Pesquisar este blog

sábado, 26 de agosto de 2017

Deputados inspecionam serviços oferecidos à Casa de Apoio do Amapá em Belém, que abriga pacientes do TFD



Os deputados estaduais Jory Oeiras, Jacy Amanajás, Raimunda Beirão e Cristina Almeida, que integram as comissões de Direitos Humanos e de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá, estão em Belém-PA, realizando visita de inspeção à Casa de Apoio do Amapá, que abriga pacientes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio, viabilizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde.

A visita foi motivada pela recomendação do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa da Saúde, para que a Secretaria de Saúde do Estado providencie, em um prazo de 30 dias, o remanejamento para Macapá dos 20 servidores do Estado, lotados na Sesa, que prestam atendimento aos pacientes hospedados na Casa de Apoio e, também aos seus familiares.

Os deputados começaram a inspeção visitando as dependências da Casa, como a cozinha e os cômodos, onde aproveitaram para conversar com os pacientes sobre o tratamento que recebem dos funcionários do hotel e dos especialistas que estão lotados no local.

Praticamente todos foram unânimes em destacar o bom acolhimento que recebem na Casa. As críticas foram direcionadas ao tratamento oferecido a eles pelo TFD, em relação a problemas na emissão de passagens, ao valor destinado ao benefício para o deslocamento até Belém e a demora em recebê-lo, bem como ao tratamento que recebem nas unidades hospitalares do Pará.

No que concerne ao trabalho da Casa de Apoio, os deputados constaram que os pacientes e seus acompanhante recebem três alimentações diárias (café, almoço e janta) e uma ceia ; sendo atendidos por dois cozinheiros, dois ajudantes, três encarregados de limpeza, quatro de portaria e dois de lavanderia. Além disso, os deputados detectaram algumas inconformidades no local, que deverão ser sanadas posteriormente, conforme frisou o deputado Jacy Amanajás, vice-presidente da Comissão de Saúde da Alap.

A Casa tem capacidade para atender 50 pacientes e 50 acompanhantes, sendo que até hoje, 26/08, abriga 44 pacientes e 36 acompanhantes em apartamentos de um, dois e quatro dormitórios, disponibilizados em um complexo de três prédios.

De acordo com informações da subgerente da Casa, Ana Paula Araújo dos Santos, a maioria dos pacientes está se tratando de problemas oftalmológicos, sendo que 13 de problemas oncológicos e o restante em várias especialidades.

Com relação ao quadro de servidores da Sesa que atua na Casa, este é formado pela gerente geral, a subgerente, a gerente social, dois farmacêuticos, dois terapeutas ocupacionais, dois médicos, dois assistentes sociais, duas enfermeiras, um fisioterapeuta, cinco assistentes administrativos e um técnico em radiologia, que se desdobram no atendimento aos pacientes em dois turnos. Inclusive, os deputados se reuniram com estes servidores, explicando os motivos da viagem e colhendo subsídios para propostas a serem apresentadas na Assembleia Legislativa, visando melhorias na Casa.

Dentre as propostas, os deputados ressaltaram que estarão reivindicando, através dos instrumentos legislativos pertinentes, a implantação de um ambulatório na Casa; a disponibilização de um psicólogo para atender os pacientes e seus familiares; a aquisição de dois veículos, sendo uma ambulância e outro que deverá ser utilizado no deslocamento de pacientes para o aeroporto e hospitais; a oferta de materiais e equipamentos, haja vista que tudo que existe na Casa foi conseguido pelos servidores; a melhoria no repasse de medicamentos; a revisão na relação do TFD de Macapá com a Casa; a dinamização na prestação dos serviços funerários; a revisão da pactuação da saúde entre Amapá e Pará, visando uma melhor atenção dos hospitais de Belém aos pacientes amapaenses; o aumento do suprimento de fundo da Casa, que hoje está em R$ 4 mil por ano; a desburocratização na emissão de passagens e do auxílio para quem for fazer tratamento em Belém; e a criação de uma lei que regulamente as ações da Casa.

Os servidores e pacientes disseram que pela primeira vez tiveram a oportunidade de expor por mais tempo e com mais dados as suas necessidades. Já os deputados também levantaram a possibilidade de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa, visando debater os problemas da Casa, além de comprometeram em envidar esforços no sentido de buscar mecanismos para sanar as deficiências do local, para que os beneficiários sejam mais bem atendidos.                       

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Jorge Bitencourt – Assessoria de Imprensa Deputado Jory Oeiras
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...