O coordenador e a equipe técnica do Corpo de Bombeiros Militar foram ouvidos nesta terça-feira pelos integrantes da Comissão de Turismo. Eles falaram por quase sessenta minutos sobre os problemas do Trapiche Eliezer e quais as providências a serem tomadas.
“Os problemas são muitos, principalmente na estrutura feita em madeira, a passarela e a grade de proteção apresentam riscos aos visitantes; apenas a estrutura em concreto armado está preservada”, conta o engenheiro e Major BM Carlos Augusto.
O major também revelou outro problema, relacionado ao plano de segurança contra incêndios. “Toda a estrutura de combate a incêndio foi destruída, os hidrantes estão danificados”. O relatório feito pela equipe técnica do CBM/AP será encaminhado à comissão.
Segundo o engenheiro e assessor técnico do comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, o tenente coronel Frederico Medeiros, logo após a conclusão do laudo, foi sugerido à secretária estadual de Turismo, Syntia Lamarão, a interdição do lugar para a visitação pública. “É uma decisão da secretária, nós apenas entendemos a necessidade de impedir a entrada de pessoas no trapiche por conta dos problemas apresentados”, disse.
A colocação feita pelo tenente-coronel é a mesma defendida pela comissão. “Desde a visita, a nossa vontade foi pedir a interdição do lugar, mas preferimos aguardar pelo laudo do Corpo de Bombeiros e agora, o tenente coronel nos revela a sugestão feita à secretária, vamos aguardar o posicionamento dela”, reforçou a deputada Edna Auzier (PROS), presidente da comissão.
Tempo - Para a vice-presidente da comissão, deputada Mira Rocha (PTB), a interdição é o primeiro passo, mas é preciso iniciar a obra o quanto antes. “A interdição tem de acontecer, mas o trabalho de recuperação do espaço deve começar logo, colocar apenas o tapume é pouco para a grandiosidade do lugar”, aconselhou.
O coordenador de Planejamento e Projeto da Secretaria de Infraestrutura do Amapá, não soube precisar quando a reforma deve iniciar. “Foram mais de dois meses de trabalho para chegarmos ao orçamento, o relatório com todos os problemas detectados será encaminhado ao secretário de Infraestrutura e em seguida vai ser apresentado ao governador do Estado para aprovação e consequentemente a abertura da licitação”, explicou Odailson Benjamim.
A comissão iniciou o trabalho de inspeção aos pontos turísticos do Estado, em abril de 2015. O Trapiche Eliezer Levy foi o primeiro a ser visitado pelos parlamentares. Os deputados Max da AABB (PSB) e Pastor Oliveira (PRB) entendem a necessidade de acelerar os trabalhos de recuperação do trapiche, como de todos os outros espaços turísticos.
“A biodiversidade amazônica encanta turistas de todas as partes do mundo, conhecer essa beleza natural é desejo de muitos, mas precisamos cuidar melhor do nosso patrimônio, não basta apenas reformar é preciso cuidar”, enfatizou Pastor Oliveira.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Texto – Emerson Renon (Assessor de Comunicação)
Fotos – Gerson Barbosa
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Texto – Emerson Renon (Assessor de Comunicação)
Fotos – Gerson Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário