Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Projeto da deputada Roseli Matos define calendário de festividades afro-amapaenses


A deputada Roseli Matos (PP) teve aprovado por seus pares um projeto de lei que cria um calendário de eventos das festas tradicionais afro-amapaenses, como Marabaixo, Batuque, Zimba, Sairé, como outras de Matriz Africana como a Capoeira. Para ela, esse instrumento objetiva promover o desenvolvimento social, cultural, econômico e turístico do estado.
Na justificativa da proposição, a parlamentar diz que o projeto visa ainda orientar o Executivo Estadual no sentido da preservação dos bens e valores históricos e culturais do estado. “E ainda estimular a prática de atividades esportivas, recreativas e de lazer, bem como a difusão cultural do Marabaixo, Batuque, Zimba, Sairé, Capoeira e as demais festas religiosas de Matriz Africana”, diz a deputada.
O projeto de traz, inclusive, dois anexos com o detalhamento desses calendários, com a descrição pormenorizada de todos os eventos, mês a mês, dia após dia, bem como os respectivos locais de sua realização. “É de suma importância que toda a população do estado conheça e comemore as atividades relacionadas a datas alusivas a fatos e momentos históricos da população e povos tradicionais afrodescendentes”, argumenta Roseli Matos.
Com a aprovação do projeto pela unanimidade dos parlamentares, a deputada Roseli se comprometeu a atuar junto ao chefe do Executivo no sentido de garantir a sanção governamental. “A gente acredita na sensibilidade de sua excelência o governador do estado para dar vazão a essa proposição parlamentar, bem como envidar esforços para a consecução do propósito dessa legislação, que é fazer difundir ainda mais esses tradicionais eventos do Amapá”, concluiu Matos.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...