Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

Comissão do Meio Ambiente confirma contaminação da Lagoa dos Índios por dejetos do Iapen

Após receber denúncia a Comissão de Meio Ambiente (CMA), da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), visitou na tarde desta segunda-feira (6) a parte externa do Instituto Administrativo Penitenciário do Amapá (IAPEN), e verificou in-loco a contaminação da Lagoa dos Índios por dejetos oriundos do instituto.
A comissão formada pelo presidente da CMA, deputado Pastor Oliveira, deputados Max da AABB (PSB) e Jory Oeiras (PRB), acompanhados do delegado Francisco Savio Alves Pinto, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Creão e o diretor do IAPEN, Jeferson Dias, observaram com detalhe as fossas que armazenam dejetos fecais dos internos do instituto, que devido ao tempo estão transbordando. A solução encontrada pela direção foi escavar uma vala para escoar a água com fezes até a lagoa. A vala com mais de 200 metros de comprimento, sai da parte de trás do instituto e segue na lateral de uma estrada de barro que dá acesso a horta onde são cultivadas hortaliças que são consumidas no IAPEN. “Esse problema já existe há mais de dez anos e temos que encontrar uma solução”, frisou o deputado Jory Oeiras, que trabalhou no instituto como Agente Penitenciário.

O presidente da Comissão Pastor Oliveira, disse que o problema será levado ao conhecimento do governador do Estado, Waldez Góes (PDT). “Vamos levar um projeto para análise do governador e que ele possa liberar recursos para a construção de bacias de decantação localizadas na área externa do IAPEN”, frisou o deputado. “Caso o Estado não disponha de verba no Orçamento do Estado para a construção da bacia, vamos entrar em entendimento e dispor o recurso de emenda parlamentar dos integrantes da comissão”, sugeriu o deputado Max da AABB.
De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Creão, a execução do projeto deve custar aos cofres do Estado cerca de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Na sessão de quarta-feira (8) terá a participação do Promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira. “Vamos tentar de todas as formas encontrar solução para este problema”, finalizou Pastor Oliveira.



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Um comentário:

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...