Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Assembleia Legislativa realiza visita institucional ao Batalhão Especial de Operações

A chefe de gabinete civil, Cláudia Cesário, o assessor parlamentar Elpídio Amanajás, com o comandante do Bope
A chefe do Gabinete Civil da Presidência da Assembleia Legislativa, advogada Cláudia Cesário, acompanhada do assessor parlamentar, Elpídio Amanajás, esteve na manhã desta quarta-feira (19) fazendo visita institucional ao Batalhão Especial de Operações (BOPE), unidade operacional da Polícia Militar do Estado, tendo sido recebida pelo comandante da unidade, tenente coronel Jackson Rodrigues.
Após visitarem as instalações da unidade policial, os visitantes tiveram oportunidade de assistir a uma exposição, feita pelo capitão Kleber, quando ficaram conhecendo o funcionamento e as ações realizadas pelo BOPE no combate ao crime. O oficial explicou que o Bope, possui um contingente total de 157 policiais, dos quais, 8 são mulheres. Segundo ele,  em razão de afastamentos, por motivos de saúde ou férias, hoje, o batalhão dispõe de 113 policiais, prontos a entrar e ação.  
Foi explicado também que o Batalhão possui 4 subunidades, que são as companhias Especializadas ROTAM, Choque, COE e Giro. Cada uma dessas subunidades é encarregada de um tipo de ação no combate ao crime. A primeira destina-se a operações rápidas como sequestros com reféns ou rebeliões em presídios. A segunda, visa distúrbios em via pública como manifestações. O COE é utilizado em resgate de reféns e outras ações de alto risco e o Giro, cuidas praticamente das mesmas ações praticadas pela ROTAM, com a diferença de que o deslocamento da tropa é feito em motocicletas, apropriado para locais de difícil acesso.
O comandante do Bope disse que os policiais  não cuidam apenas das operações especiais, mas também executam programas sociais em prol da comunidade. Um deles é o “Policiais Mirins”, no bairro Araxá, beneficiando 80 crianças em vulnerabilidade social. “Nossos policiais buscam resgatar valores esquecidos, ensinando noções de saúde, higiene, civismo e ética. Se não cuidarmos dessas crianças, o crime cuida”, sentenciou.
Rodrigues classificou de gratificante a visita institucional da Assembleia Legislativa. “Isso nos aproxima do Poder Legislativo e nos permite mostrar nossa realidade e interagir, fugindo do documento frio de papel, esclarecendo como funciona toda a engrenagem do Batalhão Especial”, declarou.
Para a chefe de gabinete da Presidência da Alap, Cláudia Cesário, a visita serviu para estreitar o relacionamento com o BOPE e conhecer melhor o trabalho desse grupo de policias. “Levo uma impressão muito positiva do trabalho aqui desenvolvido e, na Assembleia Legislativa,  vou buscar estabelecer parcerias e ajudar, no que for possível, para participarmos ainda mais desse trabalho que só engrandece a corporação”, enalteceu.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto e fotos – Paulo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...