Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Assembleia Legislativa lança documentário em homenagem ao criador da Icomi

As galerias tomadas pelo público para o lançamento do filme sobre Augusto Antunes

O plenário Nelson Salomão da Assembleia Legislativa (ALAP) do Amapá, foi palco na manhã desta quinta-feira (2) do lançamento do documentário “Dr. Antunes”, um filme biográfico sobre a vida de Augusto Trajano de Azevedo Antunes, o fundador da Icomi e de um verdadeiro império industrial chamado Grupo Caemi. Na mesma sessão foi lançada oficialmente a Comenda com o nome do empresário já falecido, como forma de homenagear as iniciativas em favor do desenvolvimento industrial do Amapá e a data de hoje como o “Dia do Manganês”, instituído através de projeto de Resolução, de autoria do presidente da Casa, deputado Júnior Favacho (PMDB) e aprovado por unanimidade. Ao usar da palavra o presidente Junior Favacho, citou da importância que teve para o Amapá e do grande patriota que foi Augusto Antunes. ”A Assembleia Legislativa reverencia a saga que será perpetrada através de uma comenda criada com proposito de comemorarmos anualmente o Dia do Manganês e homenagear outros vultos que possam garantir o incremento e o desenvolvimento industrial desse Estado tão jovem”, explicou o presidente, indicando o nome do Bessa, que mora no município de Serra do Navio, a ser o primeiro homenageado com a comenda.
Ao lado do pai, ex-deputado Amiraldo Favacho, o presidente da AL se confraterniza com ex-funcionários da Icomi
Em seu discurso o presidente Junior Favacho, frisou que o dia 2 de maio, é um dia que se propõe a ser histórico no parlamento amapaense, pela homenagem a Augusto Trajano de Azevedo Antunes, fundado da Icomi, uma empresa que foi responsável por formar gerações de trabalhadores e trabalhadoras amapaenses e de outras partes do País, que viram naquele grandioso empreendimento, mais que uma escola, um projeto de vida, de formação familiar, a primeira e para muitos a única assinatura em suas carteiras de trabalho. “Hoje teremos a possibilidade de ver retratada em pouco mais de uma hora uma coletânea de imagens e depoimentos que retratam fielmente a atmosfera daqueles tempos maravilhosos que viveu o Amapá até hoje e então desconhecido do restante do País e do mundo. Que o legado deixado por Augusto Antunes, com a sua visão futurista, seja para prospectar novos negócios, ou, para garantir uma serena aposentadoria para seus empregados, possa estar presente hoje e sempre em nossas vidas”, agradeceu Junior Favacho.
Várias gerações de mineiros da Icomi fazem pose para foto depois da apresentação do filme
A data escolhida para o lançamento oficial do filme no Amapá não foi em vão. No dia 2 de maio de 1953 era assinado no Rio de Janeiro o contrato de exploração das jazidas de manganês em Serra do Navio, portanto, este ano estará se comemorando 60 anos deste feito histórico. “Trata-se de uma brilhante iniciativa do nosso presidente Júnior Favacho, em prestar esta homenagem ao doutor Antunes, que deu o pontapé econômico no antigo Território Federal do Amapá”, disse o deputado Manoel Brasil (PEN), lembrando de sua infância no município de Serra do Navio e o que impulsionou a abraçar a medicina.
O superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no Estado do Amapá, Antônio da Justa Feijão, observou que na solenidade estava reunidas quatro gerações de funcionários e famílias da Icomi. “O quanto é difícil agente ver no facebook uma foto do bisavô, do avô, do pai e do neto. A Icomi é uma família e ela nos proporciona não no facebook, mas algo muito mais forte”, comentou ao usar a palavra.  
O diretor do documentário “Dr. Antunes”, Sérgio Rocha, citou a experiência de trabalhar na produção do filme, que envolveu pesquisas no arquivo nacional da cinemateca de São Paulo, onde foram garimpadas as imagens autenticas da época nos municípios de Santana e Serra do Navio que foram recuperadas. “É um filme relativamente modesto no sentido de produção, mas rico em veracidade”, finalizou.
O diretor da Fundação Caemi, Antônio Rocha, destacou que a gravação do filme teve inicio em 2008. “É um trabalho que ficou muito bonito e ficamos honrado e emocionado pela aceitação no Estado do Amapá”, comentou.
Na Presidência da AL, ex-executivos da Icomi com deputados estaduais
O presidente da Fundação Caemi, Américo Muniz, agradeceu a Assembleia Legislativa, pela criação da comenda em homenagem ao Dia do Manganês. “Como ex-funcionário da Icomi, estou muito feliz pela iniciativa do deputado Junior Favacho em criar a comenda”, agradece.
Estiveram presente ao evento varias autoridades como o Conselheiro Amiraldo Favacho e a ex-deputada Francisca Favacho, pais do presidente da Casa, deputado Junior Favacho. O presidente da Câmara de Vereadores de Serra do Navio, ex-funcionários da Icomi e familiares.
O encerramento da sessão foi ao som do violão do cantor amapaense Marcio Farias, que interpretou a Canção do Manganês.



RELEASE 02/05/2013

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz/Gerson Barbosa

Um comentário:

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...