Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de julho de 2017

Deputada Edna Auzier participa de Audiência Pública em Pedra Branca do Amapari



A presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR) da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Edna Auzier (PSD), e o membro da comissão, deputado Paulo Lemos (PSOL), participaram da audiência pública no município de Pedra Branca do Amapari, promovida pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP), com o objetivo de mobilizar a bancada federal do Amapá no Congresso Nacional, para garantir a expansão da instituição de ensino em 2018.
De acordo com a deputada, a implantação de um campus universitário na Região Oeste do Estado, depende de articulações políticas com autoridades de Brasília para que seja revogada a Portaria n° 28, que limita os gastos com as emendas orçamentárias e desbloqueados os recursos provenientes dessas emendas.

“A prefeitura do município cedeu o terreno para a obra. Eu e a prefeita Beth Pelaes, iremos a Brasília para buscar o apoio da bancada federal e das autoridades para a liberação desses recursos, para a construção do Campus”, anunciou.

A parlamentar destacou também, as vantagens de um Campus do IFAP em Pedra Branca e, os benefícios que isso trará para a comunidade.

“Hoje existe apenas um núcleo do IFAP que atende a 160 estudantes. Com a implantação do Campus, esse número aumentará para 1.200, e somando com o Pronatec, e outros cursos profissionalizantes, cerca de 3.000 estudantes serão beneficiados futuramente, e isso vai contribuir bastante para a qualificação das pessoas que moram no município”.

Outro ponto avaliado pela deputada, foi a situação em que se encontra a BR-210, conhecida como Perimetral Norte, principal via de acesso à Região Oeste do Estado.

“Apesar dos 25 anos de fundação do município, a única estrada que dá acesso à cidade, está intrafegável. É urgente a sua pavimentação e, isso deveria estar incluído no projeto de desenvolvimento econômico do Governo Estadual, que contempla o setor primário e a Zona Franca Verde. Afinal, a estrada é o meio de acesso e de escoamento dos produtos”, destacou, lembrando que, esse benefício deveria ter sido negociado com as empresas de mineração que já extraíram produtos da região, como a Icomi e Anglo American, entre outras.


Edna Auzier também aproveitou a oportunidade para cobrar do poder público a manutenção da rede de transmissão de energia elétrica para o município, ante as constantes interrupções de fornecimento, comprometendo as atividades de ensino, tendo em vista, que as escolas usam a internet, devido a metodologia de ensino a distância.

Finalmente a parlamentar também reivindicou dos governos municipal e estadual, incentivos para que o setor produtivo possa contratar profissionais oriundos do IFAP, como forma de gerar emprego e renda no município.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...