Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Assembleia Legislativa participa de evento histórico no Porto de Santana

A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) enviou uma comissão de deputados ao Porto de Santana nesta quinta-feira (08) para participar da cerimônia do primeiro embarque de soja produzida no estado. O grupo era liderado pela deputada Roseli Matos (PP) e contou ainda com os parlamentares Edna Auzier (PSD), Pedro Dalua (PSC), Jory Oeiras (PRB) e Fabrício Furlan (SDD), que integram diversas comissões no âmbito do Parlamento Estadual, como a Comissão da Indústria, Comércio e Mineração.
Chamada a falar em nome do Legislativo, Roseli Matos lembrou que para ase chegar a esse momento – considerado um marco histórico para o Amapá – foram necessários muitas ações, em várias frentes, inclusive no âmbito da Assembleia Legislativa. “Lembro, por exemplo, de quando soubemos de algumas tratativas para repassar o nosso porto para a gestão do Governo do Estado, na gestão passada, o que nos levou a organizar uma audiência pública para garantir a permanência deste terminal com o povo de Santana, afinal esta é a vocação econômica do município”, disse Roseli.
Edna Auzier disse também que a chamada Casa de Leis editou vários encontros e debates com os mais diversos setores do poder público e da sociedade civil, no sentido de promover uma convergência de esforços no sentido de apoiar o setor produtivo. “Além disso, muitos de nossos parlamentares ao longo dos últimos anos diligenciaram no sentido de buscar primeiro a expertise que quem estava mais adiantado nesse setor e depois promovendo o encontro de quem quer vender com quem quer comprar, por assim dizer”, aditou.
Pedro Dalua, que preside a Comissão de Direitos Humanos, também se disse satisfeito com o momento que o estado passa a viver em relação a produção de grãos. “Durante muito tempo aqui só se falava que não poderíamos apostar na soja, pois isso era uma monocultura, quando o que se vê hoje com o agronegócio é a mudança na qualidade de vida das pessoas alcançadas por essa atividade econômica, que mudou cidades como Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso”, disse o parlamentar.
Já Fabrício Furlan lembrou que o Amapá também está entrando na rota da escoação de grãos do Centro-Oeste, um arrojado projeto que também presta um serviço aos produtores daquela região, que hoje enfrentam toda sorte de dificuldades para escoar sua produção através dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). “Todo um modal de transportes está sendo implementado, o que representa a possibilidade da geração de emprego e renda para nossa gente, que tanto precisa num momento como esse”, concluiu.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Fotos – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...