Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Projeto da deputada Edna Auzier cria o Dia Estadual de Proteção aos Animais


Projeto de Lei, de autoria da deputada Edna Auzier (PSD), aprovado na sessão desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado, institui o Dia Estadual de Proteção aos Animais, a ser comemorado, anualmente, no 4 de outubro. O texto do projeto estabelece que a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do Amapá, sem, contudo, ser considerado feriado estadual. A data da comemoração, segundo a parlamentar, é para coincidir com o Dia Estadual do Veterinário.
Durante a discussão do projeto, a deputada Edna Auzier defendeu sua aprovação, alegando que se trata de uma medida humanitária e de contribuição às organizações que cuidam dessa causa. “Devemos cuidar de nossos animais. Por trás de um parlamentar existe um ser humano e, cuidar de animais, faz parte de nossa essência”, exaltou. 
Em aparte, o deputado Fabrício Furlan elogiou a iniciativa da parlamentar e lembrou que ele também já legislou nessa causa. “Ano passado aprovamos um projeto de minha autoria, criando dentro da Secretaria Estadual de Saúde um núcleo destinado a cuidar de controle de natalidade e de combate a doenças dos animais que vivem nas ruas, pois sabemos que eles são muito vulneráveis a maus tratos e, já que temos um dia destinado a proteção dos animais, vamos aproveitar a data e chamar todos os envolvidos nesse trabalho para esclarecer sobre a importância de defender esses animais, que também são seres vivos”, conclamou.
O deputado Max da ABB parabenizou a deputada Edna pelo projeto, alegando ser, ele também, um defensor dos animais. “Minhas filhas adotam animais de rua e eu admiro todos os que se dedicam a essa causa. Um exemplo é o vereador Victor Hugo, que se elegeu gastando apenas R$ 6 mil. Isso é um reconhecimento da sociedade pelo esforço dele na defesa dos animais de rua”, enalteceu.

A deputada Raimunda Beirão disse que a deputada Edna Auzier já trabalha nessa causa há muito tempo, mesmo antes de ser parlamentar. “Esse trabalho já vem desde o mandato do deputado Eider Pena”, lembrou.
A deputada Luciana Gurgel, também parabenizou a autora do projeto, lembrando que o cuidado com animais de rua é também um caso de saúde pública. “Semana passada, durante visita aos bairros, encontrei o Adriano que sofreu um acidente de moto envolvendo um cão vadio. Até agora, ele está de cama aguardando uma cirurgia. Precisamos valorizar quem está ajudando os outros”, concluiu.
A deputada Maria Góes disse que os animais, que deveriam ser considerados com membros da família, muitas vezes são alvos de violência e sofrem maus tratos. “Quem cria um animal em sua casa deve ter o cuidado com ele, alimentá-lo e cuidar da sua saúde. No entanto, o que se vê são maus tratos. Muitos são abandonados na rua para morrerem atropelados ou deixados em locais distantes para morrerem de fome, porque enjoaram dele”, denunciou.
A deputada Edna Auzier aproveitou o ensejo para agradecer aos seus pares a aprovação de outro projeto de sua autoria, que estabeleceu a Lei de Proteção aos Animais, lembrando que seguiu a mesma linha de uma Lei, sancionada em 2105, cujo projeto foi de autoria do então deputado Eider Pena. A diferença é de que, no projeto atual, os veterinários, ao atenderem situação de maus tratos aos animais, devem enviar a ocorrência às delegacias de polícia. “Muitas vezes o animal chega numa clínica, vítima de maus tratos em sua própria residência o que, por si só, já é crime”, alertou.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Gerson Barbosa
Site al.ap.gov.br | Blog da Assembleia | TVAL 57.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...