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sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Deputado Fabricio Furlan requer estudo sobre a implantação do BRT em Macapá

O sistema de transporte público feito com ônibus de Trânsito Rápido, também conhecido como Bus Rapid Transit (BRT) já é uma realidade em nove cidades brasileiras, no qual o objetivo é viabilizar o deslocamento rápido dos passageiros por meio de estações de transferência e corredores exclusivos.
Operando em corredores exclusivos, o BRT alcança um desempenho superior na qualidade do transporte coletivo entre outras características atrativas dos sistemas mais modernos de transporte urbano sobre trilhos, mas com um diferencial importante: é mais barato. Só para se ter ideia, um metrô custa até 50 vezes mais que o valor do BRT.
Durante os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 o governo federal decidiu incluir o BRT no chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir a execução dos projetos dentro dos prazos estabelecidos para o Mundial, ao longo dos próximos três anos.
Baseado nessas experiências positivas, o deputado estadual Fabrício Furlan (SD), requereu à Secretaria de Transportes do Estado (SETRAP) a realização de estudos de viabilidade técnica econômica e ambiental para implantação do BRT, na Capital Amapaense.
 “Já visitei algumas das cidades que implantaram o sistema no Brasil, e pude constatar que houve um aumento na qualidade de vida do usuário, que em função da agilidade do sistema, não tem que ficar horas dentro de um ônibus comum para se deslocar ao seu destino”, disse o deputado.
 “Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de coletivos. Na maioria dos BRTs implantados com sucesso, as funcionalidades se comparadas com o transporte público convencional são extremamente vantajosas para a população”, finalizou Fabricio Furlan.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete do Deputado Estadual Fabrício Furlan
Texto e foto – Ascom GAB

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