Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa define calendário de sessões itinerantes


A Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa do Amapá, presidida pelo deputado Dr. Furlan (PTB), se reuniu na manhã desta quinta-feira (18), e definiu calendário de sessões itinerantes, proposta pela comissão. A primeira sessão foi confirmada para o dia primeiro de setembro no município de Santana, distante 17 quilômetros da capital Macapá. “Os profissionais da área de enfermagem que atuarão na Nefrologia do município de Santana, já iniciaram os treinamentos. Em contrapartida, a obra ainda não está pronta”, preocupa-se o deputado Jory Oeiras, que propôs a realização da primeira sessão itinerante que discutirá a conclusão da clínica de nefrologia e a restruturação do Hospital Estadual no município.
A construção da clínica de nefrologia foi iniciada em 2011 e paralisada em 2013 após identificação de irregularidades. A obra foi retomada em 2015 e passou por adequações no projeto original, que resultaram em cerca de R$ 210 mil a mais do que o orçado, de acordo com explicações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF), onde garante que 80% da estrutura física está concluída.
A clínica de nefrologia, necessária para o tratamento de pacientes renais crônicos, é cobrada há anos na cidade e a demora na entrega do prédio prejudica atualmente cerca de 80 pessoas, que são obrigadas a se deslocar até Macapá em busca de atendimento.
O deputado Dr. Furlan, informou que o Ministério do Trabalho, aplicou uma multa na mineradora Zamin que será revestido na compra de equipamentos para o Hospital de Estadual de Santana. Para a sessão no município de Santana em local e hora ainda a ser definido, o presidente Dr. Furlan, disse que será convidado o promotor de Justiça Adilson Garcia do Nascimento, titular da Promotoria de Meio Ambiente de Santana, que está capitaneando a questão junto à mineradora. “As sessões itinerantes visam atender os locais críticos onde podemos ouvir a direção dos postos de saúde, hospitais e associações sobre os problemas decorrentes na área de saúde pública e buscar de forma mais efetiva, solução junto as autoridades”, justifica o presidente da CAS, deputado Dr. Furlan.
Durante a sessão da CAS que contou com a participação do deputado Paulo Lemos, o deputado Max da AABB, propôs a realização quinzenal da sessão da comissão durante o período eleitoral municipal, sejam realizadas quinzenalmente. O parlamentar também frisou que a comissão não pode esquecer o tema sobre a paralisação dos tomógrafos dos hospitais de Emergência (HE) e no Alberto Lima (HCAL) e cobrar uma explicação da secretária de Estado da Saúde (SESA), Renilda Costa.
Moção de Pesar – Os deputados que compõe a CAS estarão homenageando a família do presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados (Aacreta), Ivanildo Sousa, que faleceu na tarde do dia 20 de julho deste ano com Moção de Pesar. Paciente renal há quase 20 anos, ele esteve a frente da associação por mais de 10 anos. Como homenagem, amigos querem que Centro de Nefrologia seja batizado com o nome dele.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa | Texto e Fotos: Everlando Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...