Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Deputados fazem a revisão biométrica e incentivam eleitores a não deixar para última hora

Um grupo de deputados estaduais fez na manhã desta quarta-feira (18), em Macapá, a revisão biométrica e sugeriram aos eleitores não deixar para última hora essa obrigação. Os parlamentares foram até o posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá, armada na Escola do Legislativo, no Muca, e ficaram quites com a Justiça Eleitoral. “Estamos atendendo o chamado do TRE e fazendo o recadastramento; acreditamos que é mais um passo importante para o pleno exercício da democracia no país”, disse Joel Banha (PT).

Segundo o presidente do TRE/AP, desembargador Raimundo Vales, pouco mais de 50% do eleitorado fez o recadastramento. Quem deixar de fazer a revisão, ficará impedido de votar, e no caso de políticos, ficam impossibilitados de concorrerem ao pleito eleitoral, pois terão os títulos cancelados.

“O tribunal está buscando uma forma de tornar o voto mais transparente, então precisamos colaborar para que o serviço biométrico seja instalado, mas para isso necessitamos que todos façam o recadastramento, e o próprio TRE está facilitando o serviço e já dispensou a apresentação do comprovante de residência, basta levar a identidade e o título”, disse a deputada Telma Gurgel (PSD).

“É importante os políticos participarem desta campanha junto com o tribunal e incentivar o eleitor a fazer a revisão biométrica, o interesse é de todos; o eleitor quer um processo justo e o mais transparente possível, e nós precisamos que todos estejam quites com as suas obrigações em dia para que possam participar, através do voto, das eleições”, destacou o deputado Valdeco Vieira (PPS).

O recadastramento biométrico é uma determinação da Justiça Eleitoral para garantir maior segurança durante a votação, e precisão na identificação do eleitor. De acordo com o calendário do TRE, o prazo para o recadastramento vai até o dia 29 de novembro de 2013.

Quem deixar de atualizar os dados, terá o título cancelado e ficará impedido de fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do governo federal, além da certidão de quitação eleitoral.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Cleber Barbosa - Diretor do Decom
Emeson Renon - Assessor de Comunicação | Gerson Barbosa - Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...