Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Deputada Maria Góes alerta para queimadas irregulares na zona rural


A deputada Maria Góes (PDT), que é membro titular da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) alertou nesta quinta-feira (06) para os danos ao meio ambiente e à saúde da população que são provocados pelas queimadas irregulares na zona rural do município.
A parlamentar pedetista disse que agora que o estado chega ao auge da estiagem, o problema se agrava, com uma fuligem já sendo percebida nas primeiras horas da manhã. “Não falo apenas pelo incômodo para quem vive na cidade, minha preocupação é com nossos irmãos lá no campo – de onde eu inclusive vim – que ainda praticam as queimadas como forma de roçagem, o que já se sabe acaba provocando danos ao solo e à natureza como um todo”, disse ela.
Maria Góes tem suas origens na comunidade do Matapi, município de Porto Grande, onde criou seus filhos e começou a empreender. Ela diz que as queimadas faziam e ainda fazem parte do cotidiano de muitas famílias de agricultores, prática utilizada devido a falta de condições para esses trabalhadores limparem seus terrenos para a plantação.
A deputada disse que se for ampliar a discussão sobre o tema, chegará a outras demandas como a falta de incentivos ao produtor rural, por parte do Governo Federal, bem como acesso ao crédito, o que possibilitaria que esses produtores adquirissem os implementos agrícolas necessários. “O fato é que as queimadas ainda existem, provocam danos e também empobrece o solo, então minha sugestão é que esse modelo seja revisto, com orientação e também apoio público a quem resiste bravamente mantendo-se na zona rural”, completa.
Maria Góes lembra ainda que as queimadas prejudicam também a aviação, a visibilidade nas estradas e a qualidade do ar. “Além disso, ainda tem o problema dos nossos bombeiros militares, que são deslocados para apagar os grandes incêndios nos arredores das cidades e não tem a devida estrutura para isso”, completa Maria Góes.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Estadual Maria Góes (PDT)
Texto e foto – Ascom GAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...