Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Festival do Abacaxi é incluído no calendário oficial de eventos do Amapá

A partir deste ano, o Festival do Abacaxi, realizado na orla do balneário do município de Porto Grande, distante cerca de 110 quilômetros da capital Macapá, fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá, através do projeto de Lei do deputado Zé Luiz (PT) e sancionado pelo Governo do Estado publicado no Diário Oficial, número 5.538 de 26 de agosto de 2013. Para o parlamentar, a inclusão permitirá maior divulgação do festival, que este ano vai para a 23ª edição e acontecerá no período de 06 a 08 deste mês. .

De acordo com o deputado Zé Luiz o projeto foi baseado na reivindicação dos agricultores do km 117 ao km 138 da Perimetral Norte e comunidades do município. O festival também tem edições em outros estados. No município de Porto Grande, acontece sempre no primeiro final de semana do mês de setembro e atrai cerca de 100 mil visitantes de todo o Estado, que vão prestigiar as apresentações artísticas, atividades culturais e saborear as iguarias feitas da fruta, geleias, doces, sucos, tortas e bolos, mas o sucesso é o licor de abacaxi – bebida chamada pelos agricultores de Aluar, que são comercializadas na feira, além de curtir a atração turística do município que funciona dentro da própria cidade, um belo balneário. Além das iguarias, a feira serve também como vitrine para os artesãos da região. Trabalhos, produzidos com matéria-prima retirada da floresta, se tornam uma grande atração. "Ressalta-se, ainda que o festival tenha alcançado grande êxito, repercutindo em outros estados, tendo sido noticiado por importantes veículos de imprensa", frisou o deputado.

Segundo o deputado sendo um evento que absorve grande percentual da população do Estado, é salutar que este possa ter um apoio a mais para a sua realização. “Este festival tem como peculiaridade o maior espaço de comercialização de abacaxi e derivados no Estado”, destaca o deputado Zé Luiz, informando que os agricultores reclamam que a coincidência quanta a data da realização do festival com a Expo-feira, tem gerado prejuízos por ser uma data da colheita da safra do abacaxi.  “A expo-feira é realizada durante duas semanas, o que é suficiente para prejudicar a safra”, justifica o deputado, informando que já existe uma lei municipal garantindo a realização do festival na primeira quinzena de setembro. O projeto recebeu apoio de vários parlamentares. Para o deputado Manoel Brasil, a inclusão do festival no calendário oficial alavanca o turismo no Estado, já o vice-presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) e presidente da Comissão de Política Agrária (CPA).da Assembleia Legislativa, deputado Eider Pena (PSD), elogiou a iniciativa, que segundo ele, mostra a preocupação com a agricultura do Amapá. Para o deputado Jaci Amanajás é justo a reinvindicação do parlamentar “É uma festa que gera economia para o município, por isso é essencial a inclusão no calendário oficial”, finaliza.





Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz 
Atualização: Rômulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...