Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Manifesto pelo Direito e Dignidade Humana é lido na Tribuna da Alap


Foi lida hoje, 6, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Amapá, uma carta enviada pela enfermeira obstetra Ediane Andrade ao gabinete da deputada estadual Cristina Almeida (PSB) titulada Manifesto pelo Direito e Dignidade Humana, na qual relata a realidade em que se encontra a Maternidade Mãe Luíza. O objetivo da carta é um pedido de socorro aos parlamentares, para tomarem as medidas cabíveis que o caso requer.
A parlamentar Cristina Almeida foi quem leu trechos da carta de 7 laudas catalogando inúmeros problemas enfrentados pelos profissionais da Saúde, que se sentem ignorados e desprestigiados, bem como os usuários dos serviços, vítimas desse abandono do Poder Público, que vai desde as condições de trabalho até a alimentação no hospital. “Não sei se vocês antes de deitar ou quando acordam lembram de nós e de como estamos oferecendo nosso trabalho para as usuárias e bebês”, questiona Ediane.
Na carta, a enfermeira afirma que além de estarem expostos fisicamente e biologicamente em ambiente insalubre, não têm acompanhamento ocupacional. “Ainda temos que judicializar o aumento do pagamento de Insalubridade na qual recebemos apenas 10% e passamos anos para receber esse direito”, destaca.
E desabafa em nome de vários profissionais da Saúde: “É humilhante viver assim, trabalhar onde se gosta sem ter a oportunidade de viver com dignidade e mostrar as nossas habilidades e competências Todos falam mal de nossos serviços, mas em 80% das vezes não temos culpa. A Assembleia aprovar pagamentos e compras emergenciais com duodécimos não isenta a responsabilidade da gestão da SESA em explicar onde está ou foi gasto os milhões destinados à execução dos serviços de saúde na qual nós profissionais e a população merece viver e ver”.
Após a leitura, Cristina disse que o governo do Estado tem a obrigação de dar alternativas para este caos instalado na Saúde. “Por duas vezes o governador decretou estado de emergência. É humanamente impossível ver esta situação e não se manifestar com os descasos que vêm acontecendo em nosso Estado, onde não há, por exemplo, esparadrapo e gazes para as cirurgias”, ressaltou a parlamentar.
Por fim, a Deputada encaminhou, através de ofício, o manifesto para as comissões de Saúde e Direitos Humanos.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Estadual Cristina Almeida
Texto e foto – Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...