Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Deputado Augusto Aguiar diz que ferrovia pode ajudar economia do Amapá


O deputado Augusto Aguiar (PMDB), que preside a Comissão de Transportes e Obras Públicas (CTO) defendeu nesta sexta-feira (16) a imediata reativação da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), que atualmente teve sua concessão retomada pelo Governo do Estado.
Ele disse que a ferrovia está fazendo uma enorme falta ao estado, especialmente num momento como esse, quando o estado decide entrar para o agronegócio. “Os grandes produtores do Centro-Oeste estão em busca de alternativas, pois os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) estão congestionados e ainda são muitos distantes das regiões produtoras, que utilizam o transporte rodoviário para escoar a produção, sabidamente mais caro que os demais”, disse Aguiar.
O parlamentar lembrou que o Amapá pode ter um incremento do modal de transporte que inclui rodovia, ferrovia e porto, transformando-se em um grande entreposto de cargas para a região e o país. “Estamos muito melhor localizados geograficamente do que os demais estados, pois na Foz do Amazonas mais próximo dos centros compradores, como Europa, Estados Unidos e o Caribe”, comparou.
Ele disse ter conhecimento através de encontros com autoridades estaduais, de que o Governo do Estado está em busca de interessados em novo arrendamento da ferrovia. “Compreendo que o governo esteja no caminho certo, pois é preciso ter essa postura mais dinâmica, proativa e visando o mercado. As parcerias público-privadas são uma alternativa importante, tanto que já temos notícias, por exemplo, de que a Companhia Docas de Santana será de capital aberto, podendo assim captar recursos para sua modernização e inserção no mercado internacional”, concluiu Augusto Aguiar.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...