Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Deputado Manoel Brasil cobra explicações sobre a ZPE do Amapá

O deputado Manoel Brasil (PEN) teve aprovado requerimento apresentado em regime de urgência na sessão plenária desta segunda-feira (30), cobrando informações do secretario estadual de Indústria e Comércio, José Reinaldo Alves Picanço, sobre o processo de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). “Não podemos ficar na contramão do desenvolvimento. No Brasil já existem 23 ZPEs e 136 no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), gerando mais de 70 milhões de empregos. O Amapá é um estado ainda dependente da União. Nós precisamos tirar o Estado desse marasmo econômico. A ZPE é uma forma de darmos mais emprego a população do Amapá, temos o município de Santana com uma logística formidável às margens do rio Amazonas e o porto fluvial. Temos que pensar na implantação da ZPE, haja vista, que no Acre já funciona desde 2010 e já estão exportando para os países asiáticos”, defende o deputado, frisando que o Estado do Amapá, não pode se acanhar com as informações adquiridas no Panamá e deixar o tempo correr. Para o deputado a ZPE no Amapá é necessária e importante para o desenvolvimento do Estado.
Em aparte o deputado Eider Pena (PSD), destacou que o Estado do Amapá é o único país a ter uma ZPE dentro de uma Zona de Livre Comércio (ZLC) e frisou que o Executivo Estadual vem falhando na execução da ZPE, Eider Pena, explicou a finalidade das Zonas de Processamento de Exportação que são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles instaladas trabalham com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados de compra e venda de mercadorias, com a condição de destinarem ao menos 80% de sua produção para o mercado externo. O foco do modelo é a exportação já que, pela legislação vigente, apenas uma pequena fração da produção pode ser direcionada ao mercado interno.







Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Gerson Barbosa 

Falta de energia prejudica moradores de Porto Grande, diz Michel JK


Nesta segunda-feira, 30, foi aprovado o requerimento do deputado Michel JK (PSDB), que cobra explicações da direção da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), sobre as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica no município de Porto Grande.
Michel jk ao se pronunciar  no plenário da Assembleia Legislativa enfatizou que o problema enfrentado pelos moradores é antigo e que mesmo já ter sido questionado não foi resolvido.
“Há mais de 2 anos a população de Porto Grande sofre com a falta de energia. O município é o mais produtivo do estado, lá temos a colônia do Matapí e centenas de agricultores sendo prejudicados e sem saber o que fazer para evitar as perdas”, disse.
Além do setor agrícola, alunos e comerciantes também sofrem os impactos. Segundo o parlamentar, o calendário escolar foi prejudicado pela falta de energia elétrica que atinge a cidade e demais localidades.
“O que nós queremos é uma explicação do presidente ou algum técnico da CEA. Essa situação precisa ser esclarecida e resolvida antes que venha causar mais transtornos e prejuízos”, acrescentou.
JK ainda comentou a declaração de um agricultor que perdeu toda a sua produção por ter ficado mais de 20 horas sem energia. Outro caso citado foi a constante perda de eletrodomésticos.
“Os moradores que perderam eletrodomésticos procuraram a ouvidoria da CEA, mas depois de muita demora na resposta, eles ainda permanecem no prejuízo- não são ressarcidos porque a companhia não admite a responsabilidade”, declarou.

Sandra Ohana agradece apóio político

A deputada estadual Sandra Ohana (PP), usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Amapá, na manhã desta segunda-feira (30), para agradecer ao apoio de parlamentares amapaenses e nacionais, além de amigos e familiares quanto à eleição do cargo de Presidente do Diretório Provisório Estadual do Amapá.

A cerimônia de posse aconteceu no último dia 25, em Brasília, e contou com a presença de Senador Federal e Presidente Nacional do Partido Progressista Círio Nogueira, do Tesoureiro da Nacional Ricardo Barros, do Deputado Federal Mário Negromonte, do Secretário Nacional da Executiva Leodegart Tiscot, do amigo e Deputado Estadual pelo PP de Rondônia Carlos Magno, do Sr.Aldo Rosa Secretário Nacional, além da Vereadora do Município de Macapá Telma Nery, da ex-prefeita do Município de Vitória do Jarí Euricélia Cardoso e do ex-senador da república Papaléo Paes, e do Presidente do Diretório Municipal, Dr. Washington Caldas.

“Hoje quero usar o tempo que me foi dado para falar sobre minha nomeação como a nova Presidente do Diretório Provisório Estadual. Quero neste momento, reafirmar meu compromisso com o Partido Progressista, que ficou a deriva da política amapaense por motivos organizacionais, durante algum tempo e, principalmente, com o povo do meu Estado, que espera de um partido como o PP, o quinto maior partido político do país, uma atuação mais intensa nos projetos e ações que beneficiem o povo e, que leve o Amapá rumo ao desenvolvimento econômico, sem perder o foco na justiça social”- destaca Sandra Ohana.

A parlamentar espera contar com o apoio do deputado estadual Edinho Duarte, da Vereadora Telma Nery, da ex-prefeita de Laranjal do Jarí Euricélia Cardoso, do ex-senador Papaléo Paes e filiados e futuros filiados.

“Não temos mais tempo a perder. Vamos começar essa reestruturação imediatamente. Meus olhos e minha cabeça a partir de hoje, vão estar voltados para frente. Para o futuro. O passado, fica no passado. Tenho a mais absoluta certeza de que vou honrar com muito trabalho, dedicação e honestidade, toda essa confiança em mim depositada pelo Diretório da Executiva Nacional do Partido Progressista. E não vou decepcionar. Agora é arregaçar as mangas , colocar as mãos na massa e, trabalhar muito”, reafirma Ohana.

A parlamentar ainda ressalta quanto ao processo de filiação do Partido Progressista, que esta acontecendo de segunda à sexta-feira das 08h ás 18h, na Avenida Marcílio Dias, 500, Laguinho. Durante os próximos dias a parlamentar vai anunciar oficialmente a nova sede do Partido Progressista do Amapá.


Ascom Deputada Estadual Sandra Ohana
Texto: Keyla Góes
Foto- Gerson Barbosa

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Apoio à cadeia produtiva do carnaval é discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa


Tema que tem ganhado cada vez mais peso em discussões do poder público, a cadeia produtiva do carnaval foi alvo de uma grande audiência publica no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), na manhã nesta sexta-feira (27). Deputados, empresários, gestores públicos, economistas, representantes das escolas de samba do Amapá e blocos carnavalescos discutiram por quase cinco horas sobre o carnaval como economia produtiva. A meta é entender de forma mais clara os impactos que o carnaval causa não só no turismo como também na cultura e comércio local e debater as perspectivas que o Amapá pode ter no que tange a geração de emprego e renda, além da contribuição para a criação de programas que fomentem a economia do carnaval amapaense.
Segundo informações do Ministério do Turismo, este ano o carnaval atraiu 6,2 milhões de turistas, movimentou mais de R$ 5 bilhões e contribuiu cerca de US$ 1,3 bilhão com exportações durante os meses que antecedem o evento e, principalmente, na quadra carnavalesca.
Após a execução do hino Nacional interpretado pelos músicos Ademir Junior e Gabriel Barbosa, em ritmo de chorinho o proponente da audiência pública, deputado estadual Zé Luiz (PT) fez um discurso de agradecimento à mesa e aos representantes das agremiações da cidade. “Esse espaço é valioso para ampliar o debate sobre a importância do Carnaval como cultura e geração de trabalho e renda”, destacou, enfatizando que o carnaval é uma das principais festas populares do Brasil e a maior do Amapá, podendo agregar novos produtos e atrativos que geram fluxo turístico para a cidade de Macapá, onde se concentram os principais eventos da nossa quadra carnavalesca, transformando o carnaval em produto turístico, capaz de encantar turistas e gerar emprego e renda durante todo o ano para os envolvidos com a festa.
O secretario de Turismo de Macapá, historiador e ex-coordenador de Cultura do município, Raimundo Sérgio Moreira Lemos, agradeceu a oportunidade de poder construir alternativas e proposta onde a prefeitura de Macapá possa oportunizar de forma sustentável e capaz e, principalmente com responsabilidade viabilizar o carnaval do Estado do Amapá, em especial da cidade de Macapá. O secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, José dos Santos Oliveira. “Queremos contribuir com esse processo de ampliação de discussão, do processo de crescimento e operacionalização do carnaval do Estado. A Prefeitura de Macapá vem se mobilizando com suas diversas instituições e instancias administrativas para que possamos contribuir no debate e na construção de uma proposta de apoio e incentivo a essa manifestação popular cultural do nosso Estado”.
A presidente municipal de cultura, Marcia Pinheiro Correa, agradeceu o convite e informou que no inicio de deste ano a Prefeitura de Macapá disse que por entender que o carnaval precisa ser visto pelo víeis da importância econômica e da importância turística, a prefeitura decidiu transferir a execução do carnaval que cabia a prefeitura para o setor de turismo.
O secretario estadual da Cultura, Luiz Amaral Pingarilho, colocou que este ano o Governo do Estado através da secretaria de Cultura, tem um grande desafio contribuir e garantir um grande carnaval para o próximo ano.
A deputada federal Dalva Figueiredo (PT), parceira na realização do debate, frisou que  carnaval é uma atividade importante culturalmente e como fomentador da economia no Estado. A parlamentar criticou a atitude do Ministério da Cultura (MinC), quanto a politica de liberação de R$ 1.400 mi de emendas parlamentares para a cultura. Ela frisou que por diversas vezes tentou a liberação de verbas mais pararam na burocracia. Dalva Figueiredo disse que será produzido uma cartilha com resultado dos temas que foram discutidos na audiência pública.
O especialista no assunto, assessor da Indústria Cultural da Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro e coordenador geral da pesquisa “A cadeia produtiva do carnaval”, o economista Luiz Carlos Prestes Filho, foi o primeiro a palestrar e falou que deve haver planejamento para usar a festa carnavalesca como fonte de renda. “Não há mais espaço para que uma atividade tão importante para a economia do país seja gerida sem imaginá-la como uma atividade de responsabilidade social e empresarial”, diz Prestes.
O seguindo a palestrar foi o jornalista e publicitário do Rio de Janeiro, que atualmente, desenvolve um importante projeto de resgate da cultura do carnaval carioca, com a gravação em áudio visual de depoimentos de personagens que fizeram e fazem o carnaval da cidade maravilhosa. A audiência teve a participação dos presidentes das Escolas de Samba da capital, da comunidade carnavalesca e público em geral.




  Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Gerson Barbosa

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sandra Ohana é a nova presidente do Partido Progressista

O Diretório da Executiva Nacional do Partido Progressista nomeou no último dia 25, em Brasília, a deputada estadual Sandra Ohana (PP), como a nova Presidente do Diretório Provisório estadual do Amapá. A cerimônia de posse contou com a presença do Senador Federal e Presidente Nacional do Partido Progressista Círio Nogueira, Ricardo Barros- Tesouraria da Nacional, Mário Negromonte- deputado Federal, Leodegart Tiscot- Secretário Nacional Executiva, Aldo Rosa- Secertário Nacional, além da Vereadora do Município de Macapá Telma Nery, Ex-prefeita do Município de Vitória do Jarí Euricélia Cardoso e ex-senador Papaléo Paes.


“Vamos trabalhar para unificar o Partido Progressista e fazer crescer o partido no Estado do Amapá. Hoje o PP conta com a participação de mulheres como a Vereadora Telma Nery e a Ex-prefeita de Laranjal do Jarí Euricélia Cardoso além de ex-senador Papaléo Paes. Agora o trabalho é trazer novos filiados e renovar o PP Amapá, conto com o apoio de todos.”- Sandra Ohana.


Dos 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, o PP é o quinto maior do Brasil. As filiações já começaram. Papaléo Paes é o mais novo integrante do PP, ele é pré candidato ao senado assim como a Ex-prefeita de Laranjal do Jarí que é pré candidata a deputada federal.

 “Assim como na Assembleia Legislativa do Amapá e na Câmara Municipal de Macapá o PP é destaque pelos trabalhos em prol do desenvolvimento do Amapá, agora vamos trabalhar em conjunto, para que o único beneficiado seja o amapaense. Com a unificação do PP vamos trazer novos filiados com novas ideias e garra”, vereadora de Macapá Telma Nery.

Aos interessados em se filiar no Partido Progressista procurar a nova sede. Rua General Rondon 1189 Centro.


Ascom Deputada Estadual Sandra Ohana
Keila Góes- 96 91531319  
Jornalista- Keila Góes

Contatos:  8131 2521 / 9153 1319
Skype: keilagoes1
Twitte: @keilagoes

Deputada solicita ambulancha para o município de Vitória do Jari

A deputada Raimunda Beirão (PSDB), apresentou requerimento ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde (SESA), solicitando a aquisição de uma ambulancha para o município de Vitória do Jari, situado na região sul do Estado e distante cerca de 350 quilômetros da cidade de Macapá, capital do Estado, onde o atendimento médico é mais eficiente.
De acordo com a parlamentar o município apresenta um significativo crescimento, mas ainda enfrentam sérios problemas no que se refere à saúde. Em especial, o que aflige a população é a carência de ambulancha e ambulância para os casos de urgência e emergência, pois existem muitas comunidades ribeirinhas necessitando de atendimento médico.

Para a deputada, esse requerimento é de extrema importância para o pleno desenvolvimento do estado. "Esse requerimento representa a melhoria na qualidade de vida da população desse município. Quase 13 mil habitantes serão beneficiados com a ambulancha, o que permitirá um melhor procedimento na locomoção de pessoas quando precisam de atendimento médico nos centros urbanos que dispõe de melhores recursos neste aspecto" avalia a deputada. O município é banhado ao norte pelo rio Cajari e afluentes pela margem direita até a altura do rio São Luiz, em Maracá e a leste pelo Rio Amazonas.

Outra preocupação da deputada é quanto a manutenção da rodovia AP-160, que liga os municípios de Vitória e Laranjal do Jari, Sul do Amapá, ambos a 350 quilômetros de Macapá, que apresenta problemas que tornam a trafegabilidade uma aventura extremamente perigosa, principalmente no período de inverno. A parlamentar encaminhou requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), solicitando da secretaria estadual de Transportes (SETRAP), a realização de obras de conservação da rodovia. “Durante o período invernoso os moradores da cidade de Laranjal e Vitória do Jari, acumulam prejuízos e gerando aumento no valor de alimentos, combustíveis e demais bens de consumo”, justifica a deputada, já que nesse período as cidades ficam isoladas devido o exaurimento da via causado buracos e prejudicando o trafego. “Por outro lado, as péssimas condições da estrada põe em risco a saúde daqueles cidadãos, já que em caso de deslocamento rápido por motivo de doença ou acidente, pode levar até seis horas de viagem, expondo a vida dessas pessoas em função do lento trajeto que se impõem pelas condições daquela via”, frisa a deputada.








Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Venda da Anglo para a Zamin suscita debates na Assembleia Legislativa

Deputados estão preocupados com a capacidade do grupo indiano manter todas as obrigações e contrapartidas

A notícia da venda da Anglo Ferrous Brazil – Sistema Amapá, para a empresa Zamin Mineração, da Índia, ganhou muita repercussão na Assembleia Legislativa, na sessão deliberativa desta quarta-feira (25). Vários parlamentares debateram o assunto e até um requerimento pedindo a convocação do diretor regional da Anglo American foi anunciado, para que dê explicações a respeito do negócio e também para subsidiar a ação parlamentar em defesa de uma concessão pública em jogo, a Estrada de Ferro do Amapá (EFA).
O assunto foi puxado pelo deputado Charles Marques (PSDC), que preside a Comissão Especial designada para apurar as causas do acidente do dia 28 de março deste ano, no porto de embarque de minérios da Anglo em Santana. Para o parlamentar, a preocupação é com os mais de 2 mil empregos diretos gerados pela mineradora em vários municípios do Amapá, pois é preciso saber o quão comprometida com as contrapartidas que atualmente são feitas pela Anglo a nova controladora será.
O deputado disse também que o Amapá já viu outras histórias com desfecho ruim para o Estado com a mudança do controle de mineradoras tradicionais, para outras pouco conhecidas. “Foi assim, por exemplo, com a Icomi, que foi vendida para a Alto Tocantins que não cumpriu nenhuma das contrapartidas que deveria, tendo comprado um verdadeiro patrimônio do povo amapaense por irrisório R$ 1 real”, disse o parlamentar.
Vários deputados se pronunciaram e declararam apoio a sustentação de Charles Marques, como Roseli Matos (DEM), Manoel Brasil (PMN) e Jorge Salomão (DEM), que inclusive anunciou que irá protocolar requerimento para a convocação do engenheiro José Luiz Martins, da Anglo, para prestar informações ao Parlamento Estadual.
O presidente da ALAP, deputado Júnior Favacho (PMDB) também se manifestou na sessão. Ele disse que além do caso da Icomi, outras saídas de grandes mineradoras do Amapá resultaram em prejuízos econômicos, sociais e ambientais, como a Novo Astro e a Sólida Siderúrgia. “Mesmo tendo saído a Icomi deixou 4 milhões de toneladas de minérios em estoque e a Alto Tocantins não teve capacidade de garantir a venda e assim gerar empregos para Serra do Navio, que ainda hoje padece dessa grande perda”, disse Favacho.
Charles Marques lembrou que uma lei aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa assegura que as transações empresariais que resultem na mudança de controle acionário de empresas detentoras de concessões públicas devam obrigatoriamente ter a autorização do Poder Legislativo. “É pelo zelo e pelo cuidado que devemos ter com o patrimônio do povo amapaense que todos nós devemos estar empenhados nessa luta”, concluiu Marques.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Foto: Jaciguara Cruz/Decom/ALAP

Deputado Keka Cantuária pede limpeza em margens da rodovia AP-70

O serviço de limpeza na margem da rodovia AP-70 Alceu Paulo Ramos, principal via de acesso às comunidades do Curiaú, Abacate da Pedreira e adjacências, vai dar maior visibilidade aos condutores de veículos, reduzindo assim os riscos de acidentes. A solicitação da limpeza das margens da rodovia foi feita nessa quarta-feira (25) pelo deputado Keka Cantuária (PDT), em requerimento dirigido à Secretaria Estadual dos Transportes (SETRAP).
Segundo o deputado, a conservação da rodovia inclui tanto a malha asfáltica quanto suas margens. Ele justifica que na extensão do Curiaú até as mediações do Abacate da Pedreira, o mato e o entulho existente vem colocando em risco os pedestres, inclusive nos trechos onde existem curvas. “O serviço de limpeza e conservação certamente irá melhorar o acesso e o trafego e dará mais visibilidade e segurança aos usuários”, observa o deputado, informando que o matagal que se avoluma de forma desordenada põe em risco a segurança de quem passa por ali, principalmente os motoristas que não conhecem a região.

O parlamentar também solicita da SETRAP que seja feita a revitalização e podagem das árvores da ponte da Lagoa dos Índios na rodovia Duca Serra. “A rodovia é uma importante via de acesso da capital (Macapá) ao município de Santana e encontra-se com seu trafego prejudicado devido ao crescimento das arvores existente nas laterais, podendo causar graves acidentes aos motoristas e ciclistas que diariamente trafegam por ali. O serviço de podagem e limpeza no seu entorno, certamente irá melhorar o trânsito tendo em vista que a ponte é uma via de mão dupla”, frisa Keka Cantuária.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Textos: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Desenvolvimento das atividades portuárias das Docas de Santana será discutido em audiência publica na Assembleia Legislativa

As atividades no Porto das Docas de Santana será tema de discussão na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), através de audiência publica proposta pelo deputado Manoel Brasil (PEN). O requerimento solicitando a audiência a ser realizada em data ainda a ser definida, foi protocolado e deverá estar em pauta nas próximas sessões.

De acordo com o parlamentar a meta é envolver na discussão representante das organizações da sociedade civil ligados ao comércio e às atividades de importação e exportação no Estado, bem, como os representantes das instituições públicas que atuam em atividades relativas ao desenvolvimento econômico do Amapá.

Segundo Manoel Brasil, na audiência publica será buscadas alternativas para questões que possam ampliar e desenvolver as atividades portuárias no Porto das Docas de Santana. O tema tem levado a administração da Companhia Docas de Santana (CDS) a buscar soluções para a viabilização da estrutura portuária de Santana.

 De acordo com informações da CDS, a demanda já existe e o complexo tem pressa em ser ampliado. Atualmente, Santana opera 450 mil toneladas de combustível, 900 mil toneladas de cavaco de madeira e biomassa, e 700 contêineres por ano. O complexo também movimenta 45 mil toneladas de minério de ferro por mês.

Esta prevista a realização de obras de ampliação construção de um terminal de passageiros – para atender a navegação de interior e de transatlânticos –, da ampliação dos dois cais já existentes, da construção de um terminal específico para minério de ferro, além da dragagem de aprofundamento. Serão investidos mais de R$ 180 milhões, por meio do PPA (Plano Plurianual) e emendas parlamentares que já foram apresentadas. 

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Textos: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz/Decom/ALAP


Deputado Zé Luiz trabalha pela implantação de centros de diagnóstico de Câncer de Mama

O deputado Zé Luiz, líder do PT na Assembleia Legislativa (ALAP), protocolou requerimento em regimento de urgência, solicitando do governador do Estado, Camilo Capiberibe, a implantação de dois centros de mamografia nos municípios de Macapá e Santana. “O que solicito ao governo do Estado é que viabilize de forma imediata as instalações destes centros especializados para as mulheres de Macapá e Santana que há muito tempo esperam por estas unidades, já que os municípios denotam de forma clara a carência para a efetividade destes exames”, justifica o parlamentar.

A mamografia é um procedimento de grande importância nos métodos de prevenção ao câncer de mamas, através dela, homens e mulheres podem identificar a presença de nódulos e microcalcificações, em tempo hábil para tratamento. Para realizar este exame, a mama é comprimida rapidamente no equipamento chamado mamógrafo, capturando a imagem por meio de baixas doses de radiação, que tem por finalidade o estudo do tecido mamário.

O deputado Zé Luiz, indicou duas áreas livres que poderão receber as instalações do centro no município de Santana, uma no Hospital Estadual e no Centro de Diagnóstico da Mulher.

De acordo com o parlamentar, o Centro deverá dispor de profissionais capacitados, médicos e técnicos, além de equipamentos de alta definição para diagnosticar exames provenientes do município. “O Centro irá agilizar o processo de transmissão dos diagnósticos mais precisos, facilitando o encaminhamento para tratamento adequado e rápido, antes que o câncer se instale no organismo da paciente. É um avanço no que se refere à modernidade e tecnologia na prática do tratamento do câncer de mama”, explicou.

O vice-presidente da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Brasil (PRB), ressaltou a importância do tratamento da mulher após os 40 anos de idade. “Como cardiologista nos defrontamos com mulheres que entram no eixo do climatério, quando existe o déficit de estrogênio e a mulher atinge a ultima menstruação, a menopausa. Ela passa a ter diversas dificuldades. Precisamos ter instrumentos pra deixar essas mulheres mais alegres, esse projeto é um desses instrumentos”, comentou.

O presidente da CAS, deputado Jaci Amanajás, também parabenizou a preocupação do deputado Zé Luiz e citou como exemplo a medicina executada em Cuba, que trabalha com a prevenção e tem aumento a longevidade do povo que alcança quase 78 anos de vida.

Ao usar da palavra o deputado Antônio Furlan, que também exerce a medicina, destacou que o assunto saúde tem sido um dos temas mais discutidos nas sessões da Assembleia Legislativa.

Representando o município de Santana no parlamento amapaense, a deputada Mira Rocha (PTB), disse que o centro vem para beneficiar as mulheres que não dispõe de recurso financeiro para realizar o exame em clínica particular. “Quanto antes uma mulher descobrir se existe algum problema no seio, facilita a cura. Sabemos que hoje o nosso estado não dispõe desse serviço e as mulheres quando descobrem que estão com algum tipo de anomalia no seio, é tarde demais”, destacou a parlamentar parabenizando a iniciativa do deputado.

Para Mira Rocha, o centro não vai atender apenas as mulheres de Macapá e Santana, e, sim de todo o Estado, devido à carência do atendimento nas comunidades ribeirinhas e até mesmo de ilhas do Estado do Pará.



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa

Na próxima sexta-feira (27) o plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) será palco de um grande debate sobre um dos víeis que poderá contribuir com a economia amapaense. A audiência pública proposta pelo deputado Zé Luiz (PT) em parceria com a deputada federal Dalva Figueiredo, também do PT, vai abordar o tema “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval”.

De acordo com a justificativa apresentada pelos parlamentares, o marco da identidade nacional, o Carnaval envolve uma elaborada logística organizacional, que tem início meses antes do evento. A realização da festa impulsiona a economia brasileira, com o trânsito de milhões de turistas pelo país, além da geração de empregos temporários.

Segundo dados do Ministério do Turismo, referente ao ano vigente, nos quatro dias de festejos carnavalescos de 2013, 6,2 milhões de turistas deslocaram-se pelo País, proporcionando a geração de receita de R$ 5,7 bilhões. O estudo identifica uma cadeia econômica prodigiosa, que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 2,9 milhões de empregos diretos. Já estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e Trabalhos Temporário (Assenttem), divulgada nos dias que antecederam o carnaval 2013, projetava a geração de 250 mil empregos temporários em todo o País durante o evento. A cadeia econômica carnavalesca gera uma série de empregos e renda, impactando em distintos setores, como o mercado fonográfico, a indústria têxtil, o setor de bebidas e alimentos, turismo, hotelaria, transporte, segurança, lazer e entretenimento. “O carnaval vai além dos quatro dias de festa, a comunidade local participa dos preparativos no período que antecede a festa, é preciso ter uma avaliação de toda essa dinâmica”, defende o deputado Zé Luiz. De acordo com ele, é necessário entender como transformar o potencial turístico em riquezas para o Estado.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Textos: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz/Decom/ALAP


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hospital Metropolitano poderá receber equipamentos de trauma ortopedia, diz Furlan

O Ministério da Saúde informou que pelo programa de Suporte a Ortopedia Brasileira (SOB), o Hospital Metropolitano poderá ter acesso a equipamentos para montar o setor de trauma ortopedia. A notícia foi dada ao deputado estadual Dr. Furlan (PTB), durante encontro com representantes do MS, em Brasília, na sexta-feira (20).

 A reunião com os representantes do Ministério da Saúde aconteceu 24 horas depois da audiência pública – realizada em Macapá, na Assembleia Legislativa – que determinou a forma de funcionamento do Hospital Metropolitano. “Demos início ao segundo passo, que é buscar as alternativas para conseguirmos recursos ou mesmo os equipamentos”, explicou Furlan.

 O encontro com os agentes do MS foi agilizado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Em conversa com Fulan, José Sarney mostrou interesse em buscar as alternativas para que todos os entraves sejam resolvidos e a obra retomada.

 “O presidente José Sarney se mostrou bastante otimista e interessado na conclusão do Hospital Metropolitano e está a disposição para ajudar no que for necessário”, informou o deputado.

 O SOB é um programa do Instituto Nacional de Trauma Ortopedia (INTO), vinculado ao Ministério da Saúde. Para que o município tenha acesso, o deputado Antônio Furlan já reuniu com a equipe de ortopedistas e juntos fizeram uma análise sobre os possíveis investimentos a serem feitos no setor.

 O próximo passo será encaminhar o estudo ao presidente do Senado. “Diante dos dados e do que será preciso, o presidente José Sarney poderá solicitar junto ao Ministério da Saúde que o Hospital Metropolitano seja contemplado com os equipamentos necessários para que o setor de trauma ortopedia seja montado”, destacou Furlan.



TEXTO: ASCOM DR. FURLAN
FOTO: JACIGUARA

Deputado Furlan toma posse na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Dr. Furlan (PTB) tomou posse nesta terça-feira, 24, na Comissão de Saúde e Assistência Social CAS- da Assembleia Legislativa do Amapá, na vaga da deputada Marília Góes (PDT).
O mais novo membro da Comissão presidida pelo deputado Jaci Amanajás (PPS) disse está motivado com o novo desafio.
“É uma honra fazer parte da Comissão de Saúde desta casa. É uma responsabilidade muito grande, diante dos sérios problemas de saúde pública que o estado enfrenta, mas vamos trabalhar muito para que as ações da Comissão avancem”, declarou.
O parlamentar disse ainda que a saúde pública deve ser discutida de forma mais ampla e destacou o empenho da Assembleia que, sempre manteve em pauta, os problemas que atingem a população.
“Fico feliz em ver a Assembleia sempre trazendo para este plenário todos os tipos de problemas que atingem os usuários da saúde pública. Precisamos de solução para os pacientes que estão sofrendo e precisam ser tratados”, destacou.
O presidente da CAS deu as boas vindas à Furlan, e falou da importância do médico na Comissão.
“Será um reforço muito grande termos o Dr. Furlan na Comissão de Saúde. É uma satisfação tê-lo conosco lutando por melhorias no sistema público de saúde”, disse Jaci.
No início do mês de outubro a Comissão cumprirá agenda no Estado do Acre para verificar a possibilidade de tratamento à pacientes do Amapá com câncer e ter acesso ao funcionamento do sistema público de saúde, reconhecido como referência em atendimento. 

Texto: Ascom Dep Dr. Furlan

Deputada Marília consegue apoio do Legislativo a professora e estudantes de Laranjal do Jari

Apoio da Assembleia vai garantir participação de amapaenses na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologias
Por iniciativa da deputada estadual Marilia Góes (PDT), a professora Elizabeth Rodrigues, que leciona Física na Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, vai receber apoio da Assembleia Legislativa para participar com alunos da sua escola, da IX FENECIT – Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, que ocorrerá no período de 1 a 5 de outubro, em Recife (PE). As passagens e hospedagem da professora e dos estudantes serão custeadas pela ALAP.

Marilia usou o grande expediente na sessão de terça-feira, 24, para pedir ajuda à professora, que foi destaque no programa Fantástico, da TV Globo, em 2012, quando participou com dois alunos da maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Intel International Science and Engineering Fair (ISEF), nos EUA. Na ocasião, o grupo amapaense apresentou o projeto de um biodigestor, planejado para diminuir as consequências da constantes enchentes e incêndios que ocorrem em Laranjal do Jari.

Apesar de terem representado o Amapá brilhantemente naquele evento, a professora e os alunos não receberam nenhuma ajuda do Governo do Estado. As passagens para os EUA foram doadas por uma empresa privada. Para cobrir os custos com vistos, hospedagem e alimentação a professora vendeu bolo nas ruas do Jari. Além de não receber apoio oficial, ela ainda teve seu ponto cortado, por ter se ausentado das aulas enquanto participava da feira.

Em visita ao Vale do Jari no último final de semana, Marilia Góes conheceu a história da educadora, que buscava apoio, junto com a professora Francy Pereira, para participar com seus alunos da IX FENECIT. As duas educadoras responsáveis pelos projetos científicos finalistas no evento, já haviam custeado, com recursos próprios, suas passagens e as dos alunos pesquisadores. Porém ainda precisavam R$ 2.700,00 para hospedagem e alimentação durante a feira.

Marilia comprometeu-se com o projeto. Para evitar que o problema de 2012 se repetisse, a deputada apresentou requerimento à Secretaria de Estado da Educação, para que as professoras tenham autorização para viajar, sem sofrer descontos em seus vencimentos.

“Gostaria de pedir apoio a esta mulher, que apesar das dificuldades venceu na vida e hoje faz a diferença nas vidas de muitas pessoas”, disse a deputada, durante a sessão de ontem. “Mais uma vez a professora e alunos da Escola foram classificados para representar o Amapá em uma Feira de muita relevância, com projetos científicos que se forem executados podem mudar, na prática, a vida de milhares de pessoas em Laranjal do Jari”, acrescentou Marilia.

O pedido da deputada foi atendido. Após a sessão, a Mesa Diretora da ALAP informou que vai bancar os custos com a hospedagem e alimentação dos representantes do Amapá.

“Gostaria de parabenizar a deputada Marilia pela iniciativa. A história da professora Elizabeth nos trouxe um momento de reflexão e não tenho dúvidas de que é nosso papel garantir apoio e incentivar projetos deste tipo, que venham beneficiar a população”, afirmou o presidente Júnior Favacho.



 
Ariele Martins


Jornalista


Contatos: (96) 8111-5260/ 9155-7974

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Município de Amapá recebe atenção da Assembleia Legislativa

Vários requerimentos de autoria do deputado Kaká Barbosa (PTdoB), foram aprovados na sessão desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa (ALAP) do Amapá, beneficiando o município de Amapá, nas áreas de saneamento básico e infraestrutura. O parlamentar solicita do governador Camilo Capiberibe (PSB), através da Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que seja implantado com urgência sistemas de abastecimento de água no bairro Bom Sucesso e Assentamento do Piquiá. “No assentamento a população não dispõem de um sistema de água potável, usando assim água do rio para suas necessidades diárias. No bairro Bom Sucesso a população usa água de poços amazonas que muitas vezes são impróprias para o consumo humano”, justifica o parlamentar.
O município que tem o nome do estado, distante 302 quilômetros da capital, Macapá, oferece todas as condições de franco desenvolvimento em todos os setores da economia sendo favorável à agropecuária, com expressiva produção de rebanhos de bovinos, bubalinos, suínos e eqüinos, em relação aos demais municípios é o maior produtor de leite do estado. O Amapá tem ainda forte tendência para o setor turístico, mas segundo o deputado Kaká Barbosa, ainda sofre com as dificuldades apresentadas pela falta de iluminação nas ruas de alguns bairros como o Bom Sucesso, que se encontra quase que em total escuridão, dificultando assim a locomoção dos moradores no horário da noite, e facilitando a ação de marginais que se aproveitam da falta de iluminação para agirem. O parlamentar encaminhou a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), documentos solicitando com urgência o serviço de iluminação no local. Com uma população acima de oito mil moradores, sendo 47,71% mulheres, ou seja, 3.819 moradoras, o deputado notou a necessidade das mães de trabalhar durante o dia e não dispor de um local para deixar as crianças, Kaká Barbosa, entender ser imprescindível a construção de uma creche que venha atender principalmente a população do bairro Bom Sucesso. “Sem um local para deixar as crianças, muitas mães deixam de trabalhar para poderem cuidar dos mesmos, e com isso acabam passando necessidades com sua família”, defende o deputado, que encaminhou a Assembleia Legislativa, requerimento solicitando do Governo do Estado, através da secretaria estadual de Infraestrutura (SEINF), a construção de uma creche. O parlamentar também solicita que a SEINF, realize serviço de reforma do muro de arrimo localizado na frente da cidade. “A falta de manutenção no muro de arrimo tem deixado a população preocupada, já que o mesmo não consegue mais impedir o avanço das águas do Rio Araguari principalmente em dias das marés altas, o que vem ocasionando transtorno para os moradores”, observa o parlamentar.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz e Gerson Barbosa
www.casadeleis.blogspot.com.br

Lei cria o dia estadual de combate ao caramujo africano gigante no Amapá

A Assembleia Legislativa (ALAP) do Amapá aprovou na sessão desta segunda-feira (23), projeto de lei de autoria do deputado Keka Cantuária (PDT), instituindo o Dia Estadual de Combate ao Caramujo Gigante Africano, a ser realizado, anualmente, no dia 03 de abril, com ações e atividades educativas de coleta e combate ao caramujo africano, através das secretarias estaduais de Educação, Saúde, Vigilância sanitária e Ambiental. “A data proposta surgiu em decorrência das informações e esclarecimentos obtidos na audiência pública realizada no dia 21 de março deste ano”, justifica o autor do projeto e proponente da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que buscou alternativas para orientar primeiramente a sociedade e a Poder Público na busca de solução para um novo problema que começa a incomodar os moradores na questão da vigilância sanitária.
De acordo com o deputado o caramujo (Achatina fulica) espécie nativa do leste e nordeste africano foi introduzido no Brasil por volta de 1990 como alternativa econômica, podendo atingir 15 centímetros de comprimento de concha e pesar ate 500 gramas. A ideia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot, um molusco apreciado na França como uma iguaria gastronômica. Importado ilegalmente o caramujo africano foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras. Desde então, passou a ser chamado também de "falso-escargot". A espécie pode ser encontrada hoje em 17 estados brasileiros. No Brasil, o molusco se reproduz quatro vezes no ano e vive em torno de cinco meses.
No Amapá esta praga tem infestado quintais, residências e lavouras. Nos plantios de alface, coentro, cebolinha e couve, o caramujo gigante africano destrói a plantação, causando um grande prejuízo econômico para a região, podendo também transmitir doenças em contato com o ser humano, como a meningite e alguns problemas digestivos. Muito embora não haja registros da doença no país, as chances de este tipo de meningite ocorrer é muito grande. “Uma das estratégias para reverter o quadro é conscientizar a população sobre os problemas econômicos e sanitários que o caramujo gigante africano pode causar”, frisou o deputado na justificativa do projeto.
A exterminação dos caramujos no Brasil tem respaldo na Lei da Fauna (5.197 de 03 de janeiro de 1967), na Lei dos crimes Ambientais (9.605 de 12 de fevereiro de 1998), no decreto 4.333 de 22 de agosto de 2002 e, especificamente no Estado de São Paulo, conta também com o respaldo da Lei Estadual nº 11.756 de 1º de julho de 2004, que proíbe a criação  e comercialização do caramujo africano.
Curiosidade: Este caramujo é um animal hermafrodita, ou seja, possui no mesmo corpo órgãos sexuais masculinos e femininos, e pesa em média 200 gramas, medindo em média 15 cm de comprimento. Sua concha é alongada e rajada, com cores bege e marrom. Na fase adulta, atingida após um ano de vida, o Achatina pode colocar até 400 ovos a cada ano e o período de incubação leva de 1 a 15 dias. Desenvolve-se muito bem em regiões de clima quente, como nas matas, em regiões sombrias e bastante úmidas como nas proximidades de córregos, rios, lagos e alargados.
Quanto ao combate primeiro é preciso identificar corretamente o caramujo africano para não haver qualquer confusão com as espécies nativas, posteriormente pegamos o exemplar com luva ou saco de plástico para evitarmos o contato direto com ele, e colocar sal ou cloro sobre o mesmo. Quando chove muito numa região infestada, é comum observarmos os caramujos subindo as paredes, sendo, então, uma boa oportunidade para destruí-los. É preciso observar o local que foi infestado por eles por pelo menos três meses para verificação das reinfestações. O combate químico com o uso de pesticidas não é indicado, pois o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo, assim, levar a intoxicação dos animais e do ser humano – além disso, o mais grave é que o tal molusco pode ser resistente a vários pesticidas, segundo nos alerta o biólogo Paulo Aníbal G. Mesquita, que possui trabalhos publicados relacionado com o A. Fulica no Brasil.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz e Gerson Barbosa

Deputada intercede por semi-intensiva, destinada à Vitória do Jari

Considerando gravíssima a falta de uma unidade para atender aos pacientes de Vitória do Jari, a deputada estadual Mira Rocha reivindicou através de requerimento, a aquisição e destinação de uma ambulância tipo Semi UTI, para suprir às necessidades do município. 

Para Mira Rocha é sabido que com a falta de uma Semi UTI, o atendimento prestado à saúde pode ser comprometido e colocar em risco a vida de muitos pacientes. “Na cidade, nos casos emergenciais que requerem cuidados maiores e aparato adequado, a prestação do socorro médico pode ficar prejudicada pela falta desta ambulância equipada”, destacou a parlamentar.

A deputada afirma que a destinação da ambulância certamente propiciará maior agilidade, conforto e qualidade do atendimento no setor da saúde pública do município.

A parlamentar  aguarda a votação em plenário do seu requerimento.


Andrea Freitas
Ascom

Sandra Ohana preocupada com falta de energia no município de Laranjal do Jarí

Durante está semana a deputada estadual Sandra Ohana (PP), recebeu inúmeras denúncias de moradores do município de Laranjal do Jarí, distante a 370 quilômetros de Macapá, onde relatam a falta de energia elétrica do local.
“Tenho recebido inúmeras ligações de pessoas e principalmente de comerciantes, reclamando da falta de energia elétrica na cidade. Quando ela não falta, são as quedas constantes de energia que irritam a população. Segundo empresários locais, os prejuízos causados no comércio são incalculáveis”, destaca Sandra Ohana.
Já nas residências, famílias inteiras já não aguentam mais perder seus alimentos, que apodrecem nas geladeiras por falta de refrigeração. Sem falar da queimas de aparelhos e eletrodomésticos. Como relata dona Francisca Soares de 57 anos. “Estamos vivendo diariamente este constrangimento. Além da falta de asfaltos nas estradas agora também estamos vivendo esse tormento. Muitas vezes vamos dormir tarde da noite por que falta energia e o calor é insuportável’, ressalta dona Francisca.
Mas a falta de energia não afeta somente os domicílios, como também os serviços públicos. Os moradores destacam que o atendimento na rede pública de saúde já é precário na cidade, e com a falta de energia a situação só piora, colocando em risco a vida de centenas de enfermos que ocupam os poucos leitos existentes no único hospital da cidade.
No mês passado o município teve mais um apagão e ficou sem energia durante muito tempo.  Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) a interrupção no fornecimento de energia elétrica no município foi causada por problemas técnicos nas máquinas geradoras do sistema isolado de energia, ocorrido no dia 09/08.
Para tentar solucionar o problema a deputada estadual Sandra Ohana encaminhará a CEA documentos legislativos pedindo a solução para o problema.
ASCOM DEPUTADA SANDRA OHANA
KEILA GÓES- 96 91531319
FOTO- ASCOM AL

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Deputado Furlan visita a obra do Hospital Metropolitano

Na tarde dessa quarta-feira, 18, o deputado estadual Dr. Furlan (PTB), o Secretário de Obras de Macapá, Elder Fábio e técnicos da prefeitura visitaram a obra do Hospital Matropolitano, localizado na zona norte da cidade.

A finalidade da visita foi analisar a estrutura do prédio, para posteriormente elaborar uma parecer técnico que possibilite a retomada da obra.

“É uma obra viável que já apresenta cerca de 70% da estrutura física pronta. Vamos trabalhar para que esse hospital funcione. Eu acredito que vários pacientes de diferentes especialidades podem ser tratados no Metropolitano. Há estrutura pra isso”, disse Dr. Furlan.

Segundo Elder Fábio, a prefeitura já iniciou o processo para a retomada das obras. Ainda este mês será feito o destrato com a empresa, uma vez que vários serviços não foram contemplados dentro do contrato firmado.

“Já providenciamos a rescisão do contrato com a empresa responsável pela obra, em seguida vamos fazer um novo levantamento para chegar ao orçamento da conclusão do prédio e contratar uma empresa para fazer a readequação desse projeto para depois licitar”, declarou Elder Fábio.

A estrutura foi construída para suportar 83 leitos, 3 centros cirúrgicos, 2 UTI’s, 1 área para pronto atendimento, laboratório, salas para Raio X e tomografia computadorizada.

Para o deputado Furlan a sociedade precisa urgentemente que o Hospital Metropolitano funcione independente da sua vocação, mas defende que a estrutura do prédio suporta um Hospital do Trauma e um Pronto Socorro.

“É uma obrigação dos gestores e parlamentares colocarem esse hospital pra funcionar. Se o objeto é para hospital que assim seja, mas como médico tenho o entendimento que deva ser o trauma a sua vocação”, enfatizou.

O parlamentar destacou ainda que “sabemos que os traumas são a maior causa de internações procedentes de acidentes de trânsito. E quanto mais tempo demora para operar, maior as chances de sequelas e resultado alterado”.

Durante a visita na obra do hospital o deputado Furlan conversou com a vigilante que informou a situação de insegurança pela qual passa no prédio.

“Essa obra serve para os marginais fumarem drogas e realizarem orgias na madrugada. Quando isso acontece eu me tranco na guarita e peço proteção a Deus”, desabafou a vigilante.

A obra do Hospital Metropolitano está paralisada há 13 anos. O prédio começou a ser construído em 2001 para atender pacientes com câncer, mas a obra paralisou em 2004, quando a Polícia Federal estourou a Operação Pororoca, que encontrou indícios de superfaturamento na construção.

Em 2010, o Ministério da Saúde autorizou a mudança de Hospital do Câncer para Hospital Clínico.

Rosiane Almeida
Comunicação ALAP

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...