Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Audiência pública debaterá causas e prevenção do suicídio



Com a finalidade de promover um debate social a respeito das causas e prevenção do suicídio, a deputada estadual Telma Gurgel (PSL), realiza na próxima sexta-feira (22), às 9h, na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), uma audiência pública para alertar a população sobre a realidade do suicídio no Amapá. A abordagem sobre o tema visa quebrar tabus ainda existentes acerca do assunto e discutir mecanismos e políticas públicas que possam prevenir tentativas de suicídio. 

Com o tema Combate ao Suicídio: Esta causa é de todos nós, a audiência faz parte da campanha Setembro Amarelo, mês da conscientização e prevenção do suicídio e pretende reunir parlamentares, profissionais da área de saúde, estudantes, acadêmicos, gestores públicos do Estado, da capital e membros da sociedade civil e instituições envolvidas com a causa. No Amapá, dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes-190), revelam que no período de janeiro deste ano, até 08 de setembro, já foram registrados 35 suicídios, número superior ao registrado durante todo o ano de 2016, em que houve 33 casos de suicídio. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros morrem por dia, vítimas de suicídio, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas evitam do assunto por receio ou desconhecimento. A expectativa é que com a quebra de tabus sobre o tema, 9 em cada 10 casos possam ser prevenidos. “O poder público não pode fechar os olhos para algo que se tornou uma prioridade global da saúde pública. Esta audiência, sem dúvida será um importante momento para a troca de informações, o debate e a conscientização das pessoas sobre o assunto. Nossa mobilização é com o propósito de salvar vidas”, acrescenta a deputada a Telma Gurgel. 

Na oportunidade, profissionais falarão sobre os fatores que  influenciam o suicídio, dados estatísticos e a implementação de intervenções eficazes para a prevenção dos comportamentos suicidas. A audiência contará ainda com o relato de quem perdeu familiares para o suicídio e esclarecimentos acerca do trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em Macapá. 


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: Andreza Sanches
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...