Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Deputado Jory Oeiras propõe Educação Financeira como tema transversal no currículo das escolas do estado

A Educação Financeira deverá ser incluída, como tema transversal, nas disciplinas das escolas públicas e privadas de educação básica do estado. A proposta é do deputado estadual Jory Oeiras (PRB), que já tramita nas comissões da Assembleia Legislativa.

Segundo a proposta, a Educação Financeira tem como objetivo promover ao aluno a formação e o estímulo à administração dos recursos pessoais, noções básicas sobre moeda, investimentos e juros, visando conscientizá-lo e prepará-lo para administrar o seu dinheiro no dia a dia.

O detalhamento técnico, a carga horária, a forma de aplicação da disciplina e o seu conteúdo programático serão estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação, norteados por noções básicas de economia; gerenciamento e planejamento de finanças pessoais; noções básicas de investimento; e introdução ao Direito do Consumidor.

A proposta do deputado Jory Oeiras vem ao encontro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), Decreto Presidencial nº 7397, de 20 de dezembro de 2010, que tem a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária, e contribuir para o fortalecimento da cidadania, da eficiência e solidez do sistema financeiro nacional, buscando a tomada de decisões consciente por parte dos consumidores.

Durante as discussões do projeto nas comissões da Assembleia, o parlamentar mobilizará as entidades ligadas ao comércio e à indústria, bem como as autoridades educacionais, com vistas a colher sugestões que levem ao aperfeiçoamento da matéria, para que a Educação Financeira seja uma rotina no currículo das escolas e na vida do cidadão amapaense.

Texto: Jorge Bitencourt
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2

Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...