Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Projeto assegura direitos ao Governo do Estado e do município a prorrogar validade de concursos públicos


De autoria do deputado Charles Marques (PSDC), o projeto aprovado na sessão desta terça-feira (2), retorno do recesso legislativo, veda a contratação, através de contratos administrativos de pessoas para prestar serviços à administração pública direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes e órgãos do Estado do Amapá e dos seus municípios, enquanto tiver pessoas aprovados em concurso público, nas listas aguardando convocação para assumirem os cargos públicos para os quais foram selecionados.
De acordo com o projeto que recebeu o apoio de vários parlamentares, a data de vencimento será prorrogada pelo período de dois anos, a contar da publicação da presente lei. “Todos os concursos públicos realizados pela administração publica direta ou indireta, em que os candidatos que aguardavam na lista de espera, foram preteridos em suas nomeações pela contratação de pessoal através de contratos administrativos nas respectivas áreas em que foram aprovados”, justifica o autor do projeto, acrescentando que, a vedação constante no projeto não se aplica aos casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, quando legalmente aprovadas por lei, conforme previsão Constitucional. “Os concursos públicos de que trata o projeto, são os realizados a partir de 2012, inclusive, e que até a presente data não foram chamados todos os aprovados”, destacou o deputado Charles Marques, referindo-se aos candidatos aprovados e que não foram convocados no último concurso público do governo do Amapá para a área da Saúde, realizado em 2012 e com prazo de validade até agosto de 2016.
O representante dos 700 concursados de diversas áreas, Marcelo Souza, de 33 anos, espera pela chamada para assumir o cargo de radioperador. Para ele toda a rede estadual de saúde está com falta de funcionários, e que uma contratação imediata seria a melhor solução para os problemas. Uma comissão foi formada, em conjunto as comissões de Saúde, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jaci Amanajás (PV), Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) presidida pelo deputado Charles Marques e a Comissão de Direitos Humanos (CDH), comandada pelo deputado Pedro Da Lua, abraçaram a causa e tentam encontrar uma solução. 



Assembleia Legislativa do Amapá
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto: Everlando Mathias | Foto – Jaciguara Cruz
Youtube: TV Assembleia Amapa | Rádio Assembleia 93.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...