Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Amazônia ainda é alvo de cobiça, alerta presidente da ALAP em evento no Exército

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Moisés Souza (PSC) alertou nesta quarta-feira (29) ainda ser premente a cobiça internacional sobre a Amazônia e que vê com bons olhos a notícia do aumento do efetivo do Exército Brasileiro no Amapá, após a decisão do Alto Comando em abrigar em Macapá a futura Brigada da Foz, que elevará o número de militares lotados no Estado dos atuais 800 para mais de 3 mil profissionais.
O dirigente do Parlamento Estadual esteve no quartel do Comando de Fronteira do Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), por ocasião da cerimônia de Passagem de Comando da Organização Militar (OM). Deixou o comando o tenente-coronel Marcelo Pinheiro Pinto e assumiu o também tenente-coronel Alexandre Ribeiro de Mendonça.  O comandante do Comando Militar do Norte, general-de-Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, veio de Belém presidir o evento, que contou ainda com a presença do governador Camilo Capiberibe (PSB).

O deputado Moisés Souza esteve acompanhado pelo chefe do Gabinete Militar da ALAP, major PM Arnóbio Flexa, além do vereador Carlos Murilo (PSC), que representava a Câmara Municipal de Macapá na cerimônia. Falando à reportagem, o presidente da ALAP disse que além de uma maior presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira guarnecida pelo Amapá, a chegada da Brigada representa também oportunidade de emprego e renda para os jovens amapaenses.

Segundo Moisés, após conversa com o ex-comandante do 34º BIS, anualmente 8 mil jovens comparecem ao alistamento militar obrigatório e que apesar da grande maioria se declarar voluntária a iniciar carreira como recruta, apenas 400 são incorporados todo ano. “Com a chegada da Brigada serão necessárias outras Organizações Militares para apoiar, unidades especializadas em comunicações, engenharia e artilharia, o que representa a possibilidade de muitos mais jovens abraçarem umas das carreiras mais atraentes e cobiçadas do Brasil, que é a carreira militar”, concluiu o parlamentar, que declarou apoiar todas as iniciativas e demandas para a rápida construção da sede da Brigada da Foz.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Diretor do Decom – Cleber Barbosa

Fotos – Gerson Barbosa/Decom/ALAP

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bairros de Macapá e Município de Amapá sem energia elétrica

Nesta semana a deputada estadual Sandra Ohana (PP), realizou uma visita no município do Amapá 299 km de Macapá. Com a presença da parlamentar os moradores relataram que o local vem passando por constantes quedas de energia e até o momento a Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, não deu nenhum esclarecimento quanto ao assunto.

De acordo com o comerciante Antonio Sena de 39 anos, vários agricultores vêm perdendo a produção por causa das constantes quedas de energia. “Nossa produção muitas vezes é perdida, pois sem energia não tem como armazenar o produto. Outro problema surge quando perdemos eletrodomésticos”, relata o comerciante.

Durante a visita da parlamentar faltou energia duas vezes com tempo de três horas. “A situação é preocupante já que muitos aqui vivem da pesca e agricultura e necessitam de energia. Nosso papel como parlamentar é constatar o problema e direcionar soluções, e é exatamente isto que vamos fazer”, destaca a deputada.

Além do município de Amapá outro que vem sofrendo com as constantes quedas de energia é a capital Macapá. Neste sábado o bairro do Perpetuo Socorro ficou sem energia durante toda à tarde no período noturno foi à vez do bairro Santa Inês. “Temos que ficar a mercê dessa situação. Fiquei sem energia durante todo o fim de semana, perdi alimentos. Realizei várias ligações para a Cea e o problema só foi solucionado no fim da tarde”, enfatiza Cléia Silva moradora.


A parlamentar afirmou que vai encaminhar documentos legislativos para a CEA pedindo soluções para os problemas enfrentados pelos bairros de Macapá e município de Amapá.   


Ascom Deputada Estadual Sandra Ohana

Keila Góes 91 531319

sábado, 25 de janeiro de 2014

Deputado Moisés Souza e Edinho Duarte são empossados na Mesa Diretora da ALAP

Os deputados Moisés Souza (PSC) e Edinho Duarte (PP), foram empossados no cargo de presidente e primeiro-secretario, respectivamente, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP) em cerimonia no gabinete ocorrida na manhã deste sábado (25) na  Presidência da Casa, sendo acompanhada por vários parlamentares, servidores, lideranças políticas, amigos e família que prestigiaram os parlamentares.
Em seu pronunciamento, o deputado Junior Favacho (PMDB), agradeceu aos deputados em especial os que compõem a mesa diretora e servidores da Casa. “Com essa força conseguimos administrar a Assembleia Legislativa por esse período de pouco mais de um ano e meio”, frisou o deputado, desejando ao deputado Moisés Souza muita sabedoria, principalmente em um ano de eleição.
Emocionado durante seu pronunciamento, o deputado Edinho Duarte, renovou o agradecendo ao deputado Junior Favacho, que esteve no comando da Casa pelo período de quase dois anos. “Agradeço a você pelo caráter e pela pessoa que você demostrou ser”, disse. O parlamentar também agradeceu todos os deputados.
Ao usar a palavra, Moisés Souza citou um versículo bíblico (II Corintios, capítulo 13) para expressar o momento que viveu e agradeceu o apoio recebido pelos servidores e parlamentares. “Em momentos difíceis pude contar com um amigo e seu gesto vou guardar para toda a vida, como é importante um abraço e uma palavra de incentivo nos momentos difíceis”, frisou Moises, agradecendo o apoio do deputado Junior Favacho. Ele garantiu que o mandato será conduzido com diálogo permanente e respeito entre todas as tendências, com espaço para todos. “Hoje é apenas o início de uma nova caminhada”, finalizou o presidente.
Com a posse dos deputados Moises Souza e Edinho Duarte a composição da diretoria executiva da Assembleia Legislativa eleita para os próximos dois anos (2013/2014), fica  composta pelos seguintes parlamentares: Deputado estadual Junior Favacho (1º vice-presidente), Deputada Roseli Matos  (2º  vice-presidente), Edinho Duarte (1º secretario), Charles Marques (2º secretario) Keka Cantuária (3º secretario) e deputada Sandra Ohana (4ª secretaria).
Em seu primeiro ato na volta ao comando da ALAP, Moisés Souza adotou como medida inicial descentralizar a administração, passando a gestão orçamentária e financeira para o Corregedor-Geral, o deputado Michel JK (PSDB). Este, por sua vez, agradeceu a confiança e disse que fará todo o esforço necessário para dar vazão às atividades do Parlamento e garantindo seu pleno funcionamento, com zelo e austeridade. Moisés disse que cuidará apenas da parte legislativa e o comando do Plenário, que só retomará as sessões deliberativas dia 3 de fevereiro.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Fotos: Jaciguara Cruz

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sandra Ohana constata péssimas condições do terminal de ônibus de Serra do Navio

Após denúncias de moradores de Serra do Navio distante há 141 km de Macapá, a deputada estadual Sandra Ohana (PP), visitou o município e constatou o descaso com o terminal de ônibus da localidade. Os moradores relataram que a estrutura não passa por reformas há bastante tempo. “Nosso terminal que serve tanto para ônibus como para taxis está nessas condições. Os bancos, banheiros, telhados e pinturas precisam urgentemente de reparos ainda mais agora nesse período das chuvas. Aqui sobem e descem passageiros de todo o Estado, além do que a Serra do Navio é considerada como um dos pontos turísticos do Amapá. Não podemos deixar esse local assim”, relata Sidra Maria dona de casa.
O município de Serra do Navio recebe constantemente turistas para conhecer de perto o principal ponto de lazer a Lagoa Azul, considerado por muitos como um dos lugares mais belos do Estado. Laert Concy mora na Guiana Francesa e vem ao Amapá uma vez ano. “Sempre escolho um município para desfrutar suas belezas, desta vez optei por Serra do Navio, mas é lamentável ver esse terminal nessas condições. Um lugar tão lindo que deveria ser valorizado e assim chamaria mais turistas como eu”, relata Cony.
Além da falta de estrutura do terminal rodoviário a parlamentar também constatou a falta de asfaltamento de ruas e avenidas do local. “Quando eu visito um determinado município eu costumo olhar não somente as denúncias que recebo, mas também tudo em volta, desta vez o que me chamou a atenção foram as vias públicas da Serra. Nosso papel como parlamentar é ir até o problema e encaminhar propostas ao poder executivo para que solucione. E é justamente isso que vamos fazer”, ressalta Sandra Ohana.
Após o recesso parlamentar a deputada encaminhará documentos legislativos ao Governo do Estado do Amapá.

Ascom deputada Sandra Ohana
Keila Góes 96 91531319 / 96 81312521

sábado, 11 de janeiro de 2014

Júnior Favacho defende um novo modelo para a economia do Amapá

O presidente interino da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Júnior Favacho (PMDB) foi o articulador de um encontro do presidente do Grupo Aurora, Mário Lanznaster, com a governadora em exercício, Dora Nascimento (PT). Foi nesta sexta-feira (10) no Palácio do Setentrião. Durante a reunião, ele defendeu que a experiência bem sucedida do sistema de cooperativas da Aurora, em Santa Catarina, possa servir de modelo para que o Amapá também possa investir nessa modalidade da agricultura familiar e assim possa produzir seus próprios alimentos.
Participaram do encontro o empresário Jaime Nunes, do Grupo Nutriama, os secretários estaduais de Governo, Juliano Del Castillo; das Relações Institucionais, Neuzinha; além do deputado Joel Banha (PT) que é líder do governo na ALAP e o ex-deputado Jurandil Juarez, que é economista. Mário Lanznaster está em Macapá participando do 5º Encontro Nacional dos Distribuidores Aurora. Parceiro local da cooperativa, Jaime Nunes salientou que é uma oportunidade única para o Amapá receber de uma só vez cerca de 70 empreendedores de todo o país. “A Aurora representa 70 mil famílias de agricultores, que reúne 21 mil funcionários e um faturamento anual de R$ 5,7 bilhões de reais”, disse ele.

O presidente da ALAP disse que é muito importante para o Amapá sediar um encontro dessa magnitude, de um conglomerado industrial importante que é liderado pela Cooperativa Aurora. Para ele, compartilhar essa expertise de coordenar doze cooperativas, fazendo dela a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil é uma rara oportunidade. “Eu acho que é importante nós conhecermos essa experiência”, acrescentou.

Durante a reunião, o secretário de Estado do Governo, Juliano Del Castillo, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para realizar uma visita técnica à sede do Grupo Aurora, na cidade de Chapecó (SC) para conhecer de perto o funcionamento das cooperativas de lá. “Nós temos vocação, nós temos áreas, temos os campos então é hora de unir forças o poder público com a iniciativa privada para transformar o Estado, que deixe de ser importador de alimentos para ser um estado produtor”, ponderou Júnior Favacho.

Favacho também disse que 2014 será um ano importante para que o Estado possa escrever uma nova história de planejamento para seu desenvolvimento, com a interligação do Amapá ao Sistema Nacional de Energia. “Quando nós virarmos essa chave da energia, com a chegada do Linhão de Tucuruí, pois sem energia não há desenvolvimento, eu acho que será o ponto fundamental para nosso estado dar um grande salto em qualidade de vida e em capacidade de produção”, concluiu o parlamentar.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – DECOM

Diretor do Decom – Cleber Barbosa

Fotos – Jaciguara Cruz/Decom/ALAP

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Deputada Mira Rocha faz balanço de sua atuação parlamentar

A deputada estadual Mira Rocha (PTB) conclui o terceiro ano de mandato com o sentimento de dever cumprido. Seu trabalho continua sendo pautado em defender os interesses do Estado e lutar por melhorias para os municípios.

Neste ano, a deputada caminhou bastante na capital, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e demais municípios no interior do Estado, colaborando com os prefeitos na busca necessária para viabilizar os requerimentos e indicações. Ideias que iam surgindo a cada encontro e se transformaram em projetos, novas lutas, sonhos concretizados e muitos ainda para serem conquistados.

Além das visitas, nesse período, Mira Rocha apresentou vários projetos de leis e requerimentos na Assembleia Legislativa, com pedidos importantes para a sociedade, como a Criação do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, Criação do Programa de Apoio a Mulher Vitima de Violência, instituiu o Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho de adolescentes em cumprimento a medida sócio Educativa, o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Pedofilia. A parlamentar ainda requereu a construção de arenas, passarelas, casas populares, unidades de saúde, reparos na rede elétrica de escolas municipais e estaduais, reformas nos hospitais de vários municípios, aquisição de equipamentos hospitalares e muitas outras solicitações ao Governo do Amapá.

A deputada disse que o papel do governo precisa melhorar e para isso é preciso escutar as reivindicações da sociedade. “Este foi um ano de muito trabalho na Assembleia para todos os deputados e conseguimos aprovar diversas leis em benefício dos Amapaenses. Particularmente, nós, cumprimos o nosso papel de fiscalizar também. Porém, esperamos que 2014 seja ainda mais positivo.

Comissão
Na Assembleia, Mira Rocha integrou como vice-presidente na Comissão de Direito da Pessoa Humana, Questões de Gênero, Assuntos Indígenas, da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, do Afro-Brasileiro e Defesa do consumidor - CDH, foi membro na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia - CEC e suplente na Comissão de Turismo - CTUR.

Redes Sociais
Encontros políticos, seminários, audiências públicas e diversas outros eventos também fizeram parte da agenda da deputada. Ao longo deste período, Mira Rocha apresentou todo o resultado de seu trabalho através das redes sociais, ação que aproximou a população de seu mandato.

“Sigo prestando contas dos meus atos na Assembleia, meus projetos, propostas e demais ações no parlamento são de conhecimento de qualquer cidadão. Só tenho que agradecer aos Amapaenses pela confiança a mim depositada. Em 2014, daremos continuidade ao nosso trabalho, utilizando o mandato de deputada estadual para poder melhorar toda nossa região”, disse.

Proposições apresentadas em 2013

Requerimento 139
Indicação 29
Projeto de Lei Ordinária 10
Projeto de Decreto Legislativo 02
Projeto de Resolução 01
TOTAL 181

"Meus amigos quero desejar a todas as famílias um Feliz Ano Novo e que o ano de 2014 seja repleto de oportunidades e conquistas para todos nós.
Um abraço da amiga e deputada Mira Rocha"

Gabinete da Deputada Estadual Mira Rocha (PTB)
Texto - Andrea Freitas (Assessora de Comunicação)

Parlamentar reúne com secretário de Estado e prefeito de Laranjal do Jari em busca de melhorias para o município

Logo nos primeiros dias de 2014, o deputado estadual Edinho Duarte (PP) reuniu-se com o secretário Estadual de Transporte Bruno Mineiro e o prefeito de Laranjal do Jari Bode Queiroga. Entre os assuntos discutidos estavam melhorias para o referido município como asfaltamento, terraplanagem e limpeza da cidade.
Para Bode Queiroga, o município de Laranjal do Jari é totalmente dependente do Governo e este é o momento de firmar cada vez mais parcerias, além de dar uma satisfação a população que busca melhorias. “Sou filho desse município e estamos com muito empenho e força de vontade com toda nossa equipe tentando fazer o melhor para a nossa comunidade. Precisamos de asfaltamento, terraplanagem e ajuda na questão da limpeza da cidade. Acredito que com essa parceria vamos solucionar os problemas de Laranjal do Jari”. 
De acordo com o secretário Bruno Mineiro, ainda nesta primeira quinzena de janeiro, uma equipe visitará Laranjal do Jari para averiguar o que ainda falta ser realizado e que a intenção é fazer um serviço de qualidade. “Paralisamos por causa do recesso e ainda não terminamos o asfaltamento da cidade por conta de algumas questões, entre elas o atraso na chegada do asfalto, as condições da estrada e a frente de serviço. Mas estaremos nos deslocando até Laranjal do Jari porque temos um compromisso ali”.
O deputado estadual Edinho Duarte esteve acompanhando a reunião e contou que como Cidadão Laranjalense tem uma obrigação ainda maior com Laranjal do Jari.  “O fato de ser deputado estadual me impõe uma responsabilidade em todos os municípios do Amapá. Mas com esse título a responsabilidade aumentou. E por isso, logo nos primeiros dias de 2014 já estamos aqui em audiência de trabalho para uma conversa sobre as necessidades daquele município. Asfaltamento, estruturação, limpeza nos bairros”, diz ele mencionando sobre a peregrinação que tem feito em órgãos do Estado como Caesa, a própria Setrap e futuramente Palácio do Setentrião. Ele ainda destaca que é necessária cada vez mais a presença do Estado nos Municípios para este verificar de perto a situação de cada um e fazer alianças. “Temos que firmar parcerias, não só políticas eleitorais, mas de benefício que alcance a população”, finalizou.

Gabinete do Deputado Estadual Edinho Duarte - PP
Texto - Monalisa Kato (Assessora de Comunicação)

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...