Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Audiência pública da Assembleia Legislativa no Bailique ouve reivindicações das comunidades

Uma canção Gospel, intitulada “Deus é Grande”, entoada por um grupo coral infantil local, abriu a Audiência Pública realizada na noite de sábado (03), em Vila Progresso, encerrando as atividades itinerantes da Assembleia Legislativa do Estado (Alap) no arquipélago do Bailique nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, quando foi realizada também uma edição do Projeto Assembleia Cidadã, ação destinada a prestar atendimento às comunidades carentes. 
A Audiência Pública, proposta pelo presidente da ALAP,  foi realizada no Centro Comunitário de Vila Progresso e  contou com a presença dos deputados  Jaci Amanajás, Charles Marques e Paulo Lemos; de líderes comunitários e de moradores locais. O debate girou em torno dos principais problemas que afligem os moradores do arquipélago, como fornecimento de energia elétrica, abastecimento de água, educação, saúde, segurança pública saúde e locomoção, entre outros.
A sessão foi iniciada com a leitura, pelo deputado Paulo Lemos, de mais de 20 requerimentos e indicações, já aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, todos pedindo providencias para graves problemas que afligem as comunidades ribeirinhas do arquipélago.  Em destaque, um requerimento do próprio presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás, que solicita a instalação, no Bailique, de um posto de atendimento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). O parlamentar justificou seu pedido nas reclamações sobre altos valores cobrados pela estatal, ultimamente, nas contas de energia elétrica e a dificuldade para os ilhéus negociarem esses valores, tendo que se deslocar até a capital.
Em seguida, vários líderes comunitários e pessoas encarregadas por prestação de serviços públicos na região usaram da palavra. Os primeiros reclamando da carência do poder público no arquipélago e os demais tentando justificar a precariedade do atendimento nas dificuldades financeiras e de logística que enfrentam nas suas atividades.
O deputado Paulo Lemos, parabenizou o presidente da ALAP pela iniciativa de levar o Parlamento até o Bailique, que classificou de “momento histórico” e criticou políticos que só visitam os ilhéus em época de eleição. “Presidente, quero exaltar a sua iniciativa de realizar um momento histórico para todos nós. Mas, não poderia ser diferente, afinal o senhor nasceu aqui e se criou na região. Nunca antes este parlamento, que já está aí nos seus 25 anos de existência, esteve presente aqui no Bailique numa missão oficial como está acontecendo agora. Estas comunidades precisam muito do apoio de parlamentares. Até porque, em momentos de eleição, um número muito grande de deputados vem ao arquipélago em busca de votos, sem depois dar o devido retorno. Meu carinho, por este povo é muito grande e sempre venho aqui, desde quando fui secretário do município. Por isso destaco a importância deste momento. São poucas as pessoas que acompanham o parlamentar no exercício de seu mandato e alguns nem sabem em quem votaram. Para este povo, é muito difícil ir ao parlamento, por isso, é elogiável esta iniciativa que nos aproxima ainda mais deste povo”, afirmou o parlamentar, sugerindo a formação de uma comissão de deputado para ir a CEA tentar negociar uma solução para as contas de luz que estão muito altas.
O deputado Charles Marques destacou a aproximação que a vista reforça com o povo da região e disse haver superado um trauma de viajar para o Bailique. “Precisamos nos enturmar com o pessoal das 52 comunidades do arquipélago. Tinha um trauma para vir até aqui.  Amigos meus sofreram naufrágios vindo para cá. Perdi uma família inteira de amigos que morreu num naufrágio vindo para esta região. Isso mexeu comigo. Mas, assim como um poeta, um político de verdade, precisa estar na praça. No meio do povo.  Correr risco, faz parte da vida. Quem não se arrisca, não vence. Eu venci o trauma, as lembranças e vim. Vim porque imaginei que aqui tinha um povo que precisava do nosso mandato. Esse mandato que viemos colocar à disposição de vocês. Na segunda guerra mundial, o general McArthur, ao ser afastado da frente de combate do Pacífico, disse que voltaria. E voltou, para assinar a rendição incondicional do Japão. Eu saio daqui dizendo ao povo do Bailique que voltarei. Voltarei porque venci meu trauma. Voltarei percebo que o povo continua precisando, cada vez mais, de políticos comprometidos. Voltarei porque percebo que tem muitas crianças e jovens perambulando pelas nossas pontes e que, daqui, precisam sair vereadores, deputados, deputadas, médicos, assim como o exemplo do doutor Jaci. Que aqui na região do Bailique, nessas 52 comunidades podemos desenvolver sistema econômico forte na costa do Amapá. Precisamos debater a vocação econômica desta região. E, isso a Assembleia Legislativa se propõe a fazer”, garantiu.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanjas, prometeu encaminhar aos órgãos competentes, cada uma das reivindicações feitas pelos moradores do Bailique e cobrar as providências referentes aos requerimentos já encaminhados. “Como filho desta terra, estou muito feliz de estar aqui, participando, primeiro como médico, na ação Assembleia Cidadã, consultando as pessoas e, agora, como chefe do Poder Legislativo, presidindo esta audiência Pública. Como político, estamos aqui mais para ouvir do que para qualquer outra coisa. Afinal, vocês que nos elegem para representá-los. Na esperança que a vida de vocês, as comunidades às quais pertencem vão melhorar. Estamos aqui, representando os 24 parlamentares que integram a Assembleia Legislativa do Estado para ouvi-los e para informar o que, na qualidade de políticos, pretendemos fazer para melhorar a qualidade de vida deste povo que sofre, mas que nunca perde as esperanças”, enfatizou o presidente.
Jaci Amanajás aproveitou a ocasião para agradecer ao povo do Bailique pela acolhida e a todos os integrantes da comitiva pelo esforço desprendido.  “Fomos muito bem recebidos nesta terra. Agradeço a acolhida, assim como agradeço a cada integrante dessa comitiva. Aos servidores da Assembleia Legislativa que tudo fizeram para que tivéssemos o melhor. Aos parceiros e voluntários que se deslocaram até aqui, nosso muito obrigado. O trabalho de todos foi muito importante para o sucesso de nossa missão”, encerrou.

Assembleia Legislativa do Estqado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Michael Anderson
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...