Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

É preciso estruturar os municípios para receber médicos, diz Michel JK

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=ef0d23dc70&view=att&th=140eff55e647099e&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hl8gwewh0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9Ncin2OEfQ1WnHWet2YvQU&sadet=1378428016546&sads=bT-leZDDV_HzMhX2E-6RVCb9RX8&sadssc=1
Durante a sabatina da secretária de saúde do estado, Olinda Consuelo, ocorrida na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Michel JK (PSDB) questionou o Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

O parlamentar declarou que a carência de médicos na rede pública de saúde do Amapá não está relacionada a falta de médicos, mas diretamente ligada a deficiência da estrutura física e distribuição de insumos e correlatos nas unidades de saúde e hospitais.“Apenas Macapá tem condições de receber os profissionais do programa Mais Médicos, e isso nos preocupa, pois não adianta trazer médicos para o Amapá e o estado não oferecer a estrutura necessária para dar condições de trabalho aos profissionais”, declarou.
Usando como exemplo os pacientes em tratamento, o tucano disse ainda que “portadores de câncer e pacientes que fazem hemodiálise nunca reclamaram da falta de médicos para realizarem seus tratamentos, e sim da impossibilidade de cura por falta de medicamentos, seringas e agulhas- e isso é um absurdo. Representa total falta de respeito e descaso com centenas de vidas e famílias”.
Para o parlamentar a Secretaria de Saúde do Estado deve se programar, chamar os municípios para realizar um planejamento levando em consideração as peculiaridades de cada cidade, disponibilizando atenção especial para as localidades que necessitam de urgência nos atendimentos de saúde.
“A atenção básica onde oferece os atendimentos de baixa complexidade deve funcionar em todos os municípios. Temos que assegurar a medicina preventiva. Humanizar e promover a saúde é obrigação do estado”, finalizou.

 
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Rosiane Almeida | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...