Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Deputada Marília Góes anuncia audiência pública sobre prevenção ao suicídio

Vai acontecer no próximo dia 20 de outubro, na Assembleia Legislativa do Amapá, a Audiência Pública com o tema: Suicídio x Depressão, o silêncio mata!
A Audiência será promovida pela deputada Estadual Marilia Góes (PDT), e vai contar com doutor e especialistas no assunto.
Nomes de destaques nacional como o Psiquiatra Fernando Fernandes, especialista em transtorno depressivo e bipolar e pesquisa do Grupo de estudos de Doenças Afetivas. E o Professor Dr. Washinton Luiz de Oliveira Brandão, professor da Unifap e Dr. em comportamento suicida
Além de parceiros como enfermeiro Romulo Lima Pantoja, especialista em Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), Letícia Gardênia dos Prazeres do Conselho Regional de Psicologia PA/AP e Wander da Conceição Silva, Coordenador do CVV Macapá

Objetivo da Audiência:
A proposta de audiência Pública realizada pelo nosso mandato é para mostra a sociedade que podemos combater se conhecermos mais a fundo o tema. Vamos contar com auxílio de profissionais qualificados para que possamos informar e combater um dos maiores males do último século.
Esta audiência pública surgiu da necessidade de propor uma discussão onde a depressão e o suicídio fossem abordados de forma clara e objetiva, com caráter informativo para alertar a população sobre o tema.
A ideia é debater com especialistas, esse tema que requer tanta atenção. Entre os convidados. Será um momento para entender as causas desse problema tão presente em nosso Estado e que abala muitas famílias, e de discutir a elaboração de políticas públicas para evitar o sofrimento de outras.
O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. O estado do Amapá o suicídio é considerado a quinta causa de morte violenta.
A organização Mundial de Saúde, OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.
Segundo o estudo da Organização Mundial de Saúde, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos
Serão disponibilizados certificados para todos os participantes, o credenciamento será feito no local, a partir das 8h da manhã.

Programação:
1º Painel – Suicídio quando a depressão é fatal
Médico Psiquiatra – Fernando Fernandes
Esp. Em transtorno depressivo e bipolar e pesquisa do Grupo de estudos de Doenças Afetivas

2º Painel-  Execução de Políticas Públicas em saúde mental
Enf. Romulo Lima Pantoja
Especialista em Saúde  Mental do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD)

3º Painel – Desafios Profissionais  da Psicologia  na Prevenção  e Combate ao Suicídio
Letícia Gardênia Carvalho dos Prazeres
Conselho Regional de Psicologia PA/AP

4º Painel – Falar é a Melhor Solução, Atuação do Centro de Valorização da Vida no Amapá
Wander da Conceição Silva
Coordenador do Posto CVV Macapá

5º Painel- Depressão e Suicídio – Vulnerabilidade em Foco
Prof. Dr. Washinton Luiz de Oliveira Brandão
Prof. Da  Unifap e Doutor  em Comportamento Suicida
Release Audiência Pública
Vai acontecer no próximo dia 20 de outubro, na Assembleia Legislativa do Amapá, a Audiência Pública com o tema: Suicídio x Depressão, o silêncio mata!

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes (PDT)
Texto e foto – Ascom GAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...