Deputado Paulo Lemos (PSOL) é membro da comissão parlamentar que irá apurar as causas e consequências da cheia do Rio Araguari, provocada por problemas em uma das hidrelétricas estabelecidas em Ferreira Gomes, que inundou a parte baixa da sede do município, na última quinta-feira, 7. O incidente desabrigou mais de 600 famílias e muitos moradores perderam tudo o que tinham.
A comissão parlamentar é presidida pelo deputado Dr. Furlan (PTB), tendo como vice-presidente a deputada Edna Alzier (PROS), e como relator o deputado Pedro Dalua (PSC. Na tarde da próxima segunda-feira, 18, o comitê deve convidar os representantes das três hidrelétricas que ficam no entorno de Ferreira Gomes, para prestar esclarecimento, na tentativa de avaliar os danos e apontar as responsabilidades pelo ocorrido.
“Assim que soubemos na notícia da enchente nos dirigimos para Ferreira Gomes e encontramos um cenário devastador. As pessoas nos relatavam momentos de pânico, e apurar as responsabilidades é um dever da Assembleia Legislativa”, garante Paulo Lemos. Ele reitera que há muita contradição técnica nos relatos dos representantes das hidrelétricas e que a comissão servirá, justamente, para averiguar as possíveis causas e culpados por um dos mais graves acidentes deste tipo desde que as represas foram instaladas no entorno do município.
Segundo Lemos, o incidente também mostrou despreparo e descuido das hidrelétricas em não dispor por um sistema capaz de alertar a população de perigo iminente, como no caso de um possível rompimento das barreiras de contensão das águas. “Essa falha, no meu entendimento, poderia vitimar muitas pessoas e fazer desaparecer Ferreira Gomes do mapa. Entendemos que o caso é grave e as medidas de prevenção são urgentes”, ressalta.
Gabinete do Deputado Estadual Paulo Lemos
Jornalista responsável: Júnior Nery/DRT 343-AP (96) 98127-1559/9160-5010
Nenhum comentário:
Postar um comentário