Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 30, a primeira-secretária da Assembleia Legislativa, deputada estadual Luciana Gurgel (PMB), entregou títulos de cidadão amapaense a 5 personalidades, que se destacaram em várias áreas. O título é conferido a pessoas nascidas fora do Amapá que contribuíram para o desenvolvimento econômico, político e social do Estado. A solenidade é em reconhecimento aos serviços prestados por essas pessoas, que contribuem, significativamente, para o desenvolvimento estadual.
Gurgel destacou a inquestionável colaboração efetiva de cada um para com o desenvolvimento do Amapá. Luciana enalteceu ainda os homenageados, cada um com sua dose particular de contribuição e colaboração para Estado. “Eu quero que este momento de homenagem seja especial para todos, uma vez que a homenagem é para a história de vida de cada um e sabemos da importância de suas contribuições para nosso Estado. São pessoas que há muitos anos decidiram deixar sua terra natal e fazer do Amapá a sua casa”, afirmou Gurgel.
Ao comentar sobre a homenagem, Tiago Marcos, empresário do ramo da odontologia, afirmou que um dia sonhou em ser um cidadão amapaense e que só tinha agradecer a todos e a sociedade amapaense, que tão bem o recebeu. “É um título altamente significativo, porque é outorgado pelos legítimos representantes do povo do Amapá”, disse o empresário.
Outro agraciado, foi José Figueiredo de Souza, ‘O savino’, como é conhecido por todos. Participou da fundação do maior bloco carnavalesco do Norte do Brasil, ‘A Banda’, onde atualmente é presidente. Em 2016 completou 51 anos de história e tradição, levando para as ruas de Macapá mais de 160 mil foliões. “Esta cidade que aprendi a amar e a admirar e que muito me orgulho deste povo ordeiro, com enorme capacidade de driblar as adversidades, reconstruindo um Amapá cada vez melhor através da cultura”, frisou Savino - garantindo que a homenagem ficará para sempre gravada na memória dele e de sua família.
Dona Maria Costa Martins falou da emoção de receber a honraria e se emocionou ao lembrar-se do seu filho, o deputado Dalto Martins, falecido num acidente aéreo há 4 anos. Por sua contribuição ao povo do Amapá, foi honrado com o projeto de resolução, que instituiu seu nome ao Plenário das deliberações do Parlamento Amapaense. “ Me emociono ao voltar a esta Casa de Leis, onde meu filho representou por três mandatos o povo do Amapá, que Ele tanto amava”, disse emocionada.
Com 30 anos de serviço, o coronel José Carlos Corrêa de Souza, recebeu a honraria como forma de reconhecimento dos resultados alcançados pela polícia militar em relação à redução dos índices da violência na região. Foi oficial do exército brasileiro, e subcomandante geral. Ingressou na Polícia Militar do Estado do Amapá em 15 de março de 1990, e é o coronel mais antigo da PM/AP. Sobre a homenagem, o comandante lembrou a importância do reconhecimento da sociedade. “Com a confiança e o apoio conseguimos esses resultados e, consequentemente, o reconhecimento da sociedade, o que nos deixa honrado e ao mesmo tempo revigora nossas energias para trabalhar ainda mais, agora como conterrâneo, já que fomos abraçados com o título de cidadania amapaense”, lembrou Corrêa.
O maranhense, Murilo Agostinho Pinheiro, foi Prefeito de Macapá, nomeado pelo Governador Aníbal Barcellos, no período de 1980 à 1985, onde a Capital ficou conhecida como Cidade Jóia da Amazônia. “Jamais esquecerei o carinho que sempre recebi dos amapaenses. Nunca deixei o Amapá, e onde quer que eu chegue, sempre sou recebido com sorrisos e abraços. Por isso, agradeço a todos pela homenagem, especialmente à família, e ao povo amapaense", concluiu o Murilo Pinheiro.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Fonte: ASCOM/de. Luciana Gurgel
Texto: Ediana Franklin
Fotos: Kelwyn Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário