Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2015

Luciana Gurgel quer ouvir detalhes sobre a vida dos brasileiros na Guiana Francesa.


A deputada Luciana Gurgel em Brasília, no Ministério das Relações Exteriores

Depois de cumprir extensa agenda de compromissos oficiais em Brasília, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado, deputada Luciana Gurgel (PHS), disse nesta sexta-feira (03) em Macapá que pretende visitar a Guiana Francesa nos próximos dias para estreitar os relacionamentos com autoridades diplomáticas locais e também do parlamento de lá. Ela também quer conversar com os brasileiros radicados em território francês para saber mais detalhes da vida que levam em cidades como Caiena e Kourou.
A parlamentar avalia como muito positiva sua ida à capital federal nos últimos dias, quando esteve com autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no Palácio do Itamaraty. “Como representante do povo amapaense temos que cumprir esse papel de ser uma voz em favor da nossa gente, seja onde estiver, como é o caso dos brasileiros que vivem na Guiana Francesa, uma gente sofrida que precisa do apoio oficial para assegurar seus direitos”, disse a deputada.
Luciana Gurgel diz que embora sofram toda sorte de preconceito, só pelo fato de serem brasileiros, essas pessoas configuram um contingente de estrangeiros que ajudam a Guiana Francesa a se manter e a se desenvolver. “Os brasileiros são uma mão de obra especializada que preenchem lacunas que o guianense nativo não consegue atender, daí estarem lá para buscar seus espaços”, disse a deputada, que citou como exemplo a ajuda que muitos compatriotas deram à construção do Centro Espacial de Kourou, nas décadas de 80 e 90.
A presidente da Comissão de Relações Exteriores também informou ter conhecimento de que os brasileiros na Guiana Francesa possuem algumas lideranças importantes e até uma pequena organização dependendo da classe em que atuam, como a artística, a do comércio, a da construção civil e até da educação. Ela também disse ser verdade que muitos brasileiros enfrentam problemas com a Justiça, como relatos de familiares de presos por lá. “Mas antes de tudo são cidadãos brasileiros e que precisam de apoio para ter seus direitos garantidos e a assistência jurídica necessária”, concluiu a parlamentar, que ainda deverá ouvir os demais membros da Comissão antes de definir o calendário de audiências na Guiana Francesa.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Foto - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...