Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Presidente da ALAP defende uma programação cultural nas emissoras legislativas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Jaci Amanajás (PV) disse nesta segunda-feira (17) que pretende levar ao ar uma programação informativa, educativa, mas ao mesmo tempo cultural nas emissoras legislativas que estão sendo implantadas pelo Parlamento Estadual. Ele disse que a cultura amapaense é muito rica, precisa ser valorizada e difundida, daí ver os canais de rádio e tv como impulsionadores dessa estratégia.
Jaci Amanajás esteve reunido com o Departamento de Comunicação da ALAP, coordenado pelo jornalista Cleber Barbosa, e que tem ainda outros profissionais comunicadores gerenciando os demais núcleos, como Leonardo Trindade, na Rádio Assembleia; Emerson Renon, na TV Assembleia; Everlando Matias, da Agência Assembleia; e Paulo Oliveira, do Jornal da Assembleia. Durante o encontro, o dirigente da ALAP lembrou que em uma música consagrada pela banda Titãs, o poeta escreveu: “A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte”.
Amanajás lembrou que a transmissão das atividades da Assembleia Legislativa ao vivo e em tempo real, atende ao princípio da publicidade que todo ente público deve dar a suas ações, bem como afere transparência total aos acontecimentos e à atuação de cada deputado ou deputada eleito pelo voto popular. “Todo cidadão poderá conferir pela tv ou pelo rádio como vota o seu deputado ou sua deputada, bem como as demais categorias profissionais e toda a sociedade civil nos acompanhar para ter conhecimento das decisões da chamada Casa de Leis”, disse ele.

Investimentos
A partir de uma parceria com o Senado Federal, firmada em 2013, foi possível se iniciar a instalação de quatro canais de tv digital e um de rádio FM. “Na verdade foi por iniciativa do senador José Sarney que esse projeto se tornou realidade. Ele já havia criado a TV Senado e depois, em sua última passagem pela presidência do Congresso Nacional, tratou de popularizar os canais legislativos, que até então só eram acessados em tv a cabo ou antena parabólica”, disse Jaci, que explicou estar sendo preparada a inauguração das emissoras em tv aberta em Macapá.
O custo para a implantação das emissoras nos estados foi rateado entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Cada Casa Legislativa ficou responsável pela implantação em 13 estados, sendo que onde se instalava uma emissora, necessariamente se disponibiliza o sinal da outra. “O Amapá ficou na cota do Senado, que conseguiu as concessões de quatro canais de tv e um de rádio, sendo que este último dividido com a Assembleia Legislativa, que assume parte da produção de conteúdo para sua programação”, explicou Cleber Barbosa.
As emissoras legislativas podem ser sintonizadas em Macapá e região metropolitana através dos seguintes canais: 57.1 TV Senado; 57.2 TV Assembleia; 57.3 TV Câmara; 57.4 Reservado Senado; já a Rádio Senado pode ser sintonizada na frequência 93.9 FM. Todas estão funcionando em caráter experimental e com a efetivação das instalações prediais e a aprovação da estrutura administrativa da futura Secretaria de Comunicação, poderão ser oficialmente inauguradas.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Rômulo Vilhena | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...