Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Audiência Pública fortaleceu prevenção e combate ao suicídio no Amapá


 Nesta sexta-feira, 22, o plenário da Assembléia Legislativa lotou para Audiência Pública "Combate ao Suicídio: Essa causa é de todos nós", que discutiu o desenvolvimento de políticas públicas para prevenção do suicídio no Amapá.

Proposta pela deputada Telma Gurgel, a audiência debateu o elevado número de suicídios associados principalmente à depressão. Foram convidados para o debate, profissionais da saúde, autoridades e representantes de instituições que debateram medidas para combater o alto índice de suicídio, entre elas o Centro de Valorização da Vida (CVV), Faculdade de Macapá (Fama), Ministério Betel, Universidade Paulista (UNIP), além de estudantes de várias escolas estaduais e da sociedade civil.

Para a deputada estadual Telma Gurgel, a administração pública deve adotar medidas de combate à depressão e por consequência, ao suicídio. "Estamos no setembro amarelo e são necessárias discussões sobre o tema, para que se auxilie na prevenção. O suicídio se tornou um caso de saúde pública, quase que uma epidemia. Não podemos nos silenciar", garantiu a deputada.





O promotor de Justiça, André Luiz Araújo, pediu que as famílias se voltem à seus filhos e familiares. "Observem o que acontece dentro de sua casa para que casos como esses, sejam prevenidos", disse.

Wander Silva, coordenador do CVV no Amapá, destacou que "é importante salientar que as casas legislativas estão abertas ao tema. Precisamos prevenir este fato". Wander garantiu que o CVV está de portas abertas e também atende pelo número 141. "Agradeço a oportunidade de divulgar nosso trabalho voluntário e desmistificar, buscando políticas públicas voltadas ao debate", ponderou.

A audiência contou também com o depoimento de Marcione Tavares, que já tentou suicídio e teve dois casos registrados na família. "Isso marcou a minha vida e de toda a minha família. Hoje me motiva já que vou levar essa experiência para o resto de minha vida", disse.

O evento também contou com a presença do doutor Washington Luiz Brandão, que palestrou sobre o tema: "Combate ao Suicídio: reflexões sobre o enfrentamento, do tenente Sílvio Silva que representou o comando da Polícia Militar, que tratou do policiamento escolar inserindo o suicídio e da psicóloga do Centro de Referência em Atendimento a Mulher, Jairene Lima.

O Grupo de teatro experimental Atordoado, do curso de Psicologia do Immes, apresentou o take "O grito de Socorro".

Ao final a deputada Telma Gurgel, apresentou como encaminhamento o envio de todas as propostas levantadas a audiência para os órgãos competentes.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Alyne Kaiser
Fotos: Celiane Freitas
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...