Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

Pastor Oliveira propõe criação de programa para formação de cuidador de idoso


Projeto de lei de autoria do deputado Pastor Oliveira (PRB) tem o propósito de criar o Programa de Capacitação e Formação de Cuidador do Idoso no Estado do Amapá. O programa é destinado à profissionais da saúde e estudantes de escola técnica da Saúde no âmbito estadual. “A existência de cuidadores, com ou sem preparo, oferecendo seus serviços às famílias ou instituições de longa permanência para idosos é fato real e sua demanda tende a aumentar. Portanto, é urgente a necessidade de cursos para qualificar esses cuidadores”, justifica o deputado.
Diante da situação atual algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade na velhice. Pensando no bem do idoso, entre os principais objetivos do programa estão listados: melhorar a qualidade de vida do idoso, diminuir os índices de mortalidade de pessoas na terceira idade por maus tratos além de ampliar as ações de detecção precoce e controle das enfermidades dos idosos. E ele será aplicado nas unidades de saúde do estado ou em entidades de ensino ou com parceria com os municípios.
No Brasil, a primeira experiência na organização de cuidadores de idosos ocorreu em 1998 por iniciativa da Secretaria Estadual da Assistência Social do Ministério de Previdência e Assistência Social em colaboração da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e sob a responsabilidade do departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP).
Atualmente, a população idosa do Brasil representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira) contra cerca de 11 milhões em 1991 (7,3% da população brasileira).
De acordo com levantamento do deputado Pastor Oliveira, no Estado do Amapá são cerca de 40 mil idosos, desse total a metade está na capital, Macapá 20.473 idosos.
Na justificativa da matéria, o parlamentar enfatizou a importância que o cuidador de idosos tem para a sociedade. Já que o idoso é uma parte considerável e merece respeito e bons cuidados. "O envelhecimento muitas vezes é visto como um que surge de forma inesperada. Diante desta situação algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade na velhice."
A inclusão de cuidador de idosos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ocorreu em 2002, sendo que as atribuições do cuidador formal referem-se de maneira geral à ajuda nos hábitos da vida diária, nos exercícios físicos, no uso da medicação, na higiene pessoal, nos passeios, na atenção afetiva e outros que essa atividade requeira.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz
Youtube: TV Assembleia Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...