Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Frente parlamentar pela acessibilidade e mobilidade urbana ganha adesão de dez deputados


Uma das maiores dificuldades enfrentada por pessoas com necessidades especiais é a falta de acessibilidade. Calçadas sem rampas, ônibus sem ou com adaptação deficiente, repartições, agências bancárias, escolas e outros estabelecimentos tornam o cotidiano destas pessoas bem mais difícil.
Esta é mais uma preocupação do mandato do deputado estadual Pedro DaLua (PSC), Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá. O parlamentar teve aprovado na sessão de hoje, 02, o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar pela Acessibilidade, Mobilidade Urbana e os Direitos das Pessoas com Deficiência. Para o parlamentar, o PR nada mais quer que colocar em prática a legislação que já existe e que não é cumprida, tanto no Amapá quanto nos outros Estados brasileiros.
O acesso a prédios públicos ou privados de uso coletivo é o primeiro ponto a ser abordado a partir da aprovação. DaLua considerou que poucas dessas estruturas são totalmente adaptadas para cadeirantes ou portadores de mobilidade reduzida. Ele citou como exemplo o próprio plenário da assembleia, que precisa de adaptações. Os deputados Pedro DaLua, Paulo Lemos, Edna Auzier, Luciana Gurgel, Max da ABB, Roseli Matos, Dr. Furlan, Cristina Alneida, Jaci Amanajás e Luciana Gurgel vão compor a Frente.
O deputado pretende que haja um condicionamento para a locação de prédios pelo Poder Executivo respeitando os critérios de acessibilidade. Ele também lembrou da estrutura de maioria dos bairros da cidade que surgiram sem planejamento e apresentam inúmeras barreiras.
DaLua lembrou que só recentemente o Brasil assumiu uma maior preocupação com a falta de acessibilidade. Na opinião dele, existe a necessidade de se repensar as necessidades destas pessoas e incluí-las no dia a dia. A Assembleia Legislativa, disse o deputado, não tem como ficar fora desse movimento nacional.
A Frente pretende articular ações entre órgãos federais, estaduais e municipais para que a capital e municípios se adequem às necessidades de quem tem dificuldade de se locomover.



Assembleia Legislativa do Amapá
Gabinete do Deputado Pedro DaLua
Assessoria de Comunicação
Texto: José Marques Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...