Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Jaime Perez diz que Dia do Professor sugere muitas reflexões sobre a profissão


Na condição de presidente da Comissão de Educação do Parlamento Estadual, o deputado Jaime Perez fez uma saudação aos educadores presentes à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (10), dizendo ser importante prestar homenagens em datas comemorativas, como o Dia do Professor, mas disse ser mais importante fazer reflexões a respeito das carreiras e o quanto ainda precisam de apoio.
Segundo o parlamentar, não dá para dizer que não se tem motivos para comemorar o Dia do Professor, afinal existe todo um conjunto de qualidades, virtudes e aptidões que moldam o perfil profissional de um educador, que para ele é mesmo um sacerdócio. “De fato, todos sabemos da doação e da entrega com que nossos professores desincumbem seu papel, formando as novas gerações de brasileiros, com uma base de conhecimento científico, mas fundamentalmente cidadã, afinal suas histórias de superação são um exemplo a ser seguido e sua visão a respeito da sociedade ajudam a despertar o senso crítico dos estudantes”, argumentou.
Perez disse que não resta dúvida de que o profissional professor faz sua parte, cotidianamente, dia após dia, ano após ano. “O que a data de hoje sugere é uma reflexão a respeito do que o nosso país está fazendo por seus professores.
Agora mesmo o Brasil é tomado de surpresa por uma decisão unilateral de romper com o modelo tradicional do ensino médio para editar uma reforma já a partir de 2017, sem que o profissional professor tenha sequer sido consultado para dar sua parcela de contribuição com essas mudanças”, ponderou.
Mas é só isso. Para ele, o Brasil ainda remunera mal seus professores, como também os aloca em escolas que não reúnem as condições ideais para o ensino e aprendizagem. E ainda está ficando mais pe​rigoso o exercício da profissão, tanto do ponto de vista das relações interpessoais com os estudantes, como também pelo assédio que as escolas sofrem de delinquentes ou até de assaltantes. “Então queremos propor aqui um novo pacto pela educação. Que possamos estar mais atentos e vigilantes a todo tipo de ameaça à educação e aos sagrados domínios da sala de aula, um universo próprio para a consecução da finalidade desta maravilhosa profissão”, disse ele.
Por fim, prometeu ajuda institucional à categoria. “Nossa Comissão de Educação coloca-se à disposição de todos para juntos edificarmos uma educação cada vez mais forte, uma carreira cada dia mais protegida, uma escola cada vez mais forte.

Contem conosco”, concluiu.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...