Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2016

Assembleia acompanha manifestação de fé e devoção em Mazagão Velho


A programação do feriado do dia 25 “dia de São Tiago” começou cedo, às 7h30 da manhã, com a missa campal ao lado da capela de São Tiago. Logo após a missa, aconteceu o tradicional Círio, que percorre as principais vias da vila. Centenas de pessoas acompanharam a procissão entoando cânticos e mostrando toda a devoção a São Tiago e a São Jorge. Fieis vão a Mazagão Velho, para pagar promessas ou para pedir a intercessão ao Santo.
A procissão terminou em frente à igreja de Nossa Senhora da Assunção, quando as imagens dos santos são colocadas novamente no altar. O Círio de São Tiago, é um dos pontos alto dos festejos em homenagem ao Santo Guerreiro, pois reúne devotos de todos os cantos do Estado. 
Desde de 2012, a participação no evento aumentou consideravelmente, pois, a deputada Marilia Góes (PDT), instituiu através da lei 1696/12, o dia 25 de julho como feriado estadual. A parlamentar reconheceu e deu a importância merecida a Festa de São Tiago, como uma das mais belas e importantes manifestações religiosas e culturais do Amapá.
Com o feriado, a cidade fica cheia de turistas e os empreendedores locais tem mais um motivo para comemorar e agradecer a São Tiago. As vendas aumentam e garantem renda extra para as famílias locais. Este é o caso da autônoma Rita de Cássia, que vende refeições, ela sabe que todos os anos, por conta do feriado, as vendas crescem significativamente. “Eu só tenho a agradecer à deputada Marilia Góes, porque eu sei que ela pensou em fazer esse feriado para que a economia de Mazagão cresça; eu adoro essa época do ano”, relatou a autônoma.
A deputada Marilia Góes participa dos festejos de São Tiago todos os anos, e é uma das grandes incentivadoras da festa e devota do Santo. O feriado é um estimulo para que mais pessoas participem e conheçam a história de fé, devoção e cultura que fazem parte da Festa de São Tiago.
“Eu me sinto privilegiada em ser autora da Lei 1696/12, que transformou 25 de julho em feriado. Ele proporciona que as pessoas venham a Mazagão e possam entender como a história do Amapá começou. A Festa de São Tiago é fé, mas é também economia e desenvolvimento de pessoas e de famílias. E ver essa vila crescendo a cada ano, é a certeza de que mesmo com todas as dificuldades que tive para instituir o feriado, valeu a pena”, concluiu Marilia.
A Festa de são Tiago acontece dede 1777, 239 anos de encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, um soldado anônimo que lutou ao lado povo de Cristo, ajudando a vencer as consecutivas batalhas contra os mouros.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes
Texto: Raquel Coutinho
Fotos: Iago Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...