Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Uso da tribuna da Assembleia Legislativa suscita debates sobre saúde pública do estado


A sessão ordinária desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa foi bastante movimentada, com deputados de vários partidos ocupando a tribuna para pronunciamentos. O primeiro orador a discursar foi o deputado Paulo Lemos (PSOL), destacando dois temas: primeiro o veto pelo Governador do Estado, Antônio Waldez Góes (PDT), do projeto que trata da situação dos concursados da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) 2012. “Que possamos deliberar de uma vez por toda e acabar com esse tormento para deixar as pessoas, mas tranquilas, ou para buscar novas oportunidades ou serem chamados para ingressarem no serviço público”, comentou o deputado, recebendo os aplausos dos concursados que ocuparam as galerias da casa.
De acordo com os concursados até o presente momento foram feitas três convocações pela Secretaria Estadual de Administração (SEAD). A primeira em 2012 com 1.434, A segunda com apenas 159 e a terceira com 820, tendo sido empossados apenas 723 destes. “Fora isso, ainda existem segundo o portal de transparência do estado, aproximadamente 620 pessoas ocupando cargos através de contratos administrativos, mesmo com existência de candidatos aptos a preencher tais vagas”, frisou Marcelo Souza, da comissão de concursados. 
O deputado levantou a discussão sobre um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), divulgado pelo programa de notícias Bom dia Brasil da Rede Globo, que mostra a situação do único mamógrafo da rede pública de saúde do Amapá, instalado no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, que está quebrado há dois anos.
Dados do levantamento mostra que o Amapá teve o segundo pior resultado na cobertura de mamografias no país. Apenas 3,6% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame em 2015, ficando atrás somente do Distrito Federal, com abrangência de 1,7% para a mesma faixa etária. “Falta responsabilidade com a saúde pública do Estado e beira o absurdo da incompetência”, revolta-se o deputado, que foi aparteado pelo líder do governo na Casa, deputado Dr. Furlan (PTB), garantindo que vai se empenhar para buscar informações sobre a situação. “Em função da paralisação do serviço, foi feito um convênio com o hospital São Camilo para ofertar mamografia para o Estado. Atualmente a SESA realiza 300 mamografias por mês”, comentou o parlamentar.
Falou em seguida a deputada Cristina Almeida (PSB), para cobrar a falta de compromisso em relação à aquisição do aparelho de mamografia. “No próximo dia 8 de março vamos esta comemorando o Dia Internacional da Mulher com uma grande festa das mulheres através do Governo do Estado, que deveria não realizar a festa e comprar o aparelho”, sugeriu a deputada, que abriu espaço para o uso da tribuna pelo paciente Raimundo Nonato, que expos a situação dos nefropatas do Estado. Raimundo Nonato citou que em 2014, vieram a óbito 36 paciente, no ano seguinte o número subiu para 76 mortes, mantendo o mesmo total no ano passado e nos dois primeiros meses deste ano, já faleceram nove pessoas, em consequência da falta de medicamentos e equipamentos.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Fotos – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...