comissões permanentes sem o devido diálogo com as partes interessadas", concluiu.

A relatora, deputada Edna Auzier (PSD), que conduziu a sessão, ao recomendar a aprovação do projeto enalteceu a memória da homenageada e destacou sua luta pela causa negra no Amapá e pela criação do Centro de Cultura Negra. "Trata-se de uma proposta meritória, uma vez que o presente Projeto de Lei tem como objetivo promover o reconhecimento pela história de luta e resistência, para que fosse construído o atual Centro de Cultura negra do Amapá", defendeu.

Para o deputado Charles Marques (PSDC), a ‘Dona Raimundinha’ cumpriu importante papel em sua comunidade e, por isso, terá um lugar permanente na memória de todos os que a conheceram e com ela conviveram. "Ficará sempre na memória e na consciência dos que reconhecem a sua contribuição à comunidade negra no estado. A Raimundinha será mais uma estrela a brilhar no céu. E brilhará ainda mais nas noites de comemoração do Marabaixo e do Batuque, no centro que agora leva o seu nome", celebrou.

O deputado federal Marcos Reátegui (PSD/AP) também lamentou a perda pioneira e declarou justa a homenagem que lhe será prestada com o seu nome no Centro de Cultura Negra. "A Raimundinha foi a pessoa que mais me orientou e me deu energia para lutar pela igualdade racial e pelo fim das discriminações. Este é, com certeza, um grande reconhecimento pela sua luta pela criação da União dos Negros do Amapá e pela construção do Centro de Cultura Negra", lembrou.

Emocionada, a filha da homenageada, Daiana Ramos, lembrou sua condição de filha única e a responsabilidade que carrega, a partir de agora, para dar sequência e preservar o legado de sua mãe. "Acompanhei a luta de minha mãe pela construção do Centro de Cultura Negra. Estive presente em todos os momentos de lutas, conquistas e decepções dela. Todas as homenagens serão bem-vindas, pois ela merece, pela luta que teve em prol de todos os movimentos negros neste estado. Apesar de seguir por outra vertente, tentarei dar sequência ao trabalho desenvolvido por minha mãe", prometeu.

Todas as demais manifestações durante a sessão foram unânimes em reconhecer a importância da homenageada na luta pelos direitos dos negros no estado. Para o presidente do Instituto Municipal de Igualdade Racial, Maykon Silva, "é uma referência de luta e resistência de mulher negra". O presidente da União dos Negros do Amapá, Yuri Soledade, a qualificou como "uma grande guerreira", e a secretária extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, Núbia Souza, lembrou de sua militância na comunidade negra. "Aonde ela chegava se fazia notar e se definia com a ‘Única", destacou.





AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...