Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de março de 2017

Deputadas doam roupas às reeducandas do Instituto de Administração Penitenciária


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre nesta quarta-feira (8), as deputadas Edna Auzier, Roseli Matos e Aparecida Salomão, fizeram uma visita, nesta segunda-feira (6) ao pavilhão feminino do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), ocasião que, juntas, fizeram a doação de cerca de 200 camisetas brancas às 113 reeducandas que se encontram cumprindo pena naquele estabelecimento prisional. A ação faz parte de uma frente parlamentar feminina, integrada pelas 11 deputadas amapaenses que, regularmente, praticam ações sociais prol dos mais carentes.
As vestimentas foram entregues à coordenadora do Complexo Penitenciário Feminino (Copef) Patrícia Vales Batista que agradeceu e destacou a importância da doação. “Doações dessa natureza são muito bem vindas. Ajudam-nos a suprir as necessidades das internas que nem sempre dispõem de condições de adquiri-las e, o Estado, as vezes, tem dificuldades de supri-la. As parcerias com diversos órgãos e igrejas e com as deputadas é que nos ajudam a contornar as dificuldades”, avaliou.
A deputada Edna Auzier, qualificou ação como um gesto pessoal, que extrapola a função parlamentar. “Nossa função principal é editar leis cuidar de questões legais. Isso que estamos fazendo agora, é um gesto pessoal, de ser humano. Mas, através deste gesto nos deslocamos até aqui e, dessa forma, podemos observar certas situações que nos remetem a requerer, lutar e buscar soluções para elas. Além disso, fazemos contatos direto com essas reeducandas e, e assim podemos contribuir para sua recuperação na sociedade”, destacou, anunciando que agora vai iniciar uma campanha para aquisição de medicamentos destinados às internas.


Para a deputada Roseli Matos, a ação ajuda a manter a dignidade humana das internas. “Nós, enquanto representantes do povo do Amapá, precisamos ter um olhar mais social. As detentas que hoje estão neste local, estão pagando suas penas pelos erros cometidos contra a sociedade. Mas, isso não impede que mostremos o nosso lado humano, auxiliando-as e proporcionando-lhes melhor qualidade de vida. A qualidade de vida deve ser uma meta sempre perseguida, mesmo dentro do sistema penitenciário. É tratando bem essas mulheres que vamos ajudá-las a fazer uma reflexão sobre o que elas fizeram e como mudar isso. Nosso gesto – meu e das deputadas Edna e Aparecida – sinaliza publicamente que nós valorizamos o ser humano e respeitamos a sua dignidade”, enfatizou.
Para a deputada Aparecida Salomão, a doação foi, acima de tudo, um ato de amor. “As circunstâncias da vida trouxeram essas mulheres para cá. Não compete a nós julga-las mas fazer algo em prol delas. Essas roupas, que estamos entregando aqui tenho certeza de que serão muito úteis, pois em meio as dificuldades, a crise que estamos atravessando, isso irá, certamente, contribuir para melhorar o conforto delas. E, nossa esperança é de que quando elas saírem daqui possam estar integradas à sociedade”, almejou.


Esta é a segunda doação de roupas feitas por parlamentares a detentas do Copef. Em novembro de 2016, foram doadas 125 calças jeans femininas, cuja entrega foi feita pelas deputadas Edna Auzier e Roseli Matos e pelo deputado Pastor Oliveira.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS 23/02/2017
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Texto – Paulo Araújo de Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...