Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Comissão de Saúde da ALAP irá fazer doações de berços para a maternidade Mãe Luzia


Na sessão desta quinta-feira (20) da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), os deputados acataram uma sugestão do presidente da comissão, deputado Dr. Furlan (PTB), atendendo um pedido do diretor do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Ivo Melo, será doado dez novos berços para recém-nascidos. “A maternidade vive superlotada e passa por momentos difíceis”, destacou o deputado, citando que a comissão já contribuiu para solucionar problemas no Hospital da Criança e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).
No ponto de vista do deputado Max da AABB, apesar de ser competência do Estado, a ideia é válida. “Nesse momento a Assembleia Legislativa tem que ajudar na melhoria do atendimento a população” frisou o deputado colocando-se à disposição para contribuir.
O deputado Jory Oeiras (PRB) defendeu a aprovação da emenda impositiva estadual que torna obrigatória a execução orçamentária de emendas individuais dos parlamentares. “A execução obrigatória das emendas individuais pode ser vista como um mecanismo de fortalecimento do parlamento, garantindo cerca de R$ 2 milhões em emendas por parlamentar, para que o deputado possa destinar aos setores de saúde, educação, segurança pública e outros, objetivando a plena independência dos Poderes”, argumenta Jory Oeiras.  
A comissão também acatou uma solicitação da deputada Cristina Almeida (PSB), que seja realizada uma visita urgente ao setor de Nefrologia do Hospital de Clinicas Alberto Lima (HCAL), para fiscalizar a real condição que se encontra o atendimento aos pacientes com problemas renais do Estado do Amapá. “O pedido é em virtude de uma visita realizada no último dia 27 de setembro, onde constatei o estado de calamidade na qual vivem os pacientes que necessitam de atendimento de hemodiálise”, justifica a deputada.
A data da visita será confirmada pelos técnicos da comissão e deverá ser acompanhada pela secretaria estadual de Saúde, diretores do HCAL e Nefrologia e da Associação dos Renais Crônicos do Amapá.
Tramita na comissão para análise projeto de lei de autoria do deputado Jory Oeiras, que dispõe sobre a distribuição domiciliar de medicamentos e materiais necessários aos procedimentos médicos para idosos previamente cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Amapá. “O objetivo desse projeto é melhorar a qualidade no atendimento, humanizando e oferecendo mais comodidade e segurança aos pacientes idosos”.
O deputado Max da AABB escolhido como relator do projeto, contestou a iniciativa. Para ele o projeto vem de encontro ao Programa Saúde da Família, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Foto – Michael Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...