Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Assembleia Legislativa homenageia servidor pela passagem do Dia do Trabalhador

As homenagens na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP) ao servidor público pela passagem do Dia do Trabalhador (1º de maio), começaram na manhã desta quarta-feira (30) com café da manhã servido aos funcionários da Casa, no hall do plenário Deputado Dalto Martins. No sábado (3), o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindsel), estará realizando uma programação na sua sede social, com torneio de futebol, churrasco e banho de piscina. 
O pastor João Gilberto, ministrou a passagem bíblica que relata a multiplicação dos pães, uma alusão também ao valor do trabalho. A palavra de conforto foi bem aceita pelos servidores e deputados, que prestigiaram o evento. A diretora de Assuntos Intersindicais do Sindisel/AP, Cleia Vilhena, fez um discurso emocionado em defesa dos servidores da Casa. O mesmo tom foi seguido pela deputada Marilia Goés (PDT), que comentou sobre o efeito de um sorriso e um bom dia ao ser humano.

O deputado Charles Marques (PSDC), relatou a importância da valorização do servidor. “Esse café é um reconhecimento da importância do servidor para esta casa e para nós deputados. Precisamos do apoio de vocês, porque o parlamentar sofre todos os dias pedidos e clamores de todos os lados. Quando sentimos em aflição o sorriso de cada servidor ao chegar nessa casa é muito importante”, frisou.

O presidente interino da Casa, deputado Junior Favacho (PMDB) externou agradecimentos como reconhecimento pelo empenho permanente dos servidores no cumprimento das suas atividades, bem como o respeito de todos os deputados em relação à dignidade dos servidores da nossa Casa, referenciados por sua capacidade técnico-administrativa. “A missão de prestar um serviço de qualidade com resultados na busca de melhorias e o zelo no tratamento do bem público são modelos de gestão implementados pelos integrantes do nosso Quadro de Pessoal que se revelam de suma importância como elo de integração com a sociedade”, relatou o deputado Junior Favacho, clamando a todos que orassem o Pai Nosso.





RELEASE 30/04/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Edinho Duarte discursa sobre as acusações do Ministério Público

Em pronunciamento feito ontem (29) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edinho Duarte (PP) usou a tribuna para falar sobre as acusações que vem sofrendo por parte do Ministério Público do Estado do Amapá e o novo afastamento. Ele iniciou seu discurso citando um artigo que produziu intitulado de “O Pingo no Primeiro I”, no qual diz que resolveu responder aos frequentes ataques que não têm a ver com a moralidade ou a justiça, mas com vingança.
O parlamentar conta que após a decisão do afastamento na sessão do Tribunal de Justiça do Amapá, foi enviado um ofício para a Assembleia Legislativa sem maiores informações e que na legislação brasileira diz que quando retomada uma decisão judicial ela deve ser respeitada imediatamente, porém precisa ter seus efeitos a partir do momento da publicação da referida decisão. “Preciso me defender, ainda estou sentado a esta Mesa porque não fui citado. Tenho notícias pelo rádio e pelo jornal que fui afastado, mas não sei sob qual acusação. Vou cumprir a decisão quando vier o que falta”, diz, em alusão ao Acórdão do Tjap.

Edinho destaca o respeito pela instituição Ministério Público e tudo o que fez esta semana na Alap foi em respeito a população que merece uma satisfação. “As pessoas precisam saber o que está acontecendo, mas me assusta estar neste plenário e estar com apenas dois deputados na Casa, esta é a maior prova que o objetivo foi alcançado. Temos uma Assembleia de joelhos, que perdeu a essência da autonomia financeira quando caiu no conto do vigarista que era aquela campanha de que o Poder Legislativo deveria abrir mão de parte do seu orçamento e parte disso foi para comunicação e mídia. O governador recuperou uma relação promiscuía que aprendeu com o pai dele com o repasse extra”. Diante do exposto, Edinho indaga a iniciativa do Ministério Público em fiscalizar e cobrar a autonomia que a Alap perdeu.

Em determinado momento de seu discurso, Duarte menciona sobre a acusação do desvio de mais de R$ 20 milhões e pergunta onde está esse dinheiro. “Tenho 25 anos de vida pública e tudo o que tenho está declarado no Imposto de Renda. O Ministério Público pediu bloqueio das minhas contas, tenho duas sendo que uma delas é conta-salário. Bloquearam minhas duas contas e as 35 do Camilo? Prefiro renunciar meu mandato a me anular como parlamentar. Só fiquei me segurando por orientação dos advogados e da minha família. Os amigos temem pela vida de cada um nós”, disse.

Foi destacado na sessão o registro na secretaria do Legislativo de uma edição do Jornal A Gazeta desta semana que traz como manchete a permuta dos promotores Moisés Rivaldo e Afonso Guimarães. Este último lotado em Santana e em um ‘acordo de amigos’ fizeram uma troca ilegal de local de trabalho. “Iremos passar e a instituição vai ficar, mas o dever do Ministério Público é cobrar, fiscalizar. Se a saúde, educação estão mal, problemas no governo e com o governador, cadê o MP? E essa permuta ilegal que ninguém vê, ninguém fala nada?”



Decisão - As informações passadas na sessão dão conta que não houve citação do deputado Edinho Duarte e nem publicação do acórdão, o que implica dizer que não há cumprimento da decisão e que Edinho continua na primeira secretaria da Assembleia Legislativa. “O que sei pelos advogados é que se a Alap consagrar o afastamento estará atropelando uma decisão do Supremo Tribunal do meu país. A decisão do ministro Lewandowski diz que os deputados poderiam voltar aos cargos se assim eles desejassem e se o plenário desta Casa referendasse e mais: os deputados poderiam ser afastados caso surjam fatos novos que não sejam aqueles da operação Eclésia. E agora o que eu fiz de novo?”.

Edinho Duarte finaliza dizendo que está tranquilo e que aguarda a decisão com a documentação necessária e que assim que chegar ele sairá da mesa. “Cumprirei a decisão, porque respeito todas as instituições, mas vou me defender. Sou filho de Jorge, meu nome é Jorge em homenagem a São Jorge Guerreiro. E ele ensina que temos que enfrentar os dragões da vida. Quem é de Deus não corre perigo, quem é de Deus é bem sucedido, que é de Deus por Ele é protegido”.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Edinho Duarte (PP)
Texto - Monalisa Kato (Assessora de Comunicação)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto cria programa de incentivo aos municípios no combate às drogas

O uso de drogas é, sem sombra de dúvida, um dos grandes, se não o maior problema da nossa sociedade, sendo necessário esforços de todas as esferas do poder no seu combate e quem dera a erradicação deste mal. Imbuído desse pensamento, o deputado Manoel Brasil (PTN), deu entrada na Assembleia Legislativa com projeto de lei, que dispõe sobre a criação do programa estadual de incentivo aos municípios que instituírem ou mantenham programa antidrogas. O projeto foi lido na sessão desta terça-feira (29) e segue para as comissões, antes de entrar na ordem do dia para votação em plenário.
Na justificativa apresentada pelo deputado, à criação do programa de incentivo aos municípios que possuam ou instituam conselhos ou programas antidrogas servirá par que os municípios amapaenses pratiquem políticas, buscando os incentivos oferecidos. “Ocorre que na sua grande maioria, os nossos municípios não possuem condições econômicas de enfrentarem o problema, necessitando da ajuda dos demais Poderes, Federal e Estadual para, buscar mecanismos de combate a essa praga que, tanto aflige toda sociedade paulista”, frisou.
De acordo com o deputado, é importante considerar que na Politica Nacional Antidrogas a prevenção e fruto do comprometimento, da cooperação e da parceria entre os diferentes segmentos da sociedade com responsabilidade, de forma que possibilitem a melhoria das condições de vida e a promoção geral da saúde. Na Politica Nacional a prevenção deve ser descentralizada nos municípios, e deve contar com o apoio dos Conselhos Estaduais de Politicas Publicas sobre as drogas e da sociedade civil organizada, além de ser adaptada as peculiaridades locais, priorizando as comunidades mais vulneráveis. “Devemos ressaltar que o programa que se cria no projeto atende as diretrizes da Politica Nacional Antidrogas, quando diz respeito a prevenção e entende que deve ser planejada e direcionada ao desenvolvimento humano, se concentrando no incentivo a educação para a vida saudável, com o acesso aos bens culturais, incluindo a pratica de esportes, a cultura, o lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com o embasamento cientifico, com a participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação nessas ações”, concluiu Manoel Brasil.


RELEASE 29/04/2013

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Michel JK cria reserva de vagas de trabalho para mulheres sentenciadas

Aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), o Projeto de Lei nº 0168/2012 que dispõe sobre a reserva de vagas de trabalho para mulheres sentenciadas em regime semi-aberto ou aberto, e egressas do sistema penitenciário nas contratações de obras ou serviços da Administração Pública do Estado do Amapá. A matéria de autoria do deputado Michel JK (PSDB) visa garantir a reintegração social e minimizar as discriminações e dificuldades encontradas por presidiárias e ex-presidiárias ao conquistarem a liberdade.

“O trabalho é uma das principais portas da ressocialização. É dever do Estado garantir o ingresso dessas cidadãs na sociedade, evitando a grave consequência que é a reincidência”, defendeu Michel JK.
 O projeto garante a reserva de no mínimo 5% da quantidade das vagas destinadas para as sentenciadas que apresentarem os melhores indicadores de disciplina, responsabilidade, aptidão, e habilitação para atividade a ser desenvolvida.
Para o autor do projeto é preciso evitar que sentenciados e egressos do sistema prisional sejam marginalizados, facilitando assim o retorno para o mundo do crime por falta de uma oportunidade.
“Sabemos que há um preconceito muito grande e nós temos que mudar esse quadro criando políticas públicas de inclusão social”, acrescentou JK.
O projeto cita como fator relevante o abandono das mulheres pelos companheiros, afetando a autoestima e comprometendo uma possível situação de segurança e conforto no seio familiar e na sociedade. Michel JK destaca atividades que podem contribuir de forma eficiente com centenas de detentos.
“Os cursos que qualificação técnica dentro das penitenciárias deveriam ser uma prática constante, assim como a continuidade dos estudos dos detentos que poderiam concluir o seu ensino fundamental e médio, já que o censo também mostrou esse grave problema de falta de formação educacional”, finalizou o deputado.
A matéria destaca na justificativa o último censo penitenciário realizado em 2010 no Amapá pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, que mostra 2.187 internos cumprindo penas em regime provisório, aberto, semiaberto, fechado e integralmente fechado no Iapen. Desse total, 153 são mulheres. O que representa 7% da população carcerária. O Censo revela que 57% dos internos são presos condenados e 43% são internos provisórios.
Um dado que chama atenção é que 765 internos são reincidentes, o que corresponde a 35%. A maior faixa de idade, de acordo com a pesquisa, é entre 18 e 34 anos, ou seja, uma população predominante jovem.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Michel JK (PSDB)
Texto - Rosiane Almeida (Assessora de Comunicação)

Delegacias de Mazagão, Calçoene e do Distrito de Lourenço podem ganhar viaturas

Moradores de dois extremos do Estado, Calçoene – no norte do Amapá – e Mazagão – região sul – reclamam da falta de segurança. A população assegura que passar por certos trechos das cidades – principalmente os locais sem iluminação – virou sinônimo de perigo. Segundo os populares, o sentimento de insegurança se instala por conta da falta de rondas periódicas. A ausência dos policiais nas ruas contribui para o aumento da bandidagem.

De acordo com os depoimentos, até as delegacias sofrem com a falta de viaturas. As reclamações dos moradores, de Calçoene e Mazagão, integram a justificativa do requerimento apresentado pela deputada Maria Góes (PDT). A matéria da pedetista entrou na pauta de apreciação, da sessão ordinária desta terça-feira (29). Conforme o requerimento, dividido em três proposituras, foi aprovado por unanimidade pelos deputados.

Na propositura, as Delegacias de Mazagão, Calçoene e do Distrito de Lourenço, que também fica em Calçoene, devem ser beneficiadas com a aquisição de uma viatura, cada. Os carros devem ser adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública – por meio do Governo do Estado. A parlamentar justifica a matéria, mesmo que venha a onerar os cofres públicos, que a falta da viatura acaba interferindo – de forma direta – no trabalho dos policiais. “Sem a viatura, os policiais não podem desempenhar as atividades como tem que ser, eles ficam impossibilitados de cumprirem os mandados de prisão, de fazer a investigação ou qualquer outra ação que necessite de deslocamento”, justificou.

Segundo o texto, a ausência desses serviços contribuiu com o aumento da bandidagem nessas regiões. “É preciso fazer algo, a Secretaria de Segurança Pública tem que intervir a favor junto ao governo para a compra dessas viaturas para que os policiais possam cumprir com o seu papel e impedir o avanço da criminalidade nesses locais”, alerta a parlamentar. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Emerson Renon (Assessor de Comunicação)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Deputada atenta para a falta de atendimento na Clínica Odontológica do GEA e HCAL

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), o Requerimento proposto pela deputada estadual Maria Góes (PDT), que integra a bancada de oposição na Casa de Leis, cobrando providencias à Secretaria de Estado da Saúde – SESA sobre o número de atendimentos na Clínica Odontológica do estado e no Hospital de Clínicas Alberto Lima.
Segundo a parlamentar, o atendimento é precário e reduzido para oferta mínima de serviços oferecidos por aquele Casa de saúde. “Tumultos acontecem diariamente pela falta de atendimento no local. O número de consultas ofertadas é reduzido à população que não pode arcar financeiramente com um tratamento odontológico particular. Após várias insistências sem retorno da SESA, volto a cobrar as devidas providências para tal problema”, ressaltou a deputada.
Segundo denúncias apuradas por pacientes, o descaso é total. “As consultas são agendadas com dias de antecedência, às vezes é cancelada por falta de profissional causando grandes transtornos a população que utiliza o serviço público para tratar da saúde bucal”, denunciou o paciente.
O problema de atendimento e marcação de consulta e atendimento na saúde pública do estado se estende principalmente ao Hospital de Clínicas Alberto Lima. Para deputada oposicionista, “é uma verdadeira falta de respeito aos cidadãos que pagam devidamente seus impostos e não tem retorno desse investimento oferecido através do serviço de saúde pública com dignidade”.
Entre as denúncias apuradas pela pedetista, está a falta aparelhos para realização de exames especializados e a falta de medicamentos. “O paciente é atendido e encaminhado para retirar a medicação na farmácia do próprio Hospital, mas se depara com a falta constante de medicamentos. Quanto aos exames, pacientes são submetidos à uma longa fila de espera diariamente e, nem sempre são realizados por falta de equipamentos adequados”, reclama Maria Góes.
A deputada cobra providências da Secretaria do Estado de Saúde - SESA para apurar as denúncias feitas pelos pacientes prejudicados constantemente pelo serviço de saúde pública oferecida pelo Governo do Estado. “Todos temos o conhecimento do problema que está a saúde pública do Amapá, onde a população mais atingida, sem dúvida, é a mais carente. O absurdo é quem tem o poder e, portanto, a responsabilidade política de resolver o problema e nada faz”, finalizou com indignação a deputada.


RELEASE 28/04/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Diana Franklin (Assessora de Comunicação)

Projeto que institui cursinho pré-vestibular gratuito ganha parecer favorável

Projeto do deputado estadual Jaci Amanajás (PROS), que institui o cursinho pré-vestibular gratuito na Rede pública de ensino, ganhou parecer favorável da Comissão Permanente de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania – CJR da Assembleia Legislativa (ALAP) em sessão realizada na manhã de segunda-feira (28). Com o aval, a matéria está em condições de ser votada em plenário, mas antes, deverá tramitar pelas Comissões de Educação e de Finanças e Orçamento.

Para o autor do Projeto, “A Constituição Federal, no seu Art 6º, diz que a educação é direito de todo cidadão e dever do Estado”. Na opinião do parlamentar, no Amapá existe uma grande desigualdade entre os estudantes que disputam vagas para ingressar à Universidade, em razão das diferenças econômicas existentes entre os mesmos. “Aqueles alunos que possuem melhores condições financeiras, normalmente estudam em melhores escolas e fazem cursinhos de apoio para melhor preparação”.

Para o médico e deputado, projeto é oportuno porque atende os princípios constitucionais de acesso à educação. “Os alunos formados em escolas privadas têm condições vantajosas para ingressar no ensino superior público-federal, já que podem pagar cursinhos preparatórios, ao oposto que a maioria dos estudantes das escolas públicas não”, explicou o autor do projeto. 

O projeto prevê que levantamentos sócio-econômicos, elaborados com base em uma pesquisa realizada por assistentes sociais ligadas ao governo do estado, selecionem quais os alunos que poderão ser beneficiados.
Após aprovação, fica o Poder Executivo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEED), autorizar a criação da ‘Escola de Preparação para o vestibular’ autorizando a adotar todas as medidas financeiras e orçamentárias para a implantação da Lei.

O projeto irá beneficiar estudantes amapaenses, na maioria de classe desfavorecida com dificuldades de acesso à Universidade, em razão de ter condições financeiras desfavoráveis para pagar um cursinho pré-vestibular.



RELEASE 28/04/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Diana Franklin (Assessora de Comunicação)

Assembleia aprova a integração da Expofeira ao patrimônio cultural e imaterial do Estado


Os deputados aprovaram na manhã desta segunda-feira (28), em única votação, o Projeto de Lei que integra a Feira Agropecuária do Amapá ao Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado. A proposta – de autoria do deputado Zezé Nunes (PV) – tem duas finalidades. A primeira em preservar o evento e a outra em ampliar a entrada de tecnologias que possam melhorar o trabalho do homem no campo.

“A Expofeira é um dos eventos mais aguardados, principalmente, pelo homem do campo; é a oportunidade que ele tem em fazer negócios e ao mesmo tempo buscar recursos – por meio de linhas de créditos – e ainda ter acesso ao que existe de mais moderno em tecnologia para o setor”, destaca o parlamentar.


Por outro lado, Zezé Nunes, também, acredita que a área onde acontece o evento pode ser, melhor, explorada no decorrer do ano. “Não podemos fazer uso de uma região como aquela – toda estruturada – somente uma vez no ano; acredito que o espaço pode servir receber outras atividades, e assim, proporcionar as pessoas que moram próximas ao parque, oportunidades de um trabalho”, ressaltou.


Para o relator da matéria, deputado Eider Pena (PSD), a matéria, além de manter o evento como parte da cultura do Estado, contribui, também, para um melhor aproveitamento dos artistas da região. “Não podemos querer apostar apenas nas grandes atrações nacionais, temos que vislumbrar o que é nosso, dar mais apoio aos nossos artistas”, enfatiza.


O texto segue agora para a sanção governamental. “Não vejo razão para o governador Camilo Capiberibe vetar, pro isso, acredito que a nossa proposta terá incentivo do chefe do Executivo, assim como teve o apoio do parlamento estadual”, aposta Zezé Nunes. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Emerson Renon (Assessor de Comunicação)

Deputada Dalva Figueiredo fala na Assembleia Legislativa sobre aprovação da PEC 111

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na ultima quarta-feira (23), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 111/11, que permite aos servidores públicos dos ex-territórios federais do Amapá e de Roraima optarem por fazer parte de quadro em extinção da administração federal. A proposta, de autoria da deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), vale para os admitidos entre outubro de 1988 e outubro de 1993, período entre a transformação dos dois territórios em estados e a efetiva instalação desses estados. A parlamentar esteve na sessão desta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa, onde agradeceu o apoio dos deputados estaduais e dirimiu o tramite da PEC até a aprovação na Câmara Federal. 
A deputada esteve no parlamento estadual a convite do vice-presidente da Casa, deputado Júnior Favacho (PMDB). Ela pediu para que os deputados continuassem com o apoio para que a proposta possa ser aprovada até o mês de junho no Senado. Sobre a PEC de minha autoria, conseguimos atender as solicitações do Ministério do Planejamento, quanto ao número de servidores admitidos no período de 1988 a 1993, comentou a deputada explicando que estendeu a sua proposta para dar o direito de reenquadramento aos que já eram servidores em 1988, os servidores civis, policiais e bombeiros militares do Amapá e de Roraima. 
“A PEC estende àqueles contratados no período entre a criação e a instalação efetiva do novo estado”, frisou a deputada, que respondeu aos questionamentos dos parlamentares Bruno Mineiro (PTdoB), que também elogiou a deputada pelo desempenho na luta pela aprovação da PEC, Agnaldo Balieiro (PSB), que participou das negociações quando esteve a frente da Secretário de Administração do Estado do Amapá. De acordo com levantamento da secretaria haverá um ganho acima dos R$ 15 mi na folha de pagamento. A deputada Sandra Ohana (PP) que esteve em Brasília acompanhando a votação, parabenizou os servidores dos ex-territórios do Amapá e Roraima e o  desempenho da deputada Dalva Figueiredo e da bancada federal amapaense. 
A deputada Marilia Goés (PDT), uma das beneficiadas com a proposta, comentou o apoio estendido à categoria da Policia Civil o qual faz parte como delegada de Policia. Ainda apartearam com o pronunciamento da deputada federal Dalva Figueiredo, a deputada Roseli Matos ((DEM), reconhecendo o beneficio que o estado terá com a aprovação da PEC e colocou-se a disposição, além dos deputados Eider Pena (PSD), Dr. Furlan (PTB) e as deputadas Cristina Almeida (PSB) e Telma Gurgel. O deputado Junior Favacho (PMDB), acompanhou todo o tramite da PEC 111.



RELEASE 28/04/2013



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Projeto institui dia de Caminhada pela Paz no Trânsito no Estado do Amapá

Tramita na Assembleia Legislativa (ALAP), projeto de lei de autoria do deputado Charles Marques (PSDC), instituindo o Dia da Caminhada pela Paz no Trânsito no Estado do Amapá. De acordo com o projeto a caminhada deverá acontecer no encerramento da Semana Nacional de Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre os perigos de imprudência na direção. Pelas estatísticas da violência no Estado, de 1º de janeiro a 25 de abril deste ano, 31 pessoas foram mortas no trânsito, duas a mais que o mesmo período de 2013.
De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, a maioria dos acidentes se dá por desrespeito às normas de trânsito, tanto por parte dos condutores, como por parte dos pedestres. Assim, acreditamos que, através de um bombardeiro intenso de informações sobre os riscos e as consequências geradas pela transgressão às normas de trânsito, conseguiremos coibir tais atitudes, principalmente com esta campanha educativa da Caminhada pela Paz no Trânsito. “Desta maneira, a presente lei vem em respeito às pessoas que perderam alguém da família com acidentes de trânsito e também aquelas que simpatizam e são indignadas com a violência que nos assombram todos os dias nas ruas, pessoas estas que lutam por um transito melhor e que haja paz e respeito nas rodovias, avenidas e ruas. Com a Caminhada pela Paz no Trânsito com certeza, diminuirá as ocorrências de acidentes, nos locais de alto índice de maior incidência”, justifica o deputado Charles Marques, observando que cada vez mais instalam-se estabelecimentos comerciais, empresas, shopping, boates, restaurantes e outros que comercializam bebidas alcoólicas, que geram um risco elevado de acidentes, devido ao grande fluxo de veículos entrando e saindo destes locais. "A bebida e a imprudência na direção são as duas principais causas de acidentes de trânsito nas estradas amapaense", finaliza o parlamentar.









RELEASE 28/04/2013



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

domingo, 27 de abril de 2014

População reclama de vias públicas de Santana

A situação das ruas e avenidas do município de Santana é motivo de preocupação para os munícipes santanenses. Este é o caso do morador Ronaldo Siqueira que enviou várias mensagens para a deputada estadual Sandra Ohana (PP), alegando descaso do poder público.
A situação além de constrangedora já virou problema financeiro. Segundo Ronaldo, o valor gasto em manutenção do veículo já ultrapassou cinco mil reais, em apenas dois meses. “É inacreditável, as dividas com peças e mão de obra só vem crescendo. E pior, nada é resolvido, e os problemas só aumentam”, enfatiza o morador.
Outro problema são os acidentes. Ao desviar os inúmeros buracos pelas vias de Santana, os motoristas muitas vezes causam acidentes. Moacy Santos funcionário público,  afirma que já visualizou mais de cinco. “Eu já  presenciei vários acidentes. Os motoristas ao tentar desviar de buracos acabam que colidindo um com os outros. Um desses envolveu uma senhora de aproximadamente 60 anos, que estava na calçada e foi atingida por uma moto. O mesmo tentou desviar de um buraco e perdeu o equilíbrio atingindo-a”, destaca.
As principais ruas e avenidas de Santana praticamente estão intrafegáveis. São elas: Cláudio Lúcio Monteiro, José de Anchieta, Ubaldo Figueira entre outras. A parlamentar enfatiza o compromisso com o povo santanense. “O povo do município de Santana merece respeito e dignidade acima de tudo. É inadmissível ver um pai de família gastando sua renda com peças e mão de obra no seu meio de transporte. Nosso papel como representante do povo é viabilizar essa situação. E é exatamente isto que vou fazer. Encaminhando documentos legislativos a Prefeitura de Santana e cobrando respostas”, ressalta Sandra Ohana.  

ASSCOM DEPUTADA ESTADUAL SANDRA OHANA
KEILA GÓES





--

Jornalista- Keila Góes
Contatos:  8131 2521 / 9153 1319
Skype: keilagoes1
Twitte: @keilagoes


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Deputado atenta para acessibilidade à pessoa com deficiência nos pontos turísticos de Macapá

O direito de ir e vir garantido pela Constituição Federal, ainda é restrito quando se trata dos portadores de deficiência. Apesar das iniciativas e campanhas educativas para garantir o acesso destes cidadãos a todos os lugares, eles ainda encontram dificuldades de deslocamento. Com base nestas e outras necessidades, tramita na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) requerimento de autoria do deputado estadual Isaac Alcolumbre (DEM) direcionado ao Governo do Estado através da Secretaria do Estado da Infraestrutura – SEINF, determinando que diligencie serviços de adaptação para deficientes físicos, audiovisuais e cadeirantes, nos pontos turísticos do município de Macapá.
Segundo o deputado, Macapá ainda está longe de tornar-se uma cidade acessível aos deficientes físicos ou para pessoas que apresentam mobilidade reduzida garantir acesso e inclusão na sociedade. “Os projetos de acessibilidade devem ir além das adaptações, pois estas não deixam de ser discriminatórias. Às vezes tenho a impressão de que as pessoas que fazem esses projetos não sabem o que é ter uma limitação”, explicou.
Um diagnóstico de acessibilidade feito nos ponto turísticos da cidade foi observado os acessos entre o ponto do ônibus até o local turístico, bem como o estacionamento regulamentado para deficientes, banheiros adaptados e pista que dá acesso à locomoção para os deficientes.
Atualmente em Macapá existe a Associação dos deficientes físicos do Amapá (ADFAP) que faz um trabalho de conscientização nos órgãos públicos e com a sociedade em geral sobre os direitos da pessoa com deficiência, acessibilidade aos prédios públicos e, principalmente capacitação para a inclusão no mercado de trabalho.
Alcolumbre lembra “que as pessoas com deficiência no Amapá ainda são muito excluídas dentro dos programas da cidade, porque pouquíssimos espaços estão preparados para atender a esse público e não tem a qualidade necessária para resolver o problema da comunicação dos surdos, de leitura para os deficientes visuais e de locomoção para os cadeirantes", comentou.
As empresas de turismo devem se adaptar sobre as normas de acessibilidade assim como as Secretarias de Turismo devem oferecer alternativas para atender os surdos ou o público com algum outro tipo de deficiência. De acordo com o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), 1,3 mil prédios públicos no Brasil não estão adaptados para pessoas com algum tipo de deficiência.

RELEASE 23/04/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Diana Franklin

Escoteiros são homenageados na Assembleia Legislativa pelo Dia Mundial do Escoteiro

O movimento escoteiro no Estado do Amapá foi homenageado na manhã desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa (ALAP), durante a Sessão Ordinária realizada no Plenário Deputado Dalto Martins. A iniciativa partiu do deputado Charles Marques (PSDC) para celebrar o Dia Mundial do Escoteiro.
No discurso de homenagem, Charles Marques afirmou que investir no escotismo é investir no ser humano. “Eu fui lobinho e escoteiro o que me facilitou a vida quando estive servindo o Exército Brasileiro. Enquanto meus colegas de farda se atrapalhavam com a mata eu usava como recurso natural do meu lazer”, frisou o deputado, fazendo uma analogia da vida militar com o serviço prestado pelos escoteiros. “O escoteiro é preparado para conviver com a natureza, para interagir e respeita-la e respeitar o próximo e o Exército Brasileiro defender a soberania nacional”. 

Segundo a presidente da Região Escoteira do Amapá, Kátia Regina Pereira, no Estado existem oito grupos, sendo seis na capital Macapá; um no município de Mazagão (Grupo Carvão) e o grupo Waiãpi, no município de Oiapoque. O precursor do escotismo no Amapá foi o Grupo Veiga Cabral, que hoje completa 69 anos de existência. Fundado em Macapá no dia 12 de setembro de 1945 por Clodoaldo Nascimento, Glicério Marques e Raimundo Barata. Seu primeiro nome foi Associação de Escoteiros do Amapá (primeiro nome do grupo) tinha como sede a praça Veiga Cabral. O nome foi dado em homenagem ao herói Francisco Xavier da Veiga Cabral.

Em sua participação o deputado Eider Pena (PSD), destacou que o escotismo “é disciplina e amor ao próximo. Falar do escotismo é lembrar da minha infância”, comentou o deputado, frisando o lema do escotismo que é formar o cidadão para o futuro e parabenizou todos que trabalham o escotismo no Estado do Amapá.

Durante a sessão foi exibido um vídeo com o trabalho social desenvolvido pelos grupos de escoteiros no Estado.  O escotismo é um movimento educacional para crianças e jovens, com a colaboração voluntária de adultos e sem vínculos político-partidários. Valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os princípios e o método escoteiro.

O propósito do movimento é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. Charles Marques classificou o escotismo como “um movimento contra tudo de ruim que existe na sociedade” e ressaltou a lealdade entre as virtudes alimentadas pelo movimento. “Uma pessoa guiada pelos princípios do escotismo reconhece, vive e compartilha o sentimento transcendente em sua vida, sem posições sectárias e sem fanatismo”, finalizou o deputado.







Conheça a Lei Escoteira:



A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança.



ü  O Escoteiro é leal ao Rei, à sua Pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores e aos seus subordinados.

ü  O dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo.

ü  O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que País classe ou credo a que o outro possa pertencer.

ü  O Escoteiro é cortês.

ü  O Escoteiro é amigo dos animais.

ü  O Escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe.

ü  O Escoteiro sorri e assobia sobre todas as dificuldades.

ü  O Escoteiro é econômico.

ü  O Escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.





RELEASE 23/04/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
 www.casadeleis.blogspot.com.br

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Zezé Nunes solicita serviço de terraplanagem no Ramal do Curralinho

O deputado Zezé Nunes (PV), preocupado com a situação dos moradores que utilizam o Ramal do Curralinho, comunidade rural do município de Macapá, deu entrada esta semana, na Casa de Leis, no Requerimento no qual solicita serviço de terraplanagem no referido ramal, no trecho que dá acesso ao Centro Social Batista Nacional (CESOBAN).


De acordo com os moradores da comunidade, o ramal citado anteriormente está intrafegável causando danos aos veículos que por ali transitam, pois o perímetro que dá acesso Centro Social encontra-se em condições precária, cheio de buracos e lama, devidos as fortes chuvas, o que torna a via perigosa para a população.



Para o autor da propositura, deputado Zezé Nunes, o ramal é de grande importância para os moradores, que precisam do local para se deslocarem dentro e fora da comunidade, “ por  isso peço a atenção do poder publico para a realização dos serviços, tendo em vista a segurança e a tranquilidade das pessoas que diariamente utilizam o ramal”, destacou o parlamentar    



Em nome da comunidade o parlamentar pede ao titular da Secretaria Estadual de Transporte do Amapá (SETRAP), que os serviços sejam viabilizados com brevidade.  





Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP)
Gabinete do Deputado Estadual Zezé Nunes (PV)
Texto: Iracilda Tavares

ASCOM/deputado Zezé Nunes


9166-1717  

terça-feira, 22 de abril de 2014

Plenário da Assembleia Legislativa recebe o nome do deputado Dalto Martins


Em solenidade realizada na manhã dessa, terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputados, servidores da casa, familiares e amigos do deputado Dalto Martins (PMDB), recordaram e se emocionaram durante o evento que homenageou o parlamentar, morto há 2 anos em um acidente aéreo.
A solenidade marcou a denominação do plenário da Assembleia que agora passa a ser chamado de “Deputado Dalto Martins”, por meio do Projeto de Resolução de autoria do deputado Michel JK (PSDB), motivado pelo exemplo da forte atuação política deixado por Dalto.

“O Dalto viveu intensamente o parlamento nas mais diversas situações, nada mais justo que homenageá-lo. Foi um deputado combatente, de posicionamento firme, que lutava pelo que acreditava ser o melhor para o Amapá”, declarou Michel.

A mãe de Dalto Martins, Maria Costa Martins, bastante emocionada limitou-se ao agradecimento “É muito difícil falar nesse momento. Só quero agradecer ao deputado Michel pela linda homenagem ao meu filho”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC) recordou de alguns momentos vividos com o colega. Lembrou que Dalto era o primeiro parlamentar a chegar na casa e fazia questão de cumprimentar os funcionários e destacou sua personalidade forte, seus posicionamentos polêmicos que geravam profundas discussões.

“Sempre atuou com pujança e determinação. Um homem extremamente humanista que buscou dentro de suas convicções dar o melhor de si pela política e assim ajudar a construir um Amapá melhor. Deixou um vácuo no parlamento e um grande exemplo. É uma justa homenagem”, concluiu Moisés.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto - Rosiane Almeida (Assessora de Comunicação)

sábado, 19 de abril de 2014

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (AL), projeto de resolução de autoria do deputado Michel JK (PSDB) que denomina o Plenário da Casa de “Deputado Dalto Martins”. O médico e político Dalto Martins foi deputado estadual por três mandatos, morreu no dia 20 de abril de 2012 em acidente aéreo. A inauguração oficial da nona denominação do Plenário será na próxima terça-feira, dia 22 de abril, ás 9 horas da manhã, antes da sessão deliberativa. Os familiares do saudoso parlamentar, como viúva, filhos, irmãos e sua mãe foram convidados para o evento.
Segundo JK, a iniciativa é uma homenagem ao grande deputado e amigo que deixou relevante contribuição para o parlamento amapaense. “Eu tive a oportunidade de conviver quase seis anos com o Dalto, com ele aprendi muito. Um deputado atuante, disposto a incorporar qualquer discussão, defendeu grandes causas, representou muito bem sua classe, sempre respeitando a opinião de seus colegas parlamentares. Por tudo que representou e significou para nós, desejo que ele seja sempre lembrado neste plenário”, declarou JK.
A deputada Mira Rocha (PTB), também se pronunciou a favor do projeto. “Foi um deputado extremamente atuante, um político polêmico, mas que fez muito pelo povo do Amapá. Combativo, sempre presente nos embates em defesa da saúde. Cumpriu seu papel de legislador”, acrescentou Mira Rocha.

O deputado Jaci Amanajás também manifestou apoio. Relembrou algumas bandeiras defendidas pelo parlamentar. “ O deputado Michel JK faz uma justa homenagem ao deputado Dalto. Como médico exerceu sua profissão com grande competência. Foi um brigador, um homem determinado, que defendia suas ideias sem papa na língua”, disse Jaci.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Segundo o deputado Michel JK, no próximo dia 20 de abril, data em que transcorrerá o segundo ano de falecimento de Dalto Martins, o plenário já terá sido identificado com o nome do parlamentar.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Rosiane Almeida (Assessora de Comunicação)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Projeto obriga unidades de saúde expedir registro de violência contra a mulher

Com a implantação da Lei Maria da Penha em 2006, mais de 330 mil processos foram abertos e 9,7 mil agressores foram presos. Mas, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número poderia ser ainda maior se todas as vítimas tivessem coragem de dar continuidade ao processo. Este é o objetivo do projeto de Lei de autoria do deputado Charles Marques (PSDC), que dispõe sobre o registro compulsório, obrigatoriedade e encaminhamento à delegacia mais próxima ou setor especifico da mulher nos casos latentes de violência sofrida por mulheres atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (urgência e emergência) no Estado do Amapá.

Segundo divulgou o CNJ, somente uma em cada seis brasileiras agredidas pelo parceiro registra denuncia contra o agressor. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal, julgou procedente que o Ministério Público possa dar inicio à ação penal sem necessidade de representação da vitima nos casos de crime de violência domestica, mesmo que a mulher decida voltar à atrás na acusação contra seu companheiro. “Neste sentido, testemunhas da agressão podem registrar queixa, uma vez que, como está demonstrado estatisticamente, as mulheres não representam criminalmente contra o companheiro ou marido em razão da permanente coação moral e física que sofrem e inibem a sua livre manifestação de vontade”, frisou o deputado Charles Marques, garantindo que o projeto tem por finalidade garantir que o Estado do Amapá proteja a vitima quando ela se mostrar incapaz. “Nesse sentido passamos a adotar o registro da violência contra a mulher ainda no local de atendimento à vitima, seja este de urgência ou emergência, publico ou privado”, explica o deputado.

De acordo com o projeto as unidades devem preencher o Formulário Oficial de Registro de Violência contra a Mulher (FORVM) com dados e diagnostico da vitima, em duas vias. “Sendo que uma via ficará no arquivo da unidade de saúde e a outra, obrigatoriamente, será encaminhada dentro de 24 horas à Delegacia especializada mais próxima ou órgão especifico”, orienta o parlamentar.   

As unidades de pronto atendimento devem encaminhar relatório trimestral do FORMV ao Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que acompanhará o cumprimento da lei, na elaboração do FORMV, que deverá ter obrigatoriamente: Motivo de atendimento, onde será tipificado como violência física, sexual ou domestica, de acordo com a definição da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).  No caso de descumprimento da lei pelas unidades de atendimentos e, nos casos de reincidência, poderá iniciar processo administrativo e aplicar multar em UFIR’s (Unidade Fiscal de Referencia), destinando o valor arrecadado ao Conselho Estadual da Mulher no Amapá via Secretaria Extraordinária de Politicas para as Mulheres no Amapá. “O importante nesta lei é que o registro poderá ser feito pelo profissional que exerce essa função na unidade de atendimento, que obrigatoriamente será treinado para fazer o preenchimento do FORMV e, principalmente para detectar a violência sofrida pela mulher. Ainda assim, qualquer profissional observando que a mulher atendida sofreu violência domestica deverá solicitar a correção do “Motivo de Atendimento” no formulário oficial e agilizar seu encaminhamento à delegacia mais próxima ou órgão especifica da mulher dentro das 24 horas de atendimento à vitima”, comentou o deputado.

Pelo projeto tratando-se de violência sexual, pela peculiaridade do crime, a lei prevê que, quando a vitima permanecer internada por mais de um dia nas unidades de pronto atendimento, torna-se obrigatório o exame de corpo de delito, ainda na unidade de pronto atendimento, por perita da Policia Técnico-Cientifica (Politec), evitando, com isso, a impunidade. “Fato que vem acontecendo com frequência em nosso Estado”, frisou Charles Marques. Para o deputado a lei evitará que as mulheres agredidas sofram calada,; os dados estatísticos constantes no Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que 28% das mulheres assassinadas no País morrem dentro de suas residências em consequência do silencio a que se submetem ao não denunciarem o agressor.







 RELEASE 16/04/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz


Pontos turísticos de Vitória do Jari já estão debaixo 'água, diz deputada

A deputada Raimunda Beirão (PSDB) alertou nesta quarta-feira (16) para a elevação do nível das águas do Rio Jari, no Sul do Amapá. Segundo a parlamentar, que mora na região, alguns pontos turísticos de Vitória do Jari, por exemplo, já estão debaixo d'água. A deputada diz que vai apresentar proposição no sentido de alertar as autoridades estaduais e federais a respeito do problema, que é recorrente.
Raimunda Beirão cumpre seu segundo mandato parlamentar, sendo uma representante do chamado Vale do Jari, que engloba os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Seu marido foi prefeito de Vitória do Jari por dois mandatos e o casal forma uma dupla de grande liderança política em toda a região.
Ela disse que mora há mais de vinte anos às margens do Rio Jari e que essa é a época do ano que mais se registra alagamentos, devido ao excesso de chuvas nas cabeceiras do rio. "Quando isso ocorre em períodos de cheia do Rio Amazonas o problema se agrava. É o que os antigos dizem que sem ter para onde ir as águas do Jari acabam 'tufando' e provocam as enchentes", explica a deputada.
Ela disse que vai toda semana para sua cidade e procurou as autoridades locais para avaliar os riscos de uma grande enchente. "Na verdade todos por lá estão em estado de alerta e muitas famílias já não dormem direito à noite, com medo de perder tudo para as águas", conta Raimunda Beirão.
A bem da verdade, com as obras feitas nos últimos anos, especialmente durante os mandatos de seu marido, os problemas de alagamento foram minimizados em Vitória do Jari, que ganhou muro de arrimo e uma orla urbanizada, o que não se verifica em Laranjal do Jari, onde as partes baixas da cidade são desprotegidas.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Diana Franklin | Fotos - Gabinete Dep. Raimunda Beirão

Audiência Pública dos povos indígenas lota o Plenário da Assembleia Legislativa

Saúde Indígena, Educação, Meio Ambiente e R-156 foram alguns dos assuntos discutidos na Audiência Pública promovida pelos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará nesta quarta-feira,16,  no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo do encontro foi discutir os problemas que diretamente afetam a população indígena.

O encontrou reunião cerca de 300 indígenas das etnias Apalai, Galibi, Kal’ña, Karipuna, Kaxuyana, Palikur, Tiriyó, Txikuyana, Waiana e Waiãpi, além de professores, profissionais da saúde indígenas, estudantes e conselheiros das comunidades indígenas.

O deputado estadual Zezé Nunes (PV), que conduziu os trabalhos da mesa, garantiu que todas as reverificações feitas pelas lideranças indígenas serão expostas num documentos e posteriormente encaminhadas ao poder  público, onde constam as necessidades das comunidades indígenas”, È possível avançarmos, mas precisamos unir forças para buscar melhorias os indígenas”, destacou o parlamentar

As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará  foram atônica dos discursos das lideranças das dez etnias que se fizeram representar, com destaque para as áreas de saúde e educação, que foram bastantes criticadas.  

Para o presidente do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Paulo Roberto Silva, que há 30 anos, colabora na luta pelos direitos dos indígenas do Amapá e Norte do Pará, a audiência pública é um momento de integração entre as comunidades indígenas. “ Um passo importante para avançarmos nas politicas de valorização à nossa população”, declarou

O presidente também reclamou da falta de professores das escolas e da necessidade de projetos que valorize a produção agrícola.

Zezé Nunes encerrou os debates pedindo a união de todos para minimizar os diversos problemas enfrentados pelos povos indígenas e defendeu que os índios devem ocupar seu espeço na sociedade, mas para isso é necessário a busca de qualificação do mesmo.

 Os deputados estaduais presentes na audiência concordaram que deve haver união e demonstraram solidariedade com a causa indígena. As comemorações alusivas ao dia do Índio iniciaram no dia 14 e encerram no dia 17 de abril, com a programação cultural.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Zezé Nunes - PV
Texto - Iracilda Tavares (Assessora de Comunicação)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto de JK declara de utilidade pública a Cooperativa de Motoristas Teletaxistas, a Cooptaxi

Aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá, nessa segunda-feira, 14,  o Projeto nº 0100/2012-AL que declara de utilidade pública, a Cooperativa de Trabalho dos Motoristas Tele-taxistas do Estado do Amapá-COOPTAXI.
A iniciativa de autoria do deputado Michel JK (PSDB) visa valorizar  o trabalho desenvolvido pelos 52 profissionais que fazem parte da cooperativa.
“É um gesto para que a cooperativa possa avançar mais. Um trabalho louvável que mesmo com tantas dificuldades conseguiu avançar contribuindo com a nossa economia, pois são dezenas de famílias sustentadas com dignidades por esses homens que merecem todo o nosso apoio e reconhecimento”, falou JK.

O parlamentar citou o exemplo de união dos integrantes da cooperativa que conseguiram com muito esforço construir a própria sede da entidade.  
“Desde 1992 a COOPTAXI vem dando exemplo de trabalho, união e investimento na qualidade de vida de todos que fazem parte da entidade, construindo seu espaço e cada vez mais proporcionando atendimento diferenciado, com propósito de melhor desenvolver as atividades da categoria”, concluiu.

Michel JK parabenizou o presidente da COOPTAXI, Adalto Santana e o , presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Amapá (OCB/AP), Gilcimar Pureza, ambos presentes na sessão ordinária, acompanhados de membros das entidades. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Michel JK - PSDB
Texto - Rosiane Almeida (Assessora de Comunicação)

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...